Ar-Rahim (الرحيم) O Clemente; O Misericordioso

Ar-Rahim (الرحيم) O Clemente; O Misericordioso
Compartilhe

Significado de ar-Rahim

Aquele que age com extrema bondade

O nome Ar-Rahim (em árabe: ٱلْرَّحِيْمُ) vem da mesma raiz que Ar-Rahman, que se refere ao atributo de Allah de ser misericordioso. Embora possuam formas similares, os significados são diferentes. O Ar-Rahman pode ser entendido como Allah sendo a origem/fonte de toda misericórdia, enquanto o Ar-Rahim se refere à sua sustentação/infinidade. Alguns veem o nome Ar-Rahim como misericordioso com Sua criação, que merece misericórdia (principalmente a misericórdia reservada para os crentes).


Raiz árabe

A partir da raiz ra-ha-mim (ر ح م), que tem as seguintes conotações clássicas árabes: possuir ternura, gentileza, bondade, misericórdia, ter compaixão e mostrar favor e bondade a tudo.

Este nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é mencionado no Alcorão num total de 114 vezes. Duas vezes mais do que o nome Ar-Rahman.

Ar-Rahim é para os crentes?

هُوَ ٱلَّذِي يُصَلِّي عَلَيۡكُمۡ وَمَلَٰٓئِكَتُهُۥ لِيُخۡرِجَكُم مِّنَ ٱلظُّلُمَٰتِ إِلَى ٱلنُّورِۚ وَكَانَ بِٱلۡمُؤۡمِنِينَ رَحِيمٗا

Huwal lazee yusallee ‘alaikum wa malaaa’ikatuhoo liyukhrijakum minazzulumaati ilan-noor wa kaana bilmu’mineena Rahimaa

Interpretação do significado:

“Ele é Quem vos abençoa e, também, Seus anjos, para fazer-vos sair das trevas para a Luz. E Ele, para com os crentes, é Misericordiador.” (al-Ahzab 33:43)

Esta Ayah é frequentemente referenciada para apoiar a ideia de que ar-Rahman é uma misericórdia universal que se aplica a toda a criação, e que Ar-Rahim é um tipo específico de misericórdia reservada apenas para “al-mu’minin”, os crentes. Ibn Arabi, em a Revelação do Segredo dos Nomes mais Bonitos, menciona: “Allah indicou que essa misericórdia era limitada e restrita, depois de manifestar misericórdia geral, absoluta e universal. Além disso, esta relação com o servo depende das limitações dele”. Mas aqui paira alguma discordância entre os sábios. O contra-argumento dado que se opõe a essa visão está na Suratul Baqarah, que desafia diretamente essa noção:

وَكَذَٰلِكَ جَعَلۡنَٰكُمۡ أُمَّةٗ وَسَطٗا لِّتَكُونُواْ شُهَدَآءَ عَلَى ٱلنَّاسِ وَيَكُونَ ٱلرَّسُولُ عَلَيۡكُمۡ شَهِيدٗاۗ وَمَا جَعَلۡنَا ٱلۡقِبۡلَةَ ٱلَّتِي كُنتَ عَلَيۡهَآ إِلَّا لِنَعۡلَمَ مَن يَتَّبِعُ ٱلرَّسُولَ مِمَّن يَنقَلِبُ عَلَىٰ عَقِبَيۡهِۚ وَإِن كَانَتۡ لَكَبِيرَةً إِلَّا عَلَى ٱلَّذِينَ هَدَى ٱللَّهُۗ وَمَا كَانَ ٱللَّهُ لِيُضِيعَ إِيمَٰنَكُمۡۚ إِنَّ ٱللَّهَ بِٱلنَّاسِ لَرَءُوفٞ رَّحِيمٞ

Wa kazaalika ja’alnaakum ummatanw wasatal litakoonoo shuhadaa’a ‘alan naasi wa yakoonar rasoolu’ alaikum shaheedaa; Wa Maa Ja’alnal Qiblatal Latee Kunta ‘Alaihaa Illaa Lina’lama Mai Yattabi’ur Rasoola Mimmai Yanqalibu’ Alaa ‘aqibayh; wa em kaanat lakabeeratan illaa ‘alal lazeena hadal laah; wa maa kaanal laahu liyudee’a eemaanakum; Innal laaha binnaasi la ra’ufur Rahim

Interpretação do significado:

“E assim, fizemos de vós uma comunidade mediana para que sejais testemunhas dos homens e para que o Mensageiro seja testemunha de vós. E não fizemos a direção, para a qual tu, Muhammad, estavas virado, senão para saber distinguir quem segue o Mensageiro de quem torna atrás, virando os calcanhares. E, por certo, essa mudança é penosa, exceto para aqueles a quem Allah guia. E não é admissível que Allah vos faça perder as recompensas da Fé. Por certo, Allah, para com os homens, é Compassivo, Misericordiador.” (Al-Baqara 2:143)

Aqui Allah é mencionado como “ra’ufur Rahim”, que significa gentil e misericordioso. Mas para quem? Nesta Ayah é dito que é para toda a humanidade, para todas as pessoas. Isso dá a impressão de que a misericórdia que abrange Rahim não é apenas reservada aos muçulmanos, mas “às pessoas”.

۞ قُلۡ يَٰعِبَادِيَ ٱلَّذِينَ أَسۡرَفُواْ عَلَىٰٓ أَنفُسِهِمۡ لَا تَقۡنَطُواْ مِن رَّحۡمَةِ ٱللَّهِۚ إِنَّ ٱللَّهَ يَغۡفِرُ ٱلذُّنُوبَ جَمِيعًاۚ إِنَّهُۥ هُوَ ٱلۡغَفُورُ ٱلرَّحِيمُ

Qul yaa’ibaadiyal lazeena asrafoo ‘alaaa anfusihim laa taqnatoo Mirrahmatil laah; Innal laaha yaghfiruz zunooba jamee’aa; innahoo huwal ghafoorur Rahim

Interpretação do significado:

“Dize: “Ó Meus servos, que vos excedestes em vosso próprio prejuízo, não vos desespereis da misericórdia de Allah. Por certo, Allah perdoa todos os delitos. Por certo, Ele é O Perdoador, O Misericordiador.'” ( Az-Zumar 39:53)

Ahaadith que ilustram a misericórdia de Allah

A misericórdia de Allah é vasta, não podemos começar a entender as muitas maneiras pelas quais ele nos mostrou misericórdia. Como mencionamos no nome Ar-Rahman, o Profeta (ﷺ) nos disse: “Vós credes que essa mulher poderia jogar seu filho no fogo?” Dissemos: “Não, não se ela for capaz impedir”. O Profeta falou: “Allah é mais misericordioso com seus servos do que uma mãe é para com seu filho” [Sahih Bukhari, 5653, classificado como Sahih (autêntico) de acordo com al-Bukhari].

Sob a autoridade de Ibn Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele), do Mensageiro de Allah (ﷺ): “Em verdade, Allah escreveu as boas ações e as más ações e depois explicou: “Quem pretendia realizar uma boa ação, mas não a fez, então Allah registra uma boa ação completa. E se ele pretendia fazê-la e depois a pratica, Allah registra de dez até setecentas boas ações, muitas vezes multiplicada. E se ele pretendia realizar uma má ação, mas não a fez, Allah registra como uma boa ação completa. E se ele pretendia [isto é, a má ação] e depois a realiza, Allah registra como uma má ação” [Sahih al-Bukhari, 6491 e Sahih Muslim, 131].

Abu Huraira (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Mensageiro de Allah (ﷺ) disse: Quando Allah criou a criação, e Ele estava em Seu trono, ele registrou em seu livro: Em verdade, Minha misericórdia predomina sobre Minha ira” [Sahih Muslim, 2751].

A crença na misericórdia de Allah é benéfica para um crente, porque faz com que o indivíduo reflita sobre sua capacidade de ser misericordioso. Jarir Bin Abdullah narrou: O Mensageiro de Allah (ﷺ) disse: “Allah não será Misericordioso com aqueles que não são misericordiosos com a humanidade”[ Sahih al-Bukhari, 7376].

Isso também incentiva um crente a fazer o bem, a agir com a virtude para que possa receber a misericórdia de seu Senhor: “aos que crêem e fazem as boas obras, O Misericordioso fá-los-á ter afeição mútua” (Surata Maryam Ayah 96).

Fonte: My Islam – Ar-Rahim

Leia também: Sobre a Distorção dos Atributos de Allah


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *