Divulgar Segredos

Divulgar Segredos
Compartilhe

Os segredos são uma espécie de confiança, e por isso estes são um tipo de contrato ou pacto que deve ser respeitado. É necessário ser severo com aqueles que os divulgam, porque eles estão a trair a confiança e a quebrar a sua promessa.


Tipos de Segredos e Evidências

a) Há aqueles pelos quais a sua divulgação deve ser tratada severamente, porque divulgá-los causa grandes danos para a comunidade, tal como divulgar segredos aos não-muçulmanos que estão em guerra com os muçulmanos, dando-lhes caminho para derrotar os muçulmanos. Isto é conhecido nos nossos tempos modernos como traição de alta severidade.

b) E há segredos que são menos sérios, tal como aqueles que causam danos a indivíduos. Mas em todos os casos a divulgação destes é uma traição da confiança e uma quebra do pacto.

Allah diz:

“E cumpri (todo) o pacto. Verdadeiramente, o pacto será questionado…” (Qur’an 17:34)

“Allah manda restituir ao seu dono o que vos está confiado…” (Qur’an 4:58)

Então se guardar segredos é obrigatório, então divulgá-los é haram (proibido).

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) contou um segredo a Hafsah e confiou-o a ela, mas ela divulgou-o a ‘A’isha e Allah repreendeu-as por isso.

Allah disse:

“E (lembra) quando o Profeta confidenciou a uma das suas esposas um segredo; e quando ela informou (outra) sobre este e Allah informou-o disso, ele confirmou uma parte deste e ignorou a outra parte. E quando ele a informou sobre este, ela disse ‘Quem te anunciou isso?’. Ele disse ‘Anunciou-mo o Omnisciente, o Sapientíssimo’.” (Qur’an 66:3)

Depois Allah disse:

“Se vós, ambas, se voltarem arrependidas a Allah, (será melhor para vós), pois os vossos corações se desviaram. Mas se cooperarem contra ele (Muhammad) – então de facto Allah é o seu Mawlaa (Senhor, Mestre ou Protector) e Jibril (Gabriel), e os justos entre os crentes; e os anjos são, além disso, os seus assistentes”. (Qur’an 66:4)

Depois o Profeta ? afastou-se das suas esposas por um mês por causa do segredo que Hafsah divulgou a ‘A’isha.

Em Al-Bukhari, nº 5191, Ibn Hajar (que Allah esteja satisfeito com ele) disse sobre este hadith:

“Isto indica que quem divulga um segredo pode ser castigado de forma apropriada.”

Na Sunnah encontramos um aviso contra tentar saber os segredos dos outros, e divulgar segredos que não devem ser divulgados. Por exemplo, é extremamente desencorajado tentar saber dos defeitos dos outros. De acordo com um hadith narrado por Abu Hurairah, o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Se um homem olhasse para os teus assuntos privados sem a tua permissão, e lhe atirasses uma pedra pequena e ele ficasse cego (por causa disso), não seria pecado teu”. (Bukhari, 6902; Muslim, 2158)

É narrado em Muslim de Abu Hurairah com uma corrente diferente: “Quem olhar para dentro da casa das pessoas sem permissão delas, é permitido a elas tirar-lhe a visão”.

E foi narrado ainda com outra corrente, de Abu Hurairah, numa versão que o menciona ainda mais claramente; esta é narrada por Ahmad, Ibn Abi ‘Asim e an-Nasa’i, e classificado como sahih por Ibn Hibban e al-Bayhaqi. Esta versão menciona: “Quem olhar para dentro da casa das pessoas sem a sua permissão, e elas tirarem a sua visão, não há diyah (dinheiro de sangue) e não há qissas (castigo de retaliação)”. E de acordo com outro relato desta corrente “… e é inútil”.

De forma semelhante, existe um aviso contra aquele que espia/ouve sem permissão os segredos dos outros. Foi narrado por Ibn ‘Abbas que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem espiar na conversa de outras pessoas quando elas não querem (que ele ouça), ou quando elas se afastam dele, chumbo derretido será despejado para os seus ouvidos no Dia da Ressurreição”. (Bukhari, 7042)

O aviso contra a divulgação de coisas que não são permitidas divulgar inclui a condenação daquele que divulga segredos conjugais. Ele é visto como uma das pessoas mais vis perante Allah.

Foi narrado que Abu Sa’id (radiAllahu ‘anhu) disse: O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Entre as pessoas mais vis perante Allah no Dia da Ressurreição será um homem que tem relações íntimas com uma mulher e ela com ele, e depois ele divulga os segredo dela”. (Muslim, 1437)

De acordo com outro relato narrado por Muslim, 1437: “Uma das maiores confianças perante Allah no Dia da Ressurreição será um homem que teve relações íntimas com a sua esposa e ela com ele, e depois ele divulga o segredo dela”.

O significado de “uma das maiores confianças” é “uma das maiores traições de confiança”.

Entre os conselhos dados pelos árabes às novas noivas é: “Não divulgues o segredo dele porque, se o divulgares, farás com que ele te odeie”.

Os segredos do lar não devem ser divulgados, e homens sensatos e aqueles que são religiosamente comprometidos aconselham aquele que sabe um segredo a não divulgá-lo.

Foi narrado por Thabit que Anas disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) veio até mim quando eu estava a brincar com outros meninos, e cumprimentou-nos com salaam, depois ele enviou-me com uma missão. Eu estava atrasado a ir para casa, para a minha mãe, e quando eu cheguei, ela perguntou “O que é que te impediu (de vir mais cedo)?”. Eu disse “O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) deu-me uma missão”. Ela disse “O que é que ele precisava?”. Eu disse “É um segredo”. Ela disse “Nunca divulgues o segredo do Mensageiro de Allah a ninguém”.

Anas disse: “Por Allah, se eu pudesse divulgar a alguém, divulgaria a ti, ó Thabit”. (Muslim, 2482)

A divulgação de segredos é um dos sinais de hipocrisia, porque se encontra na categoria de trair uma confiança dada.

Foi narrado de ‘Abdullah Ibn ‘Amr que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Existem quatro características, quem tiver todas elas é um hipócrita puro, e quem tiver algumas delas, tem uma característica de hipocrisia até que a deixe: quando lhe é confiado algo, ele trai essa confiança; quando ele fala, ele mente; quando ele faz uma promessa, ele quebra-a; e quando ele discute, ele recorre a mentiras e falsidades”. (Bukhari, 34; Muslim, 58)

Não é condição de uma confiança que aquele que a dá deve dizer ao que escuta que é um segredo e que não deve dizer a ninguém, pelo contrário, é suficiente o seu comportamento ao dizê-lo para o indicar, tal como afastar-se dos outros para o dizer, ou quando ele lhe diz, ele olha à sua volta para ver se alguém está a ouvir, etc.

Al-Tirmidhi (1959) narrou de Jabir Ibn ‘Abdullah que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Se um homem te diz alguma coisa e depois olha à sua volta, então é uma confiança”. (Classificado como hasan por Al-Albani em Sahih al-Tirmidhi)

“Depois olha à sua volta” significa olhar para a direita e para a esquerda por cautela. “É uma confiança” significa que é confiado a quem ele falou, isto é, cai na mesma categoria que uma confiança, por isso ele deve guardar segredo.

Ibn Raslaan disse:

“Porque olhar à sua volta é o sinal para quem ele está a falar que ele teme que alguém o possa ouvir, e que ele o escolheu para contar o seu segredo. Olhar à sua volta substitui a sua afirmação “Ouve isto e não o digas a mais ninguém porque é uma confiança (ou um segredo).”

Fonte: IslamQA


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *