Sobre o Zakat e seus Benefícios

Sobre o Zakat e seus Benefícios
Compartilhe

Autor: Imam Muhammad bin Salih Al-’Uthaimin

Fonte: Fusool fis-Siyaam wat-Taraaweeh waz-Zakaat [E-Book]

Produzido pela: Al-Ibaanah.com


Lição Seis: Sobre o Zakat e Seus Benefícios

Zakat é uma das obrigações do Islam. É também um de seus (cinco) pilares, e o mais importante dentre eles após os Testemunhos de Fé e a Oração. A prova de sua obrigação pode ser encontrada no Livro de Allah, na Sunnah de Seu Mensageiro e no consenso unânime dos muçulmanos. Assim, quem rejeita a sua obrigação é um descrente que se apostatou do Islam, e ele deve ser levado a arrepender-se, e se não, então ele deve ser morto. E quem é inferior com o que dá ou minimiza qualquer porção que é devido a partir dele, então é dos malfeitores que são merecedores do castigo de Allah.

Allah diz:

“E que os que são avaros com o que Allah lhes concedeu de Seu favor não suponham que isso lhes seja um bem; ao contrário, isso lhes é um mal. No Dia da Ressurreição, estarão cingidos, ao pescoço, por aquilo a que se apegarem com avareza. E de Allah é a herança dos céus e da terra. E Allah, do que fazeis, é Conhecedor.”

[Surah Al-i-‘Imran (3): 180]

E em Sahih Al-Bukhari, Abu Hurairah (radyAllahu ‘anhu) relatou que o Mensageiro de Allah (sallAllaahu’ alayhi wa sallam) disse:

“A quem Allah deu dinheiro e não dá o Zakat por ele, este tomará a forma de uma serpente masculina brilhante com duas manchas pretas sobre os olhos, que o cercará no Dia do Julgamento e mordê-lo-á nas bochechas dizendo: ‘Eu sou o teu dinheiro, eu sou a tua riqueza.’”

Allah diz:

“E aos que entesouram o ouro e a prata e não os despendem no caminho de Allah, alvissara-lhes doloroso castigo. Um dia, quando os incandescerem no fogo da Geena, e, com eles, lhes cauterizar as frontes e os flancos e os dorsos, dir-se-lhes-á: ‘Isto é o que entesourastes, para vós mesmos: então, experimentai o que entesouráveis.’”

[Surah At-Tawbah (9): 34-35]

E no Sahih Muslim, Abu Hurairah (radyAllahu ‘anhu) relatou que o Profeta (sallAllahu’ alayhi wa sallam) disse:

“Não há ninguém que possua ouro e prata e não dê o seu devido (Zakat) sobre ele, exceto que no Dia do Juízo, eles serão feitos em placas de fogo, então mergulhados no Fogo do Inferno e com ele o  seu corpo, testa e costas serão marcados. Cada vez que as placas ficarem frescas, elas serão reaquecidas e marcá-lo-ão novamente. Isto ocorrerá em um dia de cinquenta mil anos, até que Allah julgue Seus servos.”

Zakat tem muitos benefícios religiosos,comportamentais e comunitários de que nós mencionaremos a seguir:

De seus benefícios religiosos estão:

1. É obedecer a um dos pilares do Islam, sobre o qual repousa a prosperidade de um indivíduo nesta vida mundana e na Outra Vida.

2. Traz um servo perto de seu Senhor e aumenta sua fé. Este é o caso com todos os atos de adoração.

3. O que vem como resultado de fazê-lo, como grande recompensa. Allah diz:

“Allah extermina a usura e faz crescer as esmolas.”

[Surah Al-Baqara (2): 276]

E Ele diz:

“E o que concedeis, de usura, para acrescentá-lo com as riquezas dos homens, não se acrescentará, junto de Allah. E o que concedeis, de az-zakah, querendo a face de Allah, ser-vos-á multiplicado.”

[Surah Ar-Rum (30): 39]

O Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) disse:

“Quem dá a caridade o tamanho de uma tâmara, que é ganho legalmente, uma vez que Allah só aceita as boas coisas legítimas, certamente Allah o tomará com Sua Mão direita e o fará crescer para seu dono, assim como um de vocês levanta seu jumentinho, até o ponto em que a caridade se tornará como o tamanho de uma montanha.” [Relatado por Al-Bukhari e Muslim]

4. Allah limpa os pecados (menores) por meio dela, como o Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) disse:

“Fazer caridade limpa os pecados, assim como a água extingue o fogo.”

A palavra caridade (sadaqah) aqui se refere ao Zakat, bem como à forma supererogatória da caridade.

Dos benefícios que tem sobre o caráter de uma pessoa são:

1. Faz com que ela siga o caminho dos generosos indivíduos que possuem bondade e magnanimidade.

2. Dar o Zakat exige que uma pessoa se caracterize com os atributos de misericórdia e simpatia para com seus irmãos destituídos, e Allah mostra misericórdia aos que têm misericórdia dos outros.

3. O que foi testemunhado é que dar apoio financeiro e físico aos muçulmanos faz com que os corações se tornem abertos e a alma fique satisfeita. E faz com que uma pessoa se torne amada e respeitada de acordo com a extensão de apoio que ele dá a seus irmãos.

4. Dar o Zakat limpa o caráter do indivíduo da mesquinhez e avareza, como Allah diz:

 “Toma de suas riquezas uma Sadaqah, com que os purifiques e os dignifiques (…).”

[Surah At-Tawba (9): 103]

De seus benefícios comunais é que:

1. Zakat provê para as necessidades dos pobres que são a maioria das pessoas na maioria dos países.

2. Zakat fortalece os muçulmanos e aumenta seu status. É por isso que uma das áreas em que Zakat pode ser dada é para o Jihad na Causa de Allah, como iremos mencionar mais tarde, pela Vontade de Allah.

3. Ele remove os ressentimentos e os maus sentimentos encontrados nos corações dos pobres e destituídos. Isto é uma vez que quando os pobres vêem o dinheiro que os ricos têm e não os beneficiam com ele, não dando-lhes nem um pouco nem muito, então é provável que eles vão manter o ódio e o rancor para os ricos, uma vez que eles não fizeram valer os seus direitos ou prover as suas necessidades. Mas quando os ricos dão parte do seu dinheiro para eles no início de cada ano (ou seja, depois de manter a riqueza durante um ano) esses sentimentos terminam e vem o amor e a harmonia.

4. Dar o Zakat aumenta a riqueza e aumenta a sua bem-aventurança, como é afirmado no hadith do Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) em que ele disse:

“A caridade não diminui a riqueza.”

Isto significa que, embora a caridade (Zakat) tira de sua riqueza numericamente, ela realmente nunca tira de sua bem-aventurança ou seu aumento no futuro. Pelo contrário, Allah substituirá o que ele deu e abençoará sua riqueza.

5. Zakat é um meio para espalhar e distribuir riqueza (em toda a comunidade). Isso ocorre porque, se alguma riqueza é distribuída, seu alcance é ampliado e muitas pessoas se beneficiam dela, contrário de quando a riqueza é apenas preservada entre os ricos, uma vez que os pobres não ganham qualquer parte dela.

Todos esses benefícios que vêm de dar Zakat mostram claramente que o Zakat é algo necessário e requirido para a rectificação do indivíduo e da sociedade. Quão perfeito é Allah, o Onisciente e Mais Sábio!

Zakat é obrigatório sobre formas específicas de riqueza, que incluem:

1. Ouro e prata, com a condição de que cumpram o nisaab (requisito mínimo). No que diz respeito ao ouro, o nisaab é 11 3/7 libras sauditas, e para a prata é 56 Riyals Saudi valor de prata ou o que quer que seja igual a essa quantidade de outras formas de papel moeda. É obrigatório pagar um quarto de um décimo Zakat sobre o acima (ou seja, 2,5%). Não faz diferença se o ouro e a prata vêm na forma de dinheiro, moedas ou jóias.

Além disso, deve-se pagar Zakat sobre o ouro, prata e jóias de uma mulher se estes atendem o nisaab, independentemente dela usar essa jóia ou emprestá-la. A razão para isso é porque as evidências que mandam que Zakat seja pago sobre o ouro e prata são gerais e não detalhadas. E é também porque existem ahadith específicos que indicam a obrigação de dar Zakat sobre jóias, mesmo que seja usada, como o que foi relatado por ‘Abdullah bin’ Amr bin al-‘Aas (radyAllahu ‘anhu) que:

“Uma mulher veio uma vez ao Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) com sua filha que tinha dois braceletes de ouro na mão. Então o Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) disse:’Você paga Zakat sobre isto? ‘Ela disse:’ Não .’Então ele (sallAllahu’ alayhi wa sallam) disse: ‘Acaso lhe agradaria, se Allah a fizesse usar dois braceletes de fogo em vez disso? ’Então ela os tomou e disse: ‘Eles são para Allah e Seu Mensageiro.’ “

[É declarado em Buloogh-ul-Maraam:” Reportado pelos Três [1] e sua cadeia de narração é forte.”]

Outra razão é porque isto é mais cauteloso e a abordagem mais cautelosa tem precedência.

2. Também a riqueza sobre a qual o indivíduo é obrigado a pagar Zakat  é: mercadoria de negócios, que inclui tudo o que é preparado para fins comerciais, tais como bens imobiliários, automóveis, gado, bens domésticos e outros tipos de riqueza. É obrigatório pagar um quarto de um décimo (ou seja, 2,5%) sobre esses itens.

Depois de segurar o item por um ano, deve-se estimar o quanto vale e pagar 2,5% (Zakat) sobre ele, independentemente de ele agora custar mais, menos ou o mesmo montante que originalmente pagou por ele. Quanto aos itens que ele prepara para seu uso pessoal ou que ele aluga, como bens imobiliários, automóveis, eletrodomésticos e assim por diante, então não há Zakat devido sobre eles com base na declaração do Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa sallam):

“Um muçulmano não é obrigado a pagar Zakat sobre seu escravo ou seu cavalo.”

No entanto, Zakat é devido sobre as coisas que são alugados para fora, quando seu limite de tempo de ano é atingido, bem como em ouro e prata devido ao que foi dito anteriormente.

Nota do Tradutor:

1. Significado Abu Dawood, An-Nassai e At-Tirmizi

2. Quanto ao Zakat referente as jóias, ouro e prata em uso, há divergência quanto à obrigatoriedade. A escola Hanafi é da opinião que é obrigatório pagar Zakat, mas a maioria dos sábios da escola Maaliki, Shaafiai e Hanbali são da opinião que não é obrigatório pagar Zakat sobre ele. [Nota da tradutora Maria Fawaz]

Fonte: Abdurrahman.Org


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *