O Sustento do Coração

O Sustento do Coração
Compartilhe

O que dá Vida e Sustento ao Coração

Devemos saber que actos de obediência são essenciais para o bem estar do coração do servo, da mesma maneira que comida e bebida são para o bem estar do corpo. Todas as más acções são o mesmo que comidas venenosas, e elas prejudicam o coração inevitavelmente.


O servo sente a necessidade de adorar o seu Senhor, Glorioso e Todo-Poderoso, pois ele está naturalmente em constante necessidade da Sua ajuda e auxílio.

Para manter o bem estar do seu corpo, o servo segue uma dieta estrita cuidadosamente. Ele, habitualmente e constantemente, ingere comida boa em intervalos regulares, e apressa-se a libertar o seu estômago de elementos prejudiciais se ele come algo mau por erro.

O bem estar do coração do servo, no entanto, é muito mais importante do que o bem estar do seu corpo, pois, enquanto o bem estar do seu corpo lhe permite ter uma vida livre de doença neste mundo, o bem estar do coração garante-lhe não só uma vida afortunada neste mundo, mas também felicidade eterna no próximo. Da mesma forma, enquanto a morte do corpo corta o servo deste mundo, a morte do seu coração resulta em angústia eterna.

Um homem virtuoso disse uma vez: 

“Quão estranho é que algumas pessoas lamentam por aquele cujo corpo morreu, mas nunca lamentam por aquele cujo coração morreu – e, no entanto, a morte do coração é bem mais séria!”

Logo, actos de obediência são indispensáveis para o bem estar do coração. Vale a pena mencionar os seguintes actos de obediência, visto que são necessários e essenciais para o coração do servo: Dhikr de Allah ta’ala, recitação do Nobre Qur’an, procurar pelo perdão de Allah, fazer du’a, invocar a paz e bênçãos de Allah sobre o Profeta, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, e orar à noite.

Fonte: Livro “A Purificação da Alma” – Compilação dos trabalhos de Ibn Rajab Al-Hanbali, Ibn Al-Qayyim Al-Jawziyya e Abu Hamid Al-Ghazali.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *