Palavrões e Asneiras no Islam

Palavrões e Asneiras no Islam
Compartilhe

Se ouvíssemos as conversas de alguns muçulmanos a falarem uns com os outros hoje em dia, infelizmente ouviríamos palavrões, maldições, etc. De facto, os palavrões são normalmente ouvidos como parte do seu dia-a-dia na escola, universidade e escritório.


O pior é que eles usam estas palavras sem sequer pensarem, sem remorso e sem sequer terem em mente que estas palavras são obscenas, sujas, repugnantes ou imorais; usando palavras sujas em todas as frases e em todas as conversas.

Usam as palavras “inferno” e chamam-se uns aos outros “cão” e “gay” como se não fosse nada. E estas são apenas algumas das palavras usadas mais ou menos “decentes”. Existem outras palavras muito piores que são usadas e não devem ser mencionadas por um muçulmano que acredita em Allah e no Último Dia.

Estas pessoas, como os seus colegas não-muçulmanos, parecem estar completamente insensíveis ao uso de palavrões e palavras ofensivas, incluindo muitos que fazem outros encolher-se de vergonha e constrangimento.

No entanto, quando alguém os repreende por usarem tal linguagem, o que é que eles dizem? “Isto é como toda a gente fala!”, “Isto é como eu me exprimo” ou “Nós não o dizemos com má intenção, nós estamos só a brincar!”.

SubhanAllah! Chamando-se por maus nomes e usando palavrões! Desde quando é que isso se tornou uma “brincadeira”? E desde quando é que amaldiçoar se tornou parte do vocabulário de um muçulmano?

E, infelizmente, não são só os jovens mas também os adultos culpados de fazer o mesmo. E também há aqueles que falam decentemente em circunstâncias “normais” mas que depois de serem provocados ou entrarem numa luta com alguém, nada sai das suas bocas senão maldições, palavrões e palavras sujas.

Que contraste entre este comportamento e o comportamento do Profeta ?!

O Comportamento do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)

Anas Ibn Malik disse: “O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não era alguém que insultava ou dizia palavras obscenas ou amaldiçoava (outros)…” (Bukhari)

Abdullah Ibn ‘Amr disse: “O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nunca usou linguagem suja, nem era faahish ou mutafaahish. Ele costumava dizer ‘Os melhores entre vós são os que têm as melhores maneiras e carácter’”. (Bukhari)

E ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O crente não é um caluniador, alguém que amaldiçoa muito, alguém que se envolve em obscenidade ou alguém que se envolve em conversas sujas”. (Tirmidhi – classificado como sahih por Al-Albani)

O que Allah diz sobre Amaldiçoar

“Não vos difameis, nem vos insulteis com apelidos mutuamente. Quão vil é insultar o seu irmão, depois de ter recebido a fé! E aqueles que não se arrependerem serão os malfeitores” (49:11)

O Inferno como Final por Amaldiçoar

Usar palavrões e amaldiçoar é sim um pecado e uma característica das pessoas do Inferno.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Os habitantes do Inferno são de cinco tipos…” E entre eles ele mencionou “…o avarento, o mentiroso e aqueles que têm o hábito de insultar pessoas e usar linguagem obscena e suja.” (Muslim)

E ao avisar Mu’adh (radiAllahu ‘anhu), o Profeta ? disse: “Restringe isto” (isto é, a tua língua). Mu’adh disse: “Ó Mensageiro de Allah, prestaremos contas pelo que dissermos?”. Ele disse: “Que a tua mãe seja destituída de ti, Ó Mu’adh! Serão as pessoas atiradas para o Inferno pelos seus rostos ou pelos seus narizes sem ser pela colheita das suas línguas?” (Tirmidhi – classificado como sahih por Al-Albani)

As Piores Pessoas no Dia do Julgamento

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Ó ‘A’isha! Alguma vez me vistes a falar uma linguagem má ou suja? (Lembrai que) as piores pessoas aos Olhos de Allah no Dia da Ressurreição serão aquelas que as pessoas abandonam ou deixam para se salvarem da sua linguagem suja ou da sua transgressão”. (Bukhari)

Amaldiçoar é um Mal

Amaldiçoar e dizer palavrões é tão mau que até os anjos não o toleram.

Ibn ‘Abbas disse: “Dois homens difamaram-se um ao outro no tempo do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Um deles insultou o outro que estava em silêncio. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) continuou sentado. Depois, o outro homem começou a responder e o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) levantou-se. Foi-lhe perguntado ‘Levantaste-te?’. Ele disse ‘Os anjos saíram, então eu saí com eles. Quando este homem estava em silêncio, os anjos estavam a responder àquele que o amaldiçoava. Quando ele começou a responder, os anjos saíram.’” (Adab al-Mufrad)

É um Pecado

Alguém perguntou ao Imam an-Nawawi: “O que é feito a uma pessoa que chama a um muçulmano de cão, porco ou outras palavras ofensivas? É um pecado?”

Ele respondeu: “É um pecado e ele deve ser castigado (ta’zir – castigo a ser especificado pelo qaadi/juiz muçulmano). Ele também tem de se arrepender”. (Fatawa al-Imam an-Nawawi)

SubhanAllah! Ser castigado por chamar o irmão muçulmano de ‘cão’! E, no entanto, nós ouvimos muçulmanos hoje em dia a chamarem-se uns aos outros de ‘cão’ e ‘nigga’ e pior em todas as frases, quando eles pensam que não é nada, absolutamente nada!

O que Fazer?

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem acreditar em Allah e no Último Dia deve falar o bem ou permanecer calado”. (Bukhari)

Como agir:

  • Lembrar destas palavras do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) – falar o bem ou permanecer calado;
  • Ficar longe de linguagem obscena, suja e má, porque um muçulmano não deve dizer palavras destas, nem amaldiçoar ninguém.
  • Igualmente importante é ficar longe de pessoas que usam estas palavras. Porque quanto mais as ouvimos, mais insensíveis nos tornamos ao seu mal, até que o momento chega no qual não sentimos que é algo mau.

Palavras destas mostram desrespeito àqueles com os quais se fala e mostram também pouco auto-respeito. Aquele que fica longe de linguagem suja não está a ser antiquado ou a fazer-se de puritano, mas está a seguir aquele com as melhores maneiras – o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). O uso de tais palavras não deve ser tolerado e não é aceitável no Islam.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Por certo, um homem diz palavras às quais não dá importância, e com elas ele entra no Fogo do Inferno, e, por certo, um homem diz palavras às quais não dá importância, e por elas Allah o eleva até ao Jardim (Paraíso)”. (Bukhari)

E Allah avisa-nos:

“O Homem não diz nenhuma palavra sem que com ele esteja um observador preparado [para a anotar]”. (50:18)

Baseado num artigo do website http://islamgreatreligion.wordpress.com/


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *