10 Bons Hábitos para Novos Muçulmanos Desenvolverem

10 Bons Hábitos para Novos Muçulmanos Desenvolverem
Compartilhe

Uma lista e explicação sobre dez bons hábitos para o novo muçulmano desenvolver. Estes hábitos vão ajudar a pessoa a entender e praticar o seu novo modo de vida de forma mais eficaz.


Objetivo destes Hábitos

· Proporcionar a novos muçulmanos algumas orientações para aprender mais sobre o Islam e obter insights sobre algumas das práticas benéficas que tornam fácil seguir o Islam.

Termos em árabe

· InshaAllah – Se Deus quiser, se Deus quiser que seja assim. É uma lembrança e reconhecimento de que nada acontece, exceto pela vontade de Allah.

· Alhamdulillah – Todo louvor e gratidão são para Allah. Ao dizer isso somos gratos e reconhecemos que tudo é de Allah.

· Subhanallah – Como Perfeito é Allah, Allah é muito distante de todas as imperfeições.

· Allahu Akbar – Allah é o Maior.

Depois que uma pessoa aceitou o Islam como sua religião, ela virá a perceber que o Islam é mais do que apenas uma religião – é um modo de vida. A adoração não é reservada para dias especiais ou cerimônias especiais; é uma parte da nossa vida e de nossa morte, do nosso trabalho e da nossa diversão, do nosso descanso e nosso estudo.

Em suma, o Islam é algo que nós vivemos com todas as nossas ações, pensamentos e práticas. Desenvolver bons hábitos, para nos ajudar em nossas vidas diárias como um adorador do Deus Único, é fácil. Abaixo, você encontrará algumas orientações para você começar. São hábitos que devem, InshaAllah, se tornar tão familiares quanto respirar.

10 Hábitos para o Novo Muçulmano

1. Dedique uma parte de todos os dias para ler uma tradução do Alcorão.

2. Preste muita atenção para aprender a orar. Tente melhorar suas orações até que esteja satisfeito por estar orando da maneira correta. Às vezes, isso leva mais tempo do que você poderia esperar, por isso não desanime.

3. Tente aprender algumas palavras de recordação. Pode-se dizê-las a qualquer hora do dia ou da noite. Se você sentir que não sabe o suficiente do ritual de oração, mas quer passar mais tempo conectado a Allah, então elas podem ainda serem repetidas no final da sua oração. Aprenda a dizer: Subhanallah, Alhamdulillah e Allahu Akbar.

(Alcorão 2.152) . Recordai-vos de Mim, que Eu Me recordarei de vós. Agradecei-Me e não Me sejais ingratos!

4. De alguma forma, dê caridade todos os dias. Lembre-se que no Islam fazer caridade pode ser tão simples como sorrir e iluminar o dia de uma pessoa.

O Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Todo muçulmano tem de dar em caridade.” As pessoas, então, perguntaram: “(Mas o que) se alguém não tem nada para dar, o que ele deve fazer?” O Profeta respondeu: “Ele deve trabalhar com as mãos e beneficiar a si mesmo e também dar em caridade (do que ele ganha).”

As pessoas ainda perguntaram: “E se ele não pode encontrar até mesmo isso?” Ele respondeu: “Ele deve ajudar os necessitados que apelam por ajuda.” Então, as pessoas perguntaram: “Se ele não pode fazer (nem mesmo) isso” O Profeta disse finalmente: “Então, ele deve realizar boas obras e manter-se afastado de más ações, e isso será considerado como caridade”. [1]

“Todo ato de bondade é caridade”. [2]

5. Evite desperdiçar o seu tempo livre. Você vai descobrir que existem 1001 coisas para fazer que são benéficas. Tempo gasto em videogames e de braços cruzados a navegar na internet pode ser mais bem gasto. Depois de entender que cada coisa pode ser uma forma de adorar a Deus, então jogar videogames por horas a fio não parece ser uma maneira muito inteligente de passar o tempo. Dito isso, porém, chegamos agora ao próximo ponto.

6. Evite ir a extremos. Pode ser tentador jejuar todos os dias ou ler todo o Alcorão de uma só vez, mas o Profeta Muhammad nos alertou contra ir a extremos. Portanto, em um dia de 24 horas há tempo para brincar e tempo para aprender.

“A religião é muito fácil e quem se sobrecarrega em sua religião não será capaz de continuar nesse caminho. Então, vocês não devem ser extremistas … “[3]

7. O Islam é uma religião holística; que nos obriga a prestar atenção à nossa saúde espiritual, física e mental. Portanto, adquira hábitos que o mantenha saudável e adicione ao seu caráter islâmico. Dormir o suficiente durante a noite permite levantar cedo para orar. Comer os alimentos certos, nas quantidades certas, o mantém energético em vez de preguiçoso; isso permite que você pratique a adoração sem dificuldades.

8. Tente fazer amigos na comunidade muçulmana. Ficar na companhia de pessoas que adoram a Allah da maneira correta é uma fonte de diversão e benefício. Os melhores amigos são aqueles que falam sobre o Islam mais do que falam sobre as últimas modas. Bons amigos lembrar uns aos outros de suas obrigações islâmicas, como orar na hora ou a importância de ajudar os outros.

9. Tente ler sobre a vida e os tempos do Profeta Muhammad. Há muitos bons livros, em todas as línguas, que ensinam sobre a vida nobre do último Mensageiro de Allah. Como muçulmanos devemos amar o Profeta, mas como vamos amar alguém que não conhecemos.

(Alcorão 33.21) . Realmente, tendes no Mensageiro de Deus um excelente exemplo para aqueles que esperam contemplar Allah e deparar-se com o Dia do Juízo Final e invocam Allah frequentemente.

10. Adquirir costumes virtuosos e morais. Saiba mais sobre e tente imitar a moral e os costumes do profeta Muhammad, e aqueles que viviam ao seu redor e todos os nossos predecessores virtuosos, incluindo todos os Profetas de Allah. Allah espera que nos comportemos da melhor maneira; se falharmos algumas vezes, então devemos buscar o perdão e tentar fazer melhor.

Nossa religião é fácil. É um pequeno passo de cada vez. Lenta mas seguramente adquirindo os hábitos que tornam a vida neste mundo melhor, e uma vida melhor na próxima vida.

Notas:

[1] Sahih Al-Bukhari

[2] Sahih Muslim

[3] Sahih Al-Bukhari

Por Aisha Stacey (© 2012 NewMuslims.com)

Leia também: 7 Hábitos Espirituais para serem Desenvolvidos


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *