Os Danos da Inveja

Os Danos da Inveja
Compartilhe

Pergunta: Que Allah esteja satisfeito consigo! Esta é uma pergunta de Abu Abdullah que disse “Algumas pessoas falam dos outros e têm inveja dos méritos com que Allah os abençoou. Qual é o seu conselho para estas pessoas?”


O Sheikh Muhammad Ibn Salih Al-‘Uthaymin (que Allah tenha misericórdia dele) respondeu:

“O meu conselho a estas pessoas é que temam a Allah e tenham cuidado com a inveja; por certo, a inveja come as boas acções como o fogo come madeira. A inveja não beneficia o invejoso excepto em preocupação e angústia porque sempre que eles sabem que Allah abençoou a pessoa de quem têm inveja, o fogo da inveja reacende nos seus corações e eles tentam ser como esta pessoa. Também, certamente a inveja é uma oposição ao decreto de Allah porque a pessoa não gosta daquilo com que Allah a abençoou. Além disso, a inveja é ódio aos outros (aos invejados), porque normalmente o invejoso esforça-se por omitir as bençãos dos invejados, também caluniando os invejados e alcançando aquilo a que eles se opõem. Adicionalmente, a inveja é da conduta dos judeus. Allah (louvado seja) disse:

“Muitos do Povo do Livro (judeus e cristãos), por inveja, desejariam fazer-vos voltar à descrença, depois de terdes acreditado, apesar de lhes ter sido evidenciada a verdade. Tolerai e perdoai, até que Allah faça cumprir os Seus desígnios, porque Allah é Omnipotente.” (Qur’an 2:109)

Allah (louvado seja) também disse:

“Não ambicioneis aquilo com que Allah agraciou uns, mais do que aquilo com que (agraciou) outros, porque aos homens lhes corresponderá aquilo que ganharem; assim, também as mulheres terão aquilo que ganharem. Rogai a Deus que vosc onceda a Sua graça, porque Deus é Onisciente.” (Qur’an 4:32)

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não sejam invejosos”. Noutras palavras, não tenham inveja uns dos outros.”

Logo, a inveja é um traço perverso que não merece elogio. Este não acontece excepto através de fraqueza no ego, pensamentos maus sobre Allah e ódio para com os muçulmanos.”

Fonte: http://www.ibnothaimeen.com/all/noor/article_8637.shtml


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *