As-Salam (السلام) A Fonte da Paz

As-Salam (السلام) A Fonte da Paz
Compartilhe


Significado de As-Salam

O mais Perfeito, a Fonte de paz, o Doador das bênçãos.

Allah é as-Salam (em árabe: ٱلْسَّلَامُ); Ele é quem concede paz e segurança a toda a Sua criação. Allah está acima e além de todas as fraquezas e sofrimentos. A fonte de paz e segurança para a humanidade. Afastar-se do Salam traz perturbações e destruição para si mesmo, porque Ele está livre de qualquer defeito e quem está com Ele experimenta a tranquilidade.


Raiz árabe

Da raiz sin-lam-mim (س ل م), que tem as seguintes conotações árabes clássicas: ser pacífico, silencioso, tranquilo, contente, amigável, reconciliador, livre de imperfeições e falhas, completo, saudável e próspero.

O Salam

Sabemos por nossa saudação com assalamo alaikum, que estamos enviando paz à outra pessoa. As-Salam refere-se ao atributo de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ como a fonte dessa paz. A palavra Islam também compartilha a mesma raiz de S-L-M, que abrange o conceito de paz, que é um dos princípios fundamentais da religião.

Esse nome também implica a ideia de “solidez” ou “saúde”, ou seja, sendo impecável, livre de manchas. Ele é completo e inteiro. Nada O esgota, já que é Autossuficiente. É por causa dessa natureza de Allah que podemos nos sentir seguros e resguardados.

O Gênesis 2:2, afirma: “No sétimo dia, Deus terminou o trabalho que estava fazendo; então, neste dia, Ele descansou de todo o seu trabalho”. Mas essa visão é inconsistente com os atributos islâmicos de Deus. No versículo 38 da Surah Qaf, “e, com efeito, criamos os céus e a terra e o que há entre ambos, em seis dias, e nos não tocou exaustão”. Dessa maneira, as-Salam é semelhante ao significado de al-Quddus, que nega qualquer tipo de imperfeição em Suas qualidades.

Menções de As-Salam no Alcorão

هُوَ ٱللَّهُ ٱلَّذِي لَآ إِلَٰهَ إِلَّا هُوَ ٱلۡمَلِكُ ٱلۡقُدُّوسُ ٱلسَّلَٰمُ ٱلۡمُؤۡمِنُ ٱلۡمُهَيۡمِنُ ٱلۡعَزِيزُ ٱلۡجَبَّارُ ٱلۡمُتَكَبِّرُۚ سُبۡحَٰنَ ٱللَّهِ عَمَّا يُشۡرِكُونَ

Huwal-laahul-lazee laaa ilaaha illaa huwal-malikul quddoosus-salaamul muminul muhaiminul-azeezul jabbaarul-mutakabbir; Subhaanal Laahi Ammaa Yushrikoon

Interpretação do significado:

“Ele é Allah. Não existe deus senão Ele, O Rei, O Puro, O Doador da Paz, O Confortador, O Predominante, O Todo-Poderoso, O Transcendente, O Orgulhoso. Glorificado seja Allah, acima do que idolatram!” (Al-Hashr 59:23)

O uso da palavra salam é usado repetidamente em todo o Alcorão, mas referindo-se ao atributo de Allah como o Doador de paz, que é mencionado apenas uma vez no versículo acima.

Um exemplo da palavra é visto no versículo Suratus-Saffat, 181:

وَسَلَٰمٌ عَلَى ٱلۡمُرۡسَلِينَ

Wa Salaamun ‘Alalmursaleen

Interpretação do significado:

“E que a paz esteja sobre os mensageiros.” (As-Saffat 37: 181)

Mas lembre-se que o Criador de tal paz é Allah. Ao se voltar para Ele, nesse nome as-Salam, buscando sua orientação, esperamos atingir o destino final no paraíso (casa da Paz – Salam).

Da Surah Yasin:

سَلَٰمٞ قَوۡلٗا مِّن رَّبّٖ رَّحِيمٖ

Salaamun Qawlam Mir Rabbir Rahim

Interpretação do significado:

“Salam!”, Paz. É um dito que ouvirão de Um Senhor Misericordiador.” (Yasin 36:58)

Fornecemos um pouco mais de contexto aqui com estas três ayaat anteriores que antecederam o versículo 58 (Yasin, 55-57): “Por certo, os companheiros do Paraíso, nesse dia, estarão absortos em delícias, contentes. Eles e suas mulheres estarão na sombra, reclinados sobre coxins. Nele, terão frutas e terão o que cobiçarem…”

No Hadith, o Profeta Muhammad (ﷺ) afirmou esse nome quando ouviu os companheiros (que Allah esteja satisfeito com eles) dizerem: “Salam sobre Allah”. Ele os corrigiu dizendo: “Allah, em Si, é as-Salam (a paz), e se alguém reza, deve dizer: ‘Todos os louvores, orações e coisas boas são para Allah; a paz, a misericórdia e as bênçãos de Allah estejam contigo, ó Profeta. Que a paz esteja conosco e sobre os assuntos piedosos de Allah. “[Sahih al-Bukhari, 831]

Súplicas com este Nome

أَسْـتَغْفِرُ الله )ثَلاثاً  اللّهُـمَّ أَنْـتَ السَّلامُ وَمِـنْكَ السَّلام تَبارَكْتَ يا ذا الجَـلالِ وَالإِكْـرام

Astaghfirullāh [três vezes] Allahumma Antas-Salām wa Minkas-Salām. Tabārakta yā dhal-jalāli wal-‘ikrām.

Interpretação do significado:

“Eu busco o perdão de Allah (três vezes). Ó Allah, Tu és a paz e de Ti vem a paz. Tu és Bem-aventurado, ó Dono da Majestade e Honra.”

Foi relatado que o Profeta (ﷺ) recitou esse nome em sua súplica após a oração. Thauban relatou: “Quando o Mensageiro de Allah (ﷺ) terminou sua oração, implorou perdão três vezes e disse: (Allahumma Antas-Salam wa Minkas-Salam. Tabarakta ya dhal-jalali wal-ikram – Ó Allah, Tu és a paz e de Ti vem a paz. Tu és Bem-aventurado, ó Dono da Majestade e Honra)”. Walid narrou: “Eu disse a Auza’i: Como está a busca do perdão? Ele respondeu: Tu deves dizer: imploro o perdão de Allah, imploro o perdão de Allah.” [Sahih Muslim, 591]

Reflexão

Podemos nos beneficiar do conhecimento do as-Salam trabalhando diariamente para alcançar a paz. Esse processo envolve a liberação do coração e da mente de jogos e futilidades inúteis, ou sentimentos como ciúme, inveja e vingança. Como diz o ditado, “o ressentimento é como beber veneno e depois esperar que isso mate seus inimigos”. Esta não é a maneira de alcançar a paz. Perdoar a si mesmo e aos outros. Concentrar seu esforço para tentar se tornar o mais próximo possível da perfeição. Trabalhar para minimizar todas as suas imperfeições. Quando uma pessoa pode amar a si mesma e amar aos outros, ela naturalmente trará paz à terra.

O Profeta (ﷺ) também caracterizou o crente como um ser confiável. Foi narrado em Abu Hurairah que o Mensageiro de Allah disse: “O muçulmano é aquele de cuja língua e mãos as pessoas estão seguras, e o crente é aquele cuja vida e riqueza das pessoas estão seguras”. [Sahih (Darussalam) Sunan An-Nasa’I, 4995]

Anas relatou que o Mensageiro de Allah (ﷺ) disse: “As-Salam (paz) é um dos nomes de Allah, Todo-Poderoso, que Allah colocou na terra. Portanto, saudai-vos entre vós” [Hasan (al-Albani) al-Adab al-Mufrad, 989]. E Abu Huraira relatou: o Mensageiro de Allah (ﷺ) observou: “Vós não entrareis no paraíso, sem afirmar vossa crença (em tudo que é artigo da fé) e não crereis sem amar uns aos outros. Eu não deveria vos direcionar a uma coisa que, se vós fizerdes, promoverá o amor entre vós? (ou seja) acostumar-se (à prática de saudar uns aos outros, dizendo) As-Salamo Alaikum.” [Sahih Muslim, 54]

Fonte: My Islam – As-Salam

Leia também: A Importância dos Nomes e Atributos de Allah


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *