Prática do ‘ilm – Conhecimento

Prática do ‘ilm – Conhecimento
Compartilhe

O Profeta, sala Allahu alaihi wa sallam, disse: “Allah não olha para a sua aparência ou propriedade, mas sim para seu coração e atos.”

Aparência e riqueza são critérios estabelecidos por Shaytaan, que desvia as pessoas e faz com que elas julguem umas às outras.


Sendo Allah, subhanahu wa ta’ala, Aquele que designa o rizq (riqueza, provisão), aparência e propriedades não significam absolutamente nada para Ele, swt. O que fazemos ou como nos comportamos é o que realmente importa no julgamento Divino. O que Allah, subhanahu, aprecia (em relação aos seres humanos) é a aplicação prática do conhecimento, a moderação nos excessos e a melhoria da crença, da personalidade, dos atos e a purificação do coração.

Alguns grandes conhecedores das ciências islâmicas ainda negligenciam o exame de seus próprios atos ou sentimentos. Acabam incorrendo em muitos erros quando não olham para si mesmos e aplicam, na vida real, o conhecimento que possuem. Eles se iludem com o aprendizado e o conhecimento adquiridos e isso, certamente, será, de alguma forma, cobrado deles, um dia – pois, o ponto mais alto do conhecimento é aquele que é aplicado na prática. A prática religiosa sem obras é inútil, torna-se algo apenas interiorizado, tornando o homem um ser sem laços com a sociedade, sem responsabilidades reais. Allah, swt, diz: “Aquele que purifica (a alma) será venturoso” (ash Shams: 9) e não “aquele que sabe como purificar (a alma) será venturoso”.

Estas pessoas negligentes preocupam-se com o exterior e não com o interior, esquecendo-se do hadith do Mensageiro de Allah, saws. Há que se auto-examinar e eliminar qualquer traço de inveja, soberba, orgulho, ostentação… de nossos corações. A maioria destas pessoas se compromete nos trabalhos, mas não na purificação de seus próprios sentimentos. E o coração é a real fundação de todo o resto, já que Allah, swt, disse que ninguém está a salvo “exceto aquele que vem a Allah com o coração puro” (Ash Shuará: 89).


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *