Não é Fraqueza Permanecer em Silêncio

Não é Fraqueza Permanecer em Silêncio
Compartilhe

Por Shaikh Salman al-Oadah

Um homem insultou Abu Bakr na presença do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). O Profeta permaneceu sentado. Ele parecia satisfeito e sorria. Ele insultou Abu Bakr duas vezes, mas Abu Bakr se controlou e permaneceu em silêncio. Ele o insultou pela terceira vez, e Abu Bakr então soltou sua língua e respondeu. Com isso, o Mensageiro de Allah se levantou e saiu.

Abu Bakr seguiu o Profeta e disse: “Ó Mensageiro de Allah! Ele me insultou e tu apenas ficaste lá sentado. Então, quando respondi a algumas das coisas que ele disse, tu ficaste com raiva e te levantastes.” O Profeta disse:

“Havia um anjo contigo que estava respondendo aos insultos em teu nome.” E prosseguiu: “Abu Bakr, (tenha em mente) três coisas que são sempre verdadeiras, uma das quais é que sempre que uma pessoa é submetida a uma injustiça, mas deixa o assunto para Allah, então Allah virá em seu auxílio. ” (Musnad Ahmad)

Não é uma fraqueza permanecer calado. É preciso muita força. O que os outros dizem só vai te machucar se você permitir. Construa dentro de você uma “estação de tratamento de rejeitos” e tente transformar os insultos de outras pessoas em algo construtivo e positivo que você possa usar para o seu próprio bem e para o bem dos outros.

O Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nos contou uma história sobre um bebê que falou em sua infância. Enquanto o bebê mamava no seio da mãe, um homem em um cavalo caro e magnífico passou. A mãe disse: “Ó Allah! Faça meu filho ser como aquele homem.” Nesse ponto, o bebê deixou o seio de sua mãe, olhou para o homem e disse: “Ó Allah! Não me faça parecido com ele.” A mãe carregando seu filho, então, deparou-se com uma jovem serva que estava sendo apedrejada por uma multidão que gritava para ela que ela era uma adúltera e uma ladra. A mãe disse: “Ó Allah! Não deixe meu filho se tornar parecido com aquela mulher. ” O bebê parou de mamar novamente e olhou para a serva e disse: “Ó Allah! Permita-me ser como ela.” A mãe perguntou ao bebê por que ele dizia aquelas coisas. Ele respondeu: “Aquele homem que tu viste era um tirano perverso e aquela serva acusada de cometer fornicação e de roubar não fornicou e nem roubou nada. É por isso que pedi a Allah para me fazer como ela.” (Sahih Al-Bukhari e Sahih Muslim)

Existem muitas histórias famosas sobre pessoas que se calaram diante de acusações e insultos. Algumas pessoas não sentem necessidade de se defender e limpar seus nomes. Uma dessas histórias pertence ao célebre filósofo japonês Hakuin Ekaku. A filha adolescente de seu vizinho engravidou e, quando seus pais enfurecidos a confrontaram sobre isso, ela disse que Hakuin era o pai. A notícia do ato vergonhoso se espalhou por toda parte, até mesmo no exterior, e a reputação dos filósofos foi arruinada. No entanto, isso não o incomodou nem um pouco, embora as pessoas tivessem parado de procura-lo. Quando o bebê nasceu, trouxeram para ele e disseram: “Você é o pai dele, então tem que cuidar desta criança”. Ele pegou a criança e cuidou dela. Um ano depois, assolada por sentimentos de culpa, a menina admitiu que o verdadeiro pai era o jovem que trabalhava na loja. Os pais da menina voltaram ao filósofo, cheios de desculpas. Eles disseram: “Viemos para levar o bebê de volta”. Ele devolveu a criança a eles sem dizer uma palavra.

Há uma história semelhante no mundo muçulmano, a de Jurayj, o Piedoso.

Quando alguém critica, insulta ou xinga você, não responda. Não tente se defender. Permita-se parecer perdido ou fracassado. Veja o efeito positivo que isso tem em você. Como Allah, louvado seja, disse a Maria quando ela deu à luz Jesus, que a paz esteja sobre ele:

“E, se vês alguém, dos mortais, dize: ‘Por certo, fiz votos de silêncio aO Misericordioso, e, hoje, não falarei a humano algum’”. (Surah Mariam, 19:26)

Por alguns momentos, sinta que seu status diminuiu. Então, você sentirá como se algo poderoso dentro de você tivesse acordado e saberá que não diminuiu nem um pouquinho sequer.

Muitas vezes me vi em situações onde pessoas foram extremamente abusivas. Às vezes, as flechas que apontavam para mim eram “fogo amigo”. Não encontrei nada mais consolador em tais situações do que ficar quieto e dizer a mim mesmo: “Allah é suficiente para mim, e Ele é o melhor a Quem confio meus assuntos.”

Não é bom entrar na briga quando os lados não estão claros e quando aqueles que são ignorantes estão misturados com os que têm conhecimento. Quando os ânimos se acalmarem, é hora de comentar e avaliar a situação.

Falar quando as tensões estão altas e os problemas não estão claros pode simplesmente confundir ainda mais as coisas. Você pode dizer coisas que não quer dizer, as quais não pode se retratar facilmente. É mais provável que suas palavras sejam mal compreendidas, mesmo que sejam verdadeiras. É mais provável que você afaste as pessoas a quem tenta convencer.

Lembre-se também que o silêncio às vezes pode ser egoísta. Isso é algo de que precisamos estar cientes. Pode se tornar uma expressão de arrogância, indiferença e desdém pelos outros. Não use o silêncio como uma forma de agir com arrogância e rebaixar outras pessoas. O silêncio é uma forma de expressão e pode ser usado para o bem ou para o mal, portanto, esforce-se para usá-lo apenas para promover a bondade e a verdade.

Sugestão de artigo: Os Quatro Venenos do Coração

Fonte: islamtoday.net


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *