Az-Zakat: Ibn al Qayim

Az-Zakat: Ibn al Qayim
Compartilhe

Mukhtasar Zaad al Ma’aad de Ibn ul Qayyim. Dos cinco fundamentos do Islam (depois da Shahada), o Zakat ocupa a segunda posição, sendo a primeira a Oração.

  • Esta palavra é derivada do verbo ‘Zaka’, que significa: crescer (a planta)
  • A segunda derivação desta palavra tem o sentido de purificação, por exemplo, ‘Qad man aflaha zakkaha’ (ele é de fato bem-sucedido que se purifica). Gastar a riqueza pela causa de Allah purifica o coração do homem do amor pela riqueza material.

O homem que gasta (sua riqueza pela causa de Allah) oferece isso como um humilde presente diante do Senhor e, assim, afirma a verdade de que nada na vida é mais precioso para ele na que o amor de Allah e que está totalmente preparado para sacrificar tudo por amor a Ele. Não há ônus da obrigação de quem recebe o Zakat, mas um sentimento de gratidão e reconhecimento por parte do doador, uma vez que foi habilitado pelo beneficiário ao cumprimento da sua obrigação que ele tem para com Allah e com a sociedade. O Zakat é pago sobre excesso de riqueza que sobra após a passagem de um ano. É, portanto, um pagamento sobre a riqueza acumulada. A parte os animais e produção agrícola, o Zakat é pago em quase uma taxa uniforme de 2,5%.

O padrão mínimo de riqueza excedente sobre o qual é cobrado o Zakat é conhecido como ‘Nisab’. Difere de outros tipos de propriedade, sendo o mais importante, quase 21 OZ em caso de prata e 3 OZ no caso do ouro. O Nisab de dinheiro é o mesmo que o do ouro e da prata. 20% do tesouro coletado, isto é, a riqueza que não implica no esforço árduo para coletá-lo; no caso das culturas agrícolas, que exigem trabalho para obter, o Zakat seria de 10% e é conhecido como ‘Ushur (décimo). Se a terra é irrigada por métodos artificiais, parte de um vigésimo do rendimento deve ser pago como Zakat. Caso a produção da terra exija o trabalho constante e restauração, então o proprietário é obrigado a pagar um quadragésimo do produto. Não há Zakat sobre menos de cinco camelos, mas se a pessoa pagá-lo por sua própria vontade isto será um ato voluntário de caridade. Acima cinco camelos o Zakat é uma cabra, desde que subsista com pastagem durante todo o ano, porque o Zakat é devido apenas sobre tais camelos que subsistem no pasto e não sobre aqueles que são alimentados na casa com forragem. Uma cabra é devida sobre qualquer número de camelos de cinco a nove, e duas cabras sobre qualquer número entre dez e quatorze. Três, sobre qualquer número entre quatorze e dezenove, e quatro sobre qualquer número entre vinte e vinte e quatro, e sobre qualquer número de camelos entre vinte e cinco e trinta e cinco o Zakat é um ‘Bint-al-Makhaz’, ou seja, um potro de um ano do camelo.

Nenhum Zakat é devido sobre menos de quarenta cabras, e sobre quarenta cabras que se alimentam durante a maior parte do ano em um pasto, é devido, no término do ano, o Zakat de uma cabra. Uma cabra é devida sobre trinta vacas. Quanto aos cavalos, o Zakat não é devido sobre eles segundo a luz da orientação do Santo Profeta.

A caridade é apenas para:

  • os pobres e
  • os necessitados e
  • os encarregados de arrecadá-la e
  • aqueles, cujos corações estão prestes a harmonizar-se com o Islam e
  • os escravos, para se alforriarem, e
  • os endividados e
  • os combatentes pela causa de Allah e
  • o filho do caminho, o viajante em dificuldades: é preceito de Allah. E Allah é Onisciente, Sábio”. [9:60]

Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *