Al Musawwir (المصور) O Formador; O Modelador

Al Musawwir (المصور) O Formador; O Modelador
Compartilhe

Significado de Al Musawwir

O Criador, o Outorgador da Forma, o Formador da Beleza Única

Allah é Al-Musawwir (em árabe: ٱلْمُصَوِّرُ), que significa que Ele traz à existência tudo o que quer e da forma que quer. Ele diz, kun faya kun, “Seja! e é”. Ele é o Criador de cada criação e deu-lhe uma forma especial que a distingue.


Raiz árabe

Da raiz sad-waw-ra (ص و ر), que tem as seguintes conotações árabes clássicas: fazer algo inclinar-se, inclinar-se ou curvar-se em direção a, formar, moldar, esculpir, imaginar algo, ter uma inclinação ou desejo em relação a algo.

Os nomes da criação

Tal como mencionamos no nome Al-Khaliq (o criador), também há outros dois nomes semelhantes, Al-Bari (o produtor ou o criador) e Al-Musawwir (o modelador). Estes nomes podem parecer sinônimos da capacidade de Allah para inventar ou criar. No entanto, são distintos e oferecem um significado único, revelando diferentes aspectos da criação de Allah. Por exemplo, diz-se frequentemente que estes três nomes representam uma ordem para a Sua criação. Primeiro, temos Al-Khaliq, O Criador. Aquele que produz algo a partir do nada, ou seja, planeja e cria. Em segundo lugar, está Al-Bari, O Produtor – aquele que inicia e traz à existência. Por último, Ele é Al-Musawwir, O Modelador – Ele organiza e molda a disposição da criação.

O que é surpreendente é que estes nomes são seguidos nesta sequência exata, com base no seu significado na seguinte ayah:

هُوَ ٱللَّهُ ٱلۡخَٰلِقُ ٱلۡبَارِئُ ٱلۡمُصَوِّرُۖ لَهُ ٱلۡأَسۡمَآءُ ٱلۡحُسۡنَىٰۚ يُسَبِّحُ لَهُۥ مَا فِي ٱلسَّمَٰوَٰتِ وَٱلۡأَرۡضِۖ وَهُوَ ٱلۡعَزِيزُ ٱلۡحَكِيمُ

Huwal Laahul Khaaliqul Baari ul Musawwir; lahul Asmaaa’ul Husnaa; yusabbihu lahoo maa fis samaawaati wal ardi wa Huwal Azeezul Hakeem

Tradução:

“Ele é Allah, O Criador, O Iniciador da criação, O Configurador; dEle são os mais belos nomes. O que há nos céus e na terra glorifica-O. E Ele é O Todo-Poderoso, O Sábio.” (Al-Hashr 59:24)

Uma analogia útil

O Imam al-Ghazali compara estes três nomes com o processo de construção de uma casa. Há o planejador, o construtor e o desenhista que lhe dá a forma final. Do mesmo modo, Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ assume os três papéis – o criador, o produtor e o desenhista. No entanto, a diferença é que nós não estamos a inventar. Só Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ cria e fá-lo a uma escala inimaginável. Ele cria a partir do nada, enquanto nós estamos apenas a encontrar maneiras de transformar a matéria de uma forma para outra. Somos limitados no que podemos fazer, enquanto a criação de Allah é ilimitada.

Abordamos o único versículo que menciona explicitamente o nome Al-Musawwir e que o estabelece como um nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Os versículos seguintes exemplificam ainda mais a qualidade de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ como sendo o Criador:

يَـٰٓأَيُّهَا ٱلۡإِنسَٰنُ مَا غَرَّكَ بِرَبِّكَ ٱلۡكَرِيمِ

ٱلَّذِي خَلَقَكَ فَسَوَّىٰكَ فَعَدَلَكَ

فِيٓ أَيِّ صُورَةٖ مَّا شَآءَ رَكَّبَكَ

Yaaa ayyuhal insaaanu maa gharraka bi Rabbikal kareem Allazee khalaqaka fasaw waaka fa’adalak Feee ayye sooratim maa shaaa’a rakkabak

Tradução:

“Ó ser humano! O que te ilude quanto a teu Senhor, O Generoso, Que te criou e te formou e te endireitou? Na forma que Ele quis, Ele te compôs.” (Al-Infitar 82:6-8)

وَمِنۡ ءَايَٰتِهِۦ خَلۡقُ ٱلسَّمَٰوَٰتِ وَٱلۡأَرۡضِ وَٱخۡتِلَٰفُ أَلۡسِنَتِكُمۡ وَأَلۡوَٰنِكُمۡۚ إِنَّ فِي ذَٰلِكَ لَأٓيَٰتٖ لِّلۡعَٰلِمِينَ

Wa min Aayaatihee khalqus samaawaati wal aardi wakhtilaafu alsinatikum wa alwaanikum; inna fee zaalika la Aayaatil lil’aalimeen

Tradução:

“E, dentre Seus sinais, está a criação dos céus e da terra, e a variedade de vossas línguas e de vossas cores. Por certo, há nisso sinais para os sabedores.” (Ar-Rum 30:22)

وَٱللَّهُ أَخۡرَجَكُم مِّنۢ بُطُونِ أُمَّهَٰتِكُمۡ لَا تَعۡلَمُونَ شَيۡـٔٗا وَجَعَلَ لَكُمُ ٱلسَّمۡعَ وَٱلۡأَبۡصَٰرَ وَٱلۡأَفۡـِٔدَةَ لَعَلَّكُمۡ تَشۡكُرُونَ

Wallaahu akhrajakum mim butooni ummahaatikum laa ta’lamoona shai’anw wa ja’ala lakumus sam’a wal absaara wal af’idata la’allakum tashkuroon

Tradução:

“E Allah vos faz sair do ventre de vossas mães, enquanto nada sabeis. E vos faz o ouvido as vistas e os corações, para serdes agradecidos.” (An-Nahl 16:78)

Reflexão

Estes versículos e os nomes das criações de Allah são um lembrete de como devemos ser gratos a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Podemos conhecer os benefícios de saber estes nomes, como já discutimos em Al-Khaliq e Al-Bari. Podemos tirar uma lição da vida do Profeta Suleiman (que a paz esteja sobre ele). Lembre-se disto enquanto ler a próxima seção: Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é o Modelador; Ele nos forma únicos e da forma que Lhe apraz.

O Profeta Suleiman (que a paz esteja sobre ele) era um rei rico, que governava os israelitas, amado pelo povo e dotado de muitas capacidades únicas. O Alcorão diz que ele era dotado da “língua dos pássaros”. Sabemos também que ele conseguia ouvir as formigas quando falavam e que podia comandar os Jinn. Além disso, era sábio: “E, com efeito, concedemos ciência a Davi e a Salomão…” (27:15). Você acha que ele cultivou esta capacidade por si próprio? Não, claro que não. Estes são os dons que só o criador pode conceder. O próprio Profeta Suleiman (que a paz esteja sobre ele) sabia disso, razão pela qual fez a seguinte du’a, que nos é contada na Surah Naml:

فَتَبَسَّمَ ضَاحِكٗا مِّن قَوۡلِهَا وَقَالَ رَبِّ أَوۡزِعۡنِيٓ أَنۡ أَشۡكُرَ نِعۡمَتَكَ ٱلَّتِيٓ أَنۡعَمۡتَ عَلَيَّ وَعَلَىٰ وَٰلِدَيَّ وَأَنۡ أَعۡمَلَ صَٰلِحٗا تَرۡضَىٰهُ وَأَدۡخِلۡنِي بِرَحۡمَتِكَ فِيعِبَادِكَ ٱلصَّـٰلِحِينَ

Fatabassama daahikam min qawlihaa wa qaala Rabbi awzi’nee an ashkura ni’mata kal lateee an’amta alaiya wa alaa waalidaiya wa an a’mala saalihan tardaahu wa adkhilnee birahmatika fee ibaadikas saaliheen

Tradução:

“Então, Salomão sorriu, prazeroso, admirado de seu dito, e disse: “Senhor meu! Induze-me a agradecer-Te a graça, com que me agraciaste e a meus pais, e a fazer o bem que Te agrade, e faz-me entrar, com Tua misericórdia, para junto de Teus servos íntegros.” (An-Naml 27:19)

A du’a completa do Profeta Suleiman (que a paz esteja sobre ele) começa com a palavra Rabbi, que significa “Meu Senhor”. Esta du’a foi destacada para vossa referência.

Concluindo sobre estes três Nomes, quer consideremos uma coisa boa ou má, é tudo perfeito porque é como Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ pretendia que fosse:

“Assim é! Allah cria o que quer. Quando decreta algo, apenas diz-lhe: ‘Sê’, então, é.” (Aal Imran, 3:47)

Fonte: My Islam – Al Musawwir

Leia sobre outros nomes em: Os 99 Nomes e Atributos de Allah


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *