Deve-se Contar ao Marido Sobre os Relacionamentos Anteriores?

Deve-se Contar ao Marido Sobre os Relacionamentos Anteriores?
Compartilhe

Pergunta: Sou uma jovem que recebeu proposta de casamento de um homem que tem todas as qualidades que uma muçulmana poderia esperar de seu futuro esposo. Louvado seja Allah! Eu aceitei e o nikaah (contrato de casamento) foi feito há pouco tempo. A situação é a seguinte: antes de me pedir em casamento, ele perguntou sobre mim para uma amiga, e esta lhe disse que há muito tempo eu tive um relacionamento com outro jovem.


Eu não vejo nada de mais nisso, pois o relacionamento terminou e eu me arrependi a Allah. Eu só vim a saber que ela lhe tinha dito sobre isso há pouco tempo, e eu testemunho que eu me arrependi a Allah, recobrei meus sentidos e parei de falar com aquele homem. Eu fiquei chateada quando ele me falou sobre isso e gritei com ele. Ele me disse que é meu dever dizer a ele, pois está em questão um relacionamento duradouro e eu tenho que ser franca com ele sobre tudo. A minha pergunta é: Eu tenho que lhe dizer francamente se ele me perguntar? Ou eu deveria esconder? Tenho medo de que esse passado venha a destruir minha vida futura.

Resposta:

Sua amiga cometeu um erro dizendo àquele que lhe veio propor casamento sobre o seu relacionamento anterior do qual você se arrependeu. O que ela fez não é bom e não está de acordo com a Chari’ah, nem é sábio. O muçulmano é intimado a esconder as falhas de seu irmão se o vir a cometer o pecado em segredo, o que dizer de um pecado do qual a pessoa se arrependeu?! O que ela fez não é nasihah (sinceridade ou conselho sincero) que é exigido pela Chari’ah sobre aquele que é questionado sobre uma pessoa com vista ao casamento, porque isso tem a ver com o que ele sabe das características que estão presentes no momento da proposta de casamento, e não é lícito a ninguém mencionar um passado ruim do qual a pessoa se arrependeu.

O que nós entendemos a partir de suas palavras é que sua amiga contou ao seu futuro marido coisas de seu relacionamento anterior, antes de ele se aproximar de você. Isso indica que ele te perdoou, pois ele sabe que você se arrependeu. E isto é correto. Ele agiu corretamente, pois não há quem nunca cometeu erros. E se o pecador se arrepender dos erros, não pode ser responsabilizado ou punido.O Mensageiro ? disse: “Aquele que se arrepende do pecado é como aquele que não pecou.” [Narrado por Ibn Maajah, 4250; classificadas como por Hasan al-Albani em Saheeh Ibn Maajah] O que você deve fazer é evitar mencionar este assunto ao seu futuro marido, e se ele questionar o assunto, então você deve dizer que foi uma relação passageira, um dos truques do Shaytaan, mas você se arrependeu, Allah te guiou e permitiu que você se arrependesse.

Não se preocupe com esse passado, desde que você tenha de fato se arrependido e feito o certo. Peça a Allah força e orientação e que aceite o seu arrependimento.

“Somos Indulgentíssimo para com o crente, arrependido, que pratica o bem e se encaminha.” [Ta-Ha 20:82]

Allah diz: “Todo o filho de Adão é propenso a errar, e o melhor dos que erram é aquele que se arrepende.” [Narrado por al-Tirmidhi, 2499; classificado por Hasan al-Albani em Saheeh al-Tirmidhi]

Pedimos a Allah para a abençoar e trazer bondade aos dois juntos. E Allah é a fonte de toda a força.

Fonte: IslamQA


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *