Votar nos Kuffar, o Muçulmano pode?

Votar nos Kuffar, o Muçulmano pode?
Compartilhe

Alguns muçulmanos que vivem em países não islâmicos pergunta-se se não há problema em participar das eleições e votar em grupos ou partidos não muçulmanos.


Este é um assunto sobre quais decisões podem diferir de acordo com diferentes circunstâncias em diferentes tempos e lugares. Não há uma regra absoluta que cubra todas as situações, tanto reais quanto hipotéticas.

Em alguns casos, é errado votar, como quando o assunto não terá efeito sobre os muçulmanos, ou quando os muçulmanos não tiverem efeito sobre o resultado da votação. Neste caso, votar ou não votar é o mesmo. O mesmo se aplica nos casos em que todos os candidatos são igualmente maus ou onde todos têm a mesma atitude em relação aos muçulmanos.

Pode ser que os interesses do Islam exijam que os muçulmanos votem para afastar o mal maior e reduzir os efeitos prejudiciais, como quando dois candidatos não são muçulmanos, mas um deles é menos hostil em relação aos muçulmanos do que o outro e os votos dos muçulmanos terão um impacto sobre o resultado da eleição. Em tais casos, não há nada de errado com os muçulmanos que votam em favor do candidato menos perverso.

Em qualquer caso, essa é uma questão do ijtihaad, baseada no princípio da ponderação dos prós e contras, o que é do interesse do Islam, além do que é prejudicial. Ninguém deve imaginar que qualquer um que diga que está certo votar expressa aprovação ou apoio para ao kufr (incredulidade). Isso é feito com base no interesse dos muçulmanos, não por amor ao kufr e seu povo. Os muçulmanos se regozijaram quando os romanos derrotaram os persas, assim como os muçulmanos da Abissínia (Etiópia) quando Negus (o rei) derrotou aqueles que desafiaram sua autoridade. Isso é bem conhecido na história. Porém quem quiser se abster de votar, pode fazê-lo. Esta resposta aplica-se apenas às eleições para posições influentes.

E Allah sabe melhor.

Esta é uma adaptação de uma fatwa do site islamqa.info, shaikh Munajjid


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *