Zakatul Fitr: Caridade Obrigatória do Final do Ramadan

Zakatul Fitr: Caridade Obrigatória do Final do Ramadan
Compartilhe

O Zakatul Fitr é a caridade dada ao final do Ramadan, antes da oração do Eid al Fitr, seguem alguns ahaadith que falam sobre esta caridade.

Volume 2, Livro 25, Número 579: Ibn ‘Umar relatou:
O Mensageiro de Allah ﷺ ordenou o pagamento de um Saa’ de tâmaras ou de um Saa’ de cevada como Zakat-ul-Fitr, sobre todo muçulmano, escravo ou livre, homem ou mulher, jovem ou idoso, e mandou que fosse pago antes das pessoas saírem para a oração de ‘Eid. (Um Saa’ = 3 kilogramas aproximadamente)

Volume 2, Livro 25, Número 580: Ibn ‘Umar relatou:
O Mensageiro de Allah ﷺ tornou obrigatório sobre todo o muçulmano, escravo ou livre, homem ou mulher, pagar um Saa’ de tâmaras ou cevada como Zakat-ul-Fitr.

Volume 2, Livro 25, Número 581: Abu Said narrou:
Costumávamos dar um Saa’ de cevada (por pessoa) como Sadaqat-ul-Fitr.

Volume 2, Livro 25, Número 582: Abu Said Al-Khudri narrou:
Costumávamos dar [quer fosse] um Saa’ de farinha, um Saa’ de cevada, um Saa’ de tâmaras, um Saa’ de requeijão ou um Saa’ de passas (uvas secas) como Zakat-ul-Fitr.

Volume 2, Livro 25, Número 583: ‘Abdullah bin ‘Umar relatou:
O Profeta ﷺ ordenou (aos muçulmanos) concederem um Saa’ de tâmaras ou um Saa’ de cevada como Zakat-ul-Fitr. As pessoas recompensaram (ao vez, concederam) dois Mudds* de trigo equivalentes a isso.

Volume 2, Livro 25, Número 584: Abu Sa’id Al-Khudri relatou:
No tempo do Profeta ﷺ costumávamos dar um Saa’ de comida, um Saa’ de tâmaras, um Saa’ de cevada ou um Saa’ de passas (uvas secas) como Sadaqat-ul-Fitr. E quando Muawiyah se tornou Califa e o trigo estava (disponível em abundância) ele disse, “eu penso (observo) que um Mudd* (de trigo) equivale a dois Mudds (de qualquer um dos alimentos mencionados acima)”.

Volume 2, Livro 25, Número 585: Ibn ‘Umar narrou:
O Profeta ﷺ ordenou as pessoas pagarem Zakat-ul-Fitr antes de irem para a oração do ‘Eid.

Volume 2, Livro 25, Número 586: Abu Said Al-Khudri narrou:
No tempo do Mensageiro de Allah ﷺ costumávamos dar um Sa’ de alimento (coisas comestíveis) como Sadaqat-ul-Fitr (aos pobres). O nosso alimento costumava tanto ser cevada, passas (uvas secas), requeijão como tâmaras.

Volume 2, Livro 25, Número 587: Nafi’ relatou:
Ibn ‘Umar afirmou, “o Profeta ﷺ tornou obrigatório sobre todo o homem ou mulher, livre ou escravo, o pagamento de um Saa’ de tâmaras ou cevada, como Sadaqat-ul-Fitr (ou disse Sadaqat-Ramadan).” As pessoas depois substituíram metade de um Saa’ de trigo por isso. Ibn ‘Umar costumava conceder tâmaras (como Sadaqat-ul-Fitr). Numa ocasião houve escassez de tâmaras em Medina e Ibn ‘Umar em vez, concedeu cevada. Ademais, Ibn ‘Umar concedia Sadaqat-ul-Fitr para cada jovem e idoso. Ele até mesmo costumava dar em nome dos meus filhos. Ibn ‘Umar dava Sadaqat-ul-Fitr àqueles oficialmente designados para a sua recolha. As pessoas concediam Sadaqat-ul-Fitr (até mesmo) um dia ou dois antes do ‘Eid.

Volume 2, Livro 25, Número 588: Ibn ‘Umar relatou:
O Mensageiro de Allah ﷺ tornou Sadaqat-ul-Fitr obrigatória, (e era) um Saa’ de cevada ou um Saa’ de tâmaras (e o seu pagamento era obrigatório) sobre as pessoas jovens e idosas, sobre os homens livres ou escravos.

Retirado a partir Tradução [Inglesa] de Sahih Bukhari, Livro 25

* Nota: 1 saa’ equivale a 3 litros/quilos e 1 mudd equivale a 750 mililitros.

Leia também: O Povo do Zakah

Fonte: Abdurrahman.Org


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *