As Orações mais Difíceis para os Hipócritas

As Orações mais Difíceis para os Hipócritas
Compartilhe

Na autoridade de Abu Hurayrah – que Allah esteja satisfeito com ele – o Mensageiro de Allah – صلى الله عليه وسلم [que a paz e as bençãos de Allah estejam com ele] – disse:

“Por certo, as orações mais difíceis para os hipócritas são as orações de ‘Isha e de Fajr, e se eles soubessem das suas virtudes,participariam delas , mesmo que tivessem que se arrastar para isso. Eu queria ordenar que a oração fosse estabelecida, depois mandar alguém liderá-la, de seguida ir com alguns homens carregando lenhas às casas daqueles que não participam da congregação e queimar as suas casas.” [Coletado por Bukhari e Muslim]


De entre os benefícios deste hadith:

Existem duas categorias de hipocrisia:

1. Primeira: Hipocrisia Menor; também conhecida por Hipocrisia da Ação (a hipocrisia relacionada com as ações). Indica que a pessoa é um crente por dentro [no seu interior], porém age com algumas das ações dos hipócritas, tais como a exibição ligeira com ações, a mentira, a traição, a deslealdade e a transgressão durante as disputas.

Este tipo de hipocrisia não tira um indivíduo do Islam, nem exige uma eternidade no Inferno. Não invalida todas as ações de uma pessoa, [pois] riya (exibição) apenas invalida as ações com que se mistura, e a pessoa que se exibe com as suas boas ações está num grave perigo, e cabe a ela arrepender-se perante Allah e abandonar as ações dos hipócritas.

2. Segunda: Hipocrisia Maior; que a pessoa esconda descrença por dentro enquanto que por fora exibe fé/Islam. Por dentro, esta pessoa é um judeu, um cristão, um idólatra ou um ateu (por exemplo), mas por fora mostra Islam e proclama ser muçulmano, e até mesmo junta-se aos muçulmanos nos seus atos de adoração. Este tipo de hipocrisia tira uma pessoa do Islam, exige uma eternidade no Inferno, assim como também invalida todas as ações da pessoa em questão. Estes terão a mais severa punição no Dia da Ressureição; Allah, o Exaltado, disse:

“Por certo, os hipócritas estarão nas camadas mais profundas do Fogo…” [Sura an-Nisa (4):145]

3. Um dos sinais dos hipócritas é não assistir à oração congregacional, particularmente as orações de Fajr e de ‘Isha. Portanto, é uma obrigação sobre o muçulmano manter a oração em congregação, e lutar contra si mesmo para que não a perca, e superar o desejo do sono e do conforto, preferindo a recompensa com Allah, o Majestoso, acima disso. Cabe a ele tomar todas as medidas que lhe ajudarão em participar da congregação; tais como definir relógio despertador, dormir cedo, e não ficar acordado até tarde sem um benefício legislado, e Allah é o dador de sucesso.

4. Neste hadith está a evidência para a obrigação de se orar em congregação, no qual ele [o Profeta] nos informou que não participar dela é um sinal de hipocrisia, e de que quis queimar as casas daqueles que não a assistiam. E numa outra narração que apresenta alguma fraqueza na sua cadeia [de transmissão], o Profeta – صلى الله عليه وسلم [que a paz e as bençãos de Allah estejam com ele] – não queimou as suas casas devido às mulheres e crianças presentes nelas, que não têm a obrigação de rezar em congregação e portanto não têm pecado sobre si…

Por Shaykh ‘Ali al-Hadadi [http://www.haddady.com/2008/04/01/]

Fonte: Subulassalaam.Com [Traduzido para Inglêss por Abu Abdul-Waahid, Nadir Ahmad]


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *