Diferença entre Quiyam al-Layl, Tahajjud e Tarawih

Diferença entre Quiyam al-Layl, Tahajjud e Tarawih

As definições podem intercalar, mas não são a mesma coisa!


O Qiyaam al-Layl significa passar a noite, ou parte dela, mesmo que seja apenas uma hora, em oração, lendo o Qur’an, lembrando Allah (dhikr) e outros actos de adoração. Não está prescrito que isso deva ocupar a maior parte da noite.

É dito em Maraaqi al-Falaah:

“O que se entende por qiyaam é passar a maior parte da noite em adoração, ou é dito: passar uma hora desta, lendo o Qur’an, ouvindo ahadith, glorificando a Allah (Tasbih) ou enviando bênçãos sobre o Profeta ?.” (Al-Mawsoo’ah al-Fiqhiyyah al-Kuwaitiyyah, 34/117)

O Tahajjud significa especificamente orar apenas durante a noite, e alguns estudiosos limitaram às orações que são oferecidas à noite depois de dormir.

Al-Hajjaaj ibn ‘Amr al-Ansaari (que Allah esteja satisfeito com ele) disse:

“Um de vós acha que se ele se levantar à noite e rezar até a manhã vir, fez tahajjud. Mas, na verdade tahajjud significa orar depois de dormir, e depois orar depois de dormir. Isto é como o Mensageiro de Allah ? orou.”

Al-Haafiz Ibn Hajar disse em al-Talkhis al-Habir (2/35):

“A sua isnaad (corrente de narração) é hasan; esta inclui Abu Saalih, o escriba de al-Layth, e este é um pouco fraco. Também foi narrado por al-Tabaraani, cuja isnaad inclui Ibn Luhay’ah, cujo relato é apoiado pelo que veio antes desse.”

Assim, torna-se claro que Qiyaam al-layl é mais geral do que Tahajjud, porque inclui oração e outras acções, e isso inclui oração antes e depois de dormir.

Mas tahajjud é exclusivamente orar, e há duas opiniões sobre isso:

  • A primeira é que significa orar em qualquer momento da noite, que é o ponto de vista da maioria dos estudiosos.
  • A segunda é que é a oração depois de dormir.

Al-Qurtubi (que Allah tenha misericórdia dele) disse no seu comentário sobre o verso:

“E pratica, em algumas partes da noite, orações voluntárias (tahajjud); talvez assim o teu Senhor te conceda uma posição louvável.” (Qur’an 17:79)

“Tahajjud vem de hujud, que é fazer uma coisa e o seu oposto, então a palavra hajada pode significar que ele dormiu ou pode significar que ele ficou acordado durante a noite, que são opostos.

Tahajjud significa acordar depois de dormir, e isto tornou-se um nome para a oração, porque o indivíduo acorda para isso. Então tahajjud significa levantar-se para orar à noite. Este significado foi dado por al-Aswad, ‘Ilqimah,’Abd al-Rahmaan ibn al-Aswad e outros.

Ismaa’il ibn Ishaaq al-Qaadi narrou do hadith de al-Hajjaaj ibn ‘Amr, o companheiro do Profeta ?, que ele disse: “Será que algum de vocês pensa que, se ele se levanta e passa a noite inteira em oração, orou o tahajjud? Pelo contrário, tahajjud é orar depois de dormir, depois orar depois de dormir, e depois orar depois de dormir. Isto é como o Mensageiro de Deus ? orou.

E foi dito que tahajjud significa acordar, como se diz em árabe, Tahajjada al-Rajul, ou seja, o homem ficou acordado, e alqa al-hujood, ou seja, acordar. E aquele que se levanta para orar é chamado de mutahajjid.” (Tafsir al-Tabari, 10/307)

O Sheikh Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) foi questionado: Qual é a diferença entre Tarawih, Qiyaam e Tahajjud? Por favor, informe-nos, e que seja recompensado.

Ele respondeu:

“A oração da noite é chamada de tahajjud ou qiyaam al-layl, como Allah diz:

“E pratica, em algumas partes da noite, orações voluntárias (tahajjud); talvez assim o teu Senhor te conceda uma posição louvável.” (Qur’an 17:79)

“Ó tu, acobertado, levanta-te à noite (para rezar), porém não durante toda a noite;” (Qur’an 73:1-2)

“Porque possuíram o hábito de pouco dormir à noite.” (Qur’an 73:1-2)

No que respeita ao Tarawih, os estudiosos usam esta palavra para se referirem ao qiyaam al-layl no Ramadan no início da noite, que deve ser feito levemente e não demorado. Este também pode ser chamado de tahajjud ou qiyaam al-layl. E Allah é a fonte da força.” (Fataawa al-Shaykh Ibn Baaz, 11/317)

Fontes utilizadas: IslamQA

Salah e Tahara