Endireitando Fileiras e Pés

Endireitando Fileiras e Pés
Compartilhe

UMA SUNNAH ABANDONADA QUE DEVE SER REVIVIDA [1]

Há muitos ahadith autênticos do Profeta ﷺ preocupados com o comando para endireitar as linhas (para a oração congregacional), então isso raramente é escondido de qualquer um dos estudantes de conhecimento (islâmico) e muito menos dos seus professores. No entanto, permanece desconhecido para muitos que endireitar as fileiras requer endireitá-las com os pés, não apenas com os ombros. Com efeito, muitas vezes temos ouvido alguns dos Imãs das masajid (mesquitas) apontando – ao ordenar as pessoas para endireitar as fileiras – que a Sunnah é fazê-lo com os ombros, com exclusão dos pés! Uma vez que isso é contrário ao estabelecido na Sunnah autêntica, julguei necessário mencionar alguns ahadith que existem sobre este tema, como um lembrete para quem quer agir de acordo com a Sunnah autêntica, não sendo enganado pelos costumes e hábitos presentes na ‘Ummah.

Há dois ahadith autênticos sobre este tópico: O primeiro é o hadith relatado por ‘Anas, e o segundo é aquele relatado por an-Nu’man ibn Bashir, que Allah esteja satisfeito com ambos.

 Hadith de ‘Anas ibn Malik (que Allah esteja satisfeito com ele)

Quanto ao hadith de ‘Anas, então é como se segue; O hadith de ‘Anas ibn Malik. [O Profeta ﷺ disse:]

“Endireitem as vossas fileiras aproximem-se uns dos outros, porque na verdade eu vos vejo por trás das minhas costas.”

hadith é relatado por al-Bukhaari (2/176 – al-Fath, edição de Boolaaq), Ahmad (3/182 e 263), e al-Mukhallis em al-Fawaa’id [1/10/2], todos eles relatando através de uma série de caminhos de transmissão (turuq, sing. tareeq) de Humayd at-Taweel que disse que ‘Anas ibn Maalik narrou para eles dizendo:

“A chamada para o início da salaah foi feita, o Mensageiro de Deus ﷺ virou para nós e disse …” (de seguida ele menciona o hadith acima).

Al-Bukhaari acrescenta em uma narração deste hadith:

“(Ele se virou para nós e disse) antes de pronunciar o takbir de abertura …”

Adicionando também ao final:

“… cada um de nós juntava o seu ombro ao de seu companheiro (de pé ao lado dele) e seu pé com o de seu companheiro.”

Esta adição também ocorre no relatório de al-Mukhallis e Ibn Abi Shaybah [1/351] com a seguinte redação: ‘Anas disse,

“… então eu vi cada um de nós juntando o nosso ombro com os de nossos companheiros e também (juntando) nossos pés com os de nossos companheiros, mas se você fosse praticar isso hoje, uma pessoa fugiria (de você) como uma mula inquieta.”

Sua cadeia de narração (sanad) também é sahih de acordo com as condições estipuladas pelos dois Shaykhs (al-Bukhaari e Muslim).

Al-Haafidh (Ibn Hajr) atribuiu este texto a Sa’id ibn Mansur e al-Isma’ili. Al-Bukhari deu um título de capítulo para este hadith dizendo:

“Capítulo: Unindo o ombro com o ombro e o pé com o pé na fileira (para a oração).”

Hadith de an-Nu’man ibn Bashir (que Allah esteja satisfeito com ele)

Quanto ao hadith de an-Nu’man (ibn Bashir), então é como se segue:

O hadith de an-Nu’man ibn Bashir. [O Profeta ﷺ disse:]

“Endireitem as vossas fileiras (ele disse isso três vezes), por Allah ou endireitam as vossas fileiras ou Allah causará conflito entre os vossos corações.”

hadith foi selecionado por Abu Dawud [n. 662], Ibn Hibban [n. 396], Ahmad [4/276] e ad-Dulabi em al-Kuna [2/86] de Abul-Qasim al-Jadali Husayn ibnil Harith que disse; ouvi an-Nu’man ibn Bashir dizer:

“O Mensageiro de Allah ﷺ virou-se para nós e disse …” (então ele mencionou o hadith acima).

Depois an-Nu’man ibn Bashir acrescentou:

“… então eu vi cada homem juntando seu ombro; joelho e tornozelo com o de seu companheiro.”

O sanad deste hadith é sahih, al-Bukhari citou-o em forma descontínua (mu’allaq) de forma decidida (indicando que ele o considerou autêntico). Ibn Khuzaymah também conectou sua cadeia de narração em seu sahih [1 /82, 83] e al-Mundhiri [at-Targhib 1/176] e al-Hafidh [al-Fath 2/176] ambos confirmaram isso. Ibn Hibban selecionou o hadith em seu Sahih [14/396 – Mawarid] relatando através do tariq de Ibn Khuzaymah.

O texto do hadith também é relatado por ad-Dulabi por meio de Baqiyah ibnil Walid, que disse: “Hurayz nos narrou dizendo: Ouvi Ghaylan al-Muqri’ narrar de Abi Qutaylah Marthad ibn Wada’ah (que disse: eu ouvi ) an-Nu’man ibn Bashir dizer … “, (então ele mencionou o hadith).

Não há nenhum problema com o sanad com a finalidade de apoiar relatórios (mutaab’aat), seus repórteres são confiáveis ​​além de Ghaylaan al-Muqri ‘. Talvez ele seja Ghaylan ibn ‘Anas al-Kalbi (sua mawla) ad-Dimishqi. Se esse for o caso, então sua condição (como repórter) é desconhecida. Um grupo de repórteres narrou dele e Al-Hafidh (Ibn Hajr) disse sobre ele: “Ele é aceitável (maqbul).” Então ficou claro que identificar este repórter no sanad como al-Muqri’ foi um erro, como disseram al-Bukhari e ibn Hibban, e que na verdade ele é Ghaylan ibn Ma’shar al-Muqra’i [Lubab 3/237]. Ibn Abi Hatim [7/53] deu uma biografia para ele, mencionando que um número de pessoas relataram a partir dele, e Ibn Hibban [5/290] declarou-o confiável.

O FIQH DESTES AHADITH  

Nestes dois ahadith há um número de pontos importantes de benefício e de fiqh.

 1. A obrigação de endireitar as fileiras da salah e ficar próximos um dos outros nelas, devido ao comando mencionado nos ahadith. A regra relativa a tais comandos é que eles constituem uma obrigação (wujub) exceto se acompanhando evidência (qarinah) provem o contrário como está bem estabelecido na ciência do fiqh. A qarinah aqui de fato enfatiza a obrigação, e isto está no dito do Profeta ﷺ, “… ou Allah causará conflito entre os vossos corações”, uma vez que tal aviso nunca é dado para deixar o que não é obrigatório, como é bastante claro.[2]

2. A formação e endireitamento das fileiras mencionados no hadith só é conseguido unindo o ombro e o lado de um pé com o ombro e o pé da pessoa adjacente. Isto é porque isso é o que os Companheiros, radiAllahu ‘anhum, fizeram quando ordenados para endireitar as fileiras e ficar juntos nelas. Por isso, Al-Hafidh (Ibn Hajar) disse em al-Fath depois de mencionar o ditado adicional de ‘Anas no primeiro hadith que citei acima:

“Esta (frase) é uma explicação explícita de que a ação mencionada (dos Companheiros) foi feita no tempo do Profeta ﷺ. Com isso em mente o uso desta ação como um pretexto para explicar o que endireitar a fileira significa torna-se completa.”

É lamentável que muitos muçulmanos tenham negligenciado esta Sunnah de endireitar a fileira, ou melhor, eles a perderam completamente, exceto por alguns deles. Pois eu não vi isso praticado por qualquer grupo entre eles, exceto Ahlul-Hadith (o Povo do Hadith). Eu os vi em Meca em 1368H entusiasmados e preocupados em aderir à Sunnah como com outras Sunan de al-Mustafah (Muhammad, o Mensageiro de Allah) ﷺ. Isto contrariamente aos outros dos seguidores dos madhahib – e eu não excluo os Hanabilah (os Hanbalis), pois esta Sunnah tornou-se completamente esquecida entre eles. Na verdade, eles abandonaram e afastaram-se consecutivamente dela. Isto é porque a maioria dos seus madhahib alegam que a Sunnah a este respeito é que um espaço de quatro dedos de largura deve ser mantido entre os pés, e mais do que isso é desagradável, como é detalhado no al-Fiqh ‘alal-Madhahib al-Arba ‘ah [1/207].

Esse espaçamento não tem fundamento na Sunnah; em vez disso, é baseado em mera opinião. Se fosse correto, então seria necessário restringir essa prática ao Imam e à pessoa que ora por conta própria, para que a Sunnah autêntica (ficar próximos de pé na fileira) não se opusesse a esta prática, como os princípios fundamentais de fiqh (al-Qawa’id al-‘Usuliyyah) necessitam.

Em suma, apelo aos muçulmanos – especialmente aos Imams das masajid, aos que estão preocupados em seguir o Profeta ﷺ, e adquirir a virtude de reavivar sua Sunnah, apelo para que eles ajam por meio desta Sunnah, tenham preocupação com ela, e chamem o povo a ele até que eles se unifiquem sobre ela, e pelo que eles serão salvos dessa advertência “… ou Allah causará conflito entre seus corações.”[3]

Acrescento nesta adição [4] (do meu livro): Chegou de um dos chamadores ao Islam (du’at) que ele menospreza o status da Sunnah que os Companheiros praticavam, e que eles fizeram com a aprovação do Profeta ﷺ . Ele insinua que o Profeta ﷺ não lhes ensinou esta prática. Então ele não percebeu – e Allah sabe melhor – que: 

  • este era o seu entendimento e que
  • o Profeta ﷺ aprovou seu entendimento e sua prática. Isto é suficiente entre Ahlus-Sunnah para afirmar a legitimidade desta prática, porque a testemunha vê o que o ausente não vê, e os Companheiros são pessoas cujos seguidores nunca serão miseráveis ​​(sem sucesso).

3. No primeiro hadith há uma afirmação de um milagre claro (mu’jizah) dado ao Profeta ﷺ, e que era a sua capacidade de ver por trás dele sem virar a cabeça. No entanto, deve-se saber que isso era exclusivamente para o Profeta ﷺ quando ele estava em salah já que não existe nada na Sunnah que afirma que ele costumava ver por trás dele sem virar a cabeça fora da salah. E Allah sabe melhor.

(i) Essa foi sua compreensão e que

(ii) o Profeta ﷺ aprovou sua compreensão e sua prática. Isto é suficiente entre Ahlus-Sunnah para afirmar a legitimidade desta prática, porque a testemunha vê o que o ausente não vê, e os Companheiros são pessoas cujos seguidores nunca serão miseráveis (sem êxito).

4. Nos dois ahadith há uma prova clara de algo que muitas pessoas não sabem, embora tenha-se tornado reconhecido no campo da psicologia, e que é o fato de que o mal e a corrupção externa (aparente) afetam o mal e a corrupção interna e vice versa. Há muitos ahadith sobre isso; talvez empreguemos a tarefa de reuni-los e referenciá-los em alguma oportunidade posterior se Allah, O Altíssimo, desejar.

5. A entrada do Imam no takbir de abertura para oração quando o mu’adhin diz ‘a oração está prestes a começar,’ ( “… qad qamatis salah …”) é uma inovação na religião (bid’ah) devido à sua contradição à Sunnah autêntica, como estes ahadith provam – especialmente o primeiro. Os ahadith nos mostram que depois que o iqamah for chamado há um dever sobre o Imam que ele deve cumprir, e que é comandar as pessoas endireitar as fileiras, lembrando-os disso, porque ele é responsável por eles e ser-lhe-á questionado. “… E todos vocês são pastores, e todos vocês serão interrogados sobre o vosso rebanho.”

Por Shaykh Muhammad Nasir ud-Din Al-Albaani [que Allah tenha misericórdia dele]


Notas de rodapé:

[1] Traduzido de Silsilah al-Ahadith as-Sahihah do Shaykh Muhammad Nasir ud-Din al-Albani, vol. 1, pp. 70-74, hadith 31 e 32.

[2] Nota dos tradutores ~Ficar próximos na fileira, preencher as lacunas e endireitar a linha traz uma grande recompensa e virtude, além de ser obrigatória. Isto é mencionado em um número de ahadith, como o seguinte: “O melhor de vocês são aqueles que estão com os seus ombros mais próximos (àqueles que estão ao lado deles) na salah, e não há passo maior em recompensa do que a tomada por um homem em direção a uma lacuna na fila, preenchendo-a assim.” Relatado por at-Tabarani em al-Awsat, referir-se a Sahih at-Targhib wat-Tarhib (1/200).“Quem quer que preencha uma lacuna na fileira, Allah aumenta-o, devido a isso, um grau e constrói uma casa para ele na al-Jannah.” Relatado por at-Tabarani em al-Awsat e al-Asbahani at-Targhib, o hadith é Sahih confome ocorre em Sahih at-Targhib (n.505).

[3] Nota dos tradutores ~ Há um número de ahadith que explicam a virtude de reavivar a Sunnah e chamar as pessoas para orientação e justiça. Por exemplo, o Profeta (ﷺ) disse: “Todo aquele que chame para orientação receberá a mesma recompensa que todos os que o seguem naquela orientação, mas isso não tirará nada da sua recompensa. Todo aquele que chame para a falsidade carregará o mesmo pecado que os pecados de todos os que o seguem nisso, mas isso não tirará nada de seus pecados.” Relatado por Ahmad em seu Musnad, Muslim em seu Sahih e outros.

[4] Nota dos tradutores – Este artigo é tirado da edição mais recente.

Tomado de: al – Bayyinah Salafiyyah Da’watun Wa – Naseehah

Primeira Edição – Janeiro 1999 / Ramadan 1419 AH

Fonte: Markaz-us-Sunnah Leicester


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *