Zakatul Fitr: Caridade Obrigatória do Final do Ramadan

Volume 2, Livro 25, Número 579:
Ibn ‘Umar relatou:
O Apóstolo de Allah [sallAllahu ‘alayhi wa salam] ordenou o pagamento de um Sa’ de tâmaras ou de um Sa’ de cevada como Zakat-ul-Fitr, sobre todo muçulmano, escravo ou livre, homem ou mulher, jovem ou idoso, e mandou que fosse pago antes das pessoas saírem para a oração de ‘Eid. (Um Sa’ = 3 kilogramas aproximadamente)
Volume 2, Livro 25, Número 580:
Ibn ‘Umar relatou:
O Apóstolo de Allah tornou obrigatório sobre todo o muçulmano, escravo ou livre, homem ou mulher, pagar um Sa’ de tâmaras ou cevada como Zakat-ul-Fitr.
Volume 2, Livro 25, Número 581:
Abu Said narrou:
Costumávamos dar um Sa’ de cevada (por pessoa) como Sadaqat-ul-Fitr.
Volume 2, Livro 25, Número 582:
Abu Said Al-Khudri narrou:
Costumávamos dar [quer fosse] um Sa’* de farinha, um Sa’ de cevada, um Sa’ de tâmaras, um Sa’ de requeijão ou um Sa’ de passas (uvas secas) como Zakat-ul-Fitr.
Volume 2, Livro 25, Número 583:
‘Abdullah bin ‘Umar relatou:
O Profeta ordenou (aos muçulmanos) concederem um Sa’ de tâmaras ou um Sa’ de cevada como Zakat-ul-Fitr. As pessoas recompensaram (ao vez, concederam) dois Mudds de trigo equivalentes a isso.
Volume 2, Livro 25, Número 584:
Abu Sa’id Al-Khudri relatou:
No tempo do Profeta costumávamos dar um Sa’ de comida, um Sa’ de tâmaras, um Sa’ de cevada ou um Sa’ de passas (uvas secas) como Sadaqat-ul-Fitr. E quando Muawiya se tornou Califa e o trigo estava (disponível em abundância) ele disse, “eu penso (observo) que um Mudd* (de trigo) equivale a dois Mudds (de qualquer um dos alimentos mencionados acima)”.
Volume 2, Livro 25, Número 585:
Ibn ‘Umar narrou:
O Profeta ordenou as pessoas pagarem Zakat-ul-Fitr antes de irem para a oração do ‘Eid.
Volume 2, Livro 25, Número 586:
Abu Said Al-Khudri narrou:
No tempo do Apóstolo de Allah costumávamos dar um Sa’ de alimento (coisas comestíveis) como Sadaqat-ul-Fitr (aos pobres). O nosso alimento costumava tanto ser cevada, passas (uvas secas), requeijão como tâmaras.
Volume 2, Livro 25, Número 587:
Nafi’ relatou:
Ibn ‘Umar afirmou, “o Profeta tornou obrigatório sobre todo o homem ou mulher, livre ou escravo, o pagameno de um Sa’ de tâmaras ou cevada, como Sadaqat-ul-Fitr (ou disse Sadaqat-Ramadan).” As pessoas depois substituíram metade de um Sa’ de trigo por isso. Ibn ‘Umar costumava conceder tâmaras (como Sadaqat-ul-Fitr). Numa ocasião houve escassez de tâmaras em Medina e Ibn ‘Umar em vez, concedeu cevada. Ademais, Ibn ‘Umar concedia Sadaqat-ul-Fitr para cada jovem e idoso. Ele até mesmo costumava dar em nome dos meus filhos. Ibn ‘Umar dava Sadaqat-ul-Fitr àqueles oficialmente designados para a sua recolha. As pessoas concediam Sadaqat-ul-Fitr (até mesmo) um dia ou dois antes do ‘Eid.
Volume 2, Livro 25, Número 588:
Ibn ‘Umar relatou:
O Apóstolo de Allah tornou Sadaqat-ul-Fitr obrigatória, (e era) um Sa’ de cevada ou um Sa’ de tâmaras (e o seu pagamento era obrigatório) sobre as pessoas jovens e idosas, sobre os homens livres ou escravos.
Retirado a partir Tradução [Inglesa] de Sahih Bukhari, Livro 25
* Nota: 1 sa’ equivale a 3 litros/quilos e 1 mudd equivale a 750 mililitros.
Fonte: Abdurrahman.Org [https://abdurrahman.org/2014/09/02/sahih-bukhari-book-025/]