Ar-Rahman (الرحمن) O Misericordiador

Ar-Rahman (الرحمن) O Misericordiador
Compartilhe

Significado de ar-Rahman

Aquele que deseja bondade e concede a misericórdia a todas as Suas criaturas

Allah é Ar-Rahmaan (em árabe: ٱلْرَّحْمَـانُ). Ele é quem abençoa toda a Sua criação com prosperidade e sem qualquer disparidade. Ele é mais misericordioso, gentil e amoroso em relação a toda criação. Sua Rahma (misericórdia) inclui e abraça tudo.


Raiz árabe

Das raízes ra-ha-mim (ر ح م), que tem as seguintes conotações árabes clássicas: possuir ternura, gentileza, bondade, amor, misericórdia, compaixão, demonstrar favor e bondade; a beneficência exige tudo isso.

Começamos a jornada para entender quem é Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ com o nome Ar-Rahman e Ar-Rahim. Como uma maneira de desenvolver nosso relacionamento com Ele. Os nomes mais frequentemente usados no Alcorão são os nomes de Rahmah (ou seja, sua misericórdia). Começamos todas as suratas, com exceção de Surata Taubah com a recitação da basmala (isto é, o bismillah), no qual proclamamos sua misericórdia. O Alcorão é um presente de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, um sinal de Sua misericórdia. Dá a impressão de que ele gostaria que toda a humanidade soubesse que Ele é o mais gracioso e o mais misericordioso.

Existem 57 menções ao nome Ar-Rahman que abrange 16 capítulos diferentes do Alcorão.

قُلِ ٱدۡعُواْ ٱللَّهَ أَوِ ٱدۡعُواْ ٱلرَّحۡمَٰنَۖ أَيّٗا مَّا تَدۡعُواْ فَلَهُ ٱلۡأَسۡمَآءُ ٱلۡحُسۡنَىٰۚ وَلَا تَجۡهَرۡ بِصَلَاتِكَ وَلَا تُخَافِتۡ بِهَا وَٱبۡتَغِ بَيۡنَ ذَٰلِكَ سَبِيلٗا

Qulid’ul laaha awid’ur rahmaana ayyam maa tad’oo Falahul Asmaaa’ul Husnaa; wa laa tajhar bi salaatika wa laa tukhaafit bihaa wabtaghi baina zaalika sabela

Interpretação do significado:

“Dize: ‘Invocai a Allah ou invocai aO Misericordioso. O que quer que seja que invoqueis, dEle são os mais belos nomes.’ E não alteies a voz, em tua oração, nem a silencies, e busca, entre ambas, um caminho justo.” (Isra’ 17: 110)

No Alcorão é mencionado: “Minha misericórdia abrange todas as coisas” (Alcorão 7: 156) e Shaikh Tosun Bayrak escreve sobre esse nome “Ele é Quem deseja a misericórdia e o bem para toda a criação, o tempo todo, sem distinção entre bom e mau, fiéis e rebeldes, amados e odiados.” Fica claro a partir deste versículo que não há discriminação sobre quem é digno de Sua misericórdia e compaixão.

Os nomes da misericórdia

Existem oito nomes que se referem à Sua misericórdia e bondade: Ar-Rahman, Ar-Rahim, Ar-Ra’uf, Al-Barr, Al-Wahhab, Al-Ghaffar, Al-Afuww e At-Tawwab. Cada nome, embora esteja sob o guarda-chuva da misericórdia, é único. Vamos explorar cada um em detalhes e ver as várias maneiras pelas quais a misericórdia de Allah se manifesta.

Quanto ao nome Ar-Rahman, é reservado para Allah somente. É uma qualidade que não pode ser atribuída a mais ninguém. Uma pessoa pode ser chamada de Rahim, significando ser misericordiosa. Mas o Ar-Rahman é entendido como uma misericórdia abrangente, tanto que toca tudo e todos. Um tipo de misericórdia que não conhece limites. Como nome, entende -se que esse tipo de misericórdia é reservado apenas para Allah. Uma pessoa chamada Rahman deve, portanto, ter o prefixo Abdul, significando, então, servo do Misericordioso.

Do Hadith, comenta-se a Rahmah (misericórdia) de Allah: “Em verdade, Allah dividiu a misericórdia em cem partes. Destas, a criação recebeu uma parte misericórdia, em virtude da qual há amor entre as pessoas e as outras noventa partes são reservadas para o dia da Ressurreição.” [Sahih Muslim, 2753]

Abdullah ibn Amr (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Aqueles que são misericordiosos receberão a misericórdia dO Mais Misericordioso. Sê misericordioso com os da terra e O dos céus terá misericórdia de ti. ” [Sunan al-Tirmidhi, 1924]

Reflexão

A crença na misericórdia de Allah é benéfica para o crente, porque faz com que um indivíduo reflita sobre sua capacidade de ser misericordioso. Jarir Bin ‘Abdullah narrou: O Mensageiro de Allah (ﷺ) disse: “Allah não será misericordioso com aqueles que não são misericordiosos com a humanidade” [Sahih al-Bukhari, 7376]. O crente também é incentivado a fazer o bem e agir com virtude para que possa receber a misericórdia de seu Senhor, “Por certo, aos que creem e fazem as boas obras, O Misericordioso fá-los-á ter afeição mútua” (Maryam 19:96)

‘Umar bin Khattab relatou que foram trazidos alguns prisioneiros ao mensageiro de Allah (ﷺ) dentre eles havia uma mulher, que estava procurando (por alguém) e quando ela encontrou uma criança entre os prisioneiros, ela a abraçou, pressionou-a contra o peito dela e amamentou-a. Então, o Mensageiro de Allah (ﷺ) perguntou: “Vós achais que essa mulher se daria ao luxo de jogar seu filho no fogo?” Respondemos: “por Allah, até onde está em Seu poder, ela nunca jogaria a criança no fogo.” Então, o Mensageiro de Allah (ﷺ) disse: “Allah é mais gentil com seus servos do que essa mulher é para com o filho dela. [Sahih al-Bukhari, 5999 e Sahih Muslim, 2754]

A misericórdia de Allah é vasta e é descrita pelo Profeta (ﷺ) como maior que o amor de uma mãe por seu filho. No livro do Imam Zarruq, “O objetivo mais elevado na explicação dos nomes mais bonitos de Allah”, ele recomenda se apegar a esse nome por meio de “comunhão e esperança, e se comportando com extremo afeto por causa da firme confiança no afeto de Allah”.

Saiba que Allah é Onisciente e Sapientíssimo, você será perdoado e suas imperfeições serão recompensadas no Dia do Julgamento. Lidere com esperança e compaixão e procure ajudar aqueles que estão equivocados, à medida que precisem. E em uma nota final sobre esse nome, inicie todas as tarefas invocando ar-Rahman através da frase, “Bismillahir-Rahmanir-Rahim”, que significa “em nome de Allah, o Misericordioso, o Misericordiador”. Todas as coisas só são possíveis com a bênção de Allah. Também exigimos sua misericórdia e graça em todos os assuntos.

Fonte: My Islam – Ar-Rahman
Leia também: A Importância dos Nomes e Atributos de Allah


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *