Al-Malik (الملك) O Soberano

Al-Malik (الملك) O Soberano
Compartilhe

Significado de Al-Malik

O Senhor Soberano, Aquele que possui o domínio completo, Aquele cujo domínio é isento de qualquer imperfeição.

Allah é al-Malik (em árabe: ٱلْملِكُ), o significado literal em árabe é “o rei”. Ele é quem reina no domínio sobre os céus e a terra e tudo o que reside neles. Não há nada acima d’Ele, e Ele é único.


Raiz árabe

A partir da raiz mim-Lam-kaf (م ل ك), que possui as seguintes conotações clássicas árabes: possuir, possuir exclusivamente, exercer autoridade para comandar, reinar para ter domínio, ter poder dominante.

Esse nome de Allah nos diz que Ele é o Governante absoluto, sem nenhuma objeção ou parceria. Ibn Arabi diz que Al-Malik é ” Aquele a quem nada que queira fazer em Seu reino soberano é difícil”. Todas as coisas existentes vêm d’Ele, e ele preside como um governante soberano sobre tudo e todos.

Governante ou Rei

Existe uma diferença entre ٱلْمـٰلِكُ (al-Malik) e ٱلْمالِكُ (al-Maalik), foneticamente a diferença é que o segundo é dito com um alongamento na letra “A”. Al-Malik é um rei, um governante, enquanto Al-Maalik é dono e proprietário. Al-Malik é o rei, cujos limites não estão confinados em fronteiras, Ele é duradouro no tempo e no espaço. Ele nunca abdicará de Seu trono e não precisa do apoio de Seus súditos.

Nossa percepção de um rei é que ele lidera o povo, mas ele necessita da adesão de seus súditos. Sem o apoio do povo, ele não tem poder, nem domínio. Abu Dharr relatou que o Mensageiro de Allah (ﷺ) afirmou que Allah, o Altíssimo, disse: “Se o primeiro e o último dentre vós, os vivos e os mortos, aqueles que são frescos e aqueles que são maduros, tivessem os corações tão miseráveis quanto o coração do mais miserável dentre os Meus servos, isso não diminuiria nem o equivalente à asa de um mosquito de Meu domínio” [Mishkat al-Masabih, 2350].

Isso enfatiza como Ele não precisa de nada existente, Ele é totalmente independente. Se todas as pessoas tivessem corações miseráveis, ou seja, não cressem, Ele ainda seria o rei. Seu domínio não diminuiria nem mesmo um tamanho quanto a “asa de uma mosca”. Em seu livro, O Nome e o Nome, Shaikh Tosun Bayrak escreve: “Ele não precisa de Seu reino, seu reino precisa d’Ele. Ele governa sozinho; não precisa de ajuda para governar. Ele criou o universo como um local de trabalho para Sua criação, e Ele criou o dia do julgamento como um grande tribunal de justiça”.

فَتَعَٰلَى ٱللَّهُ ٱلۡمَلِكُ ٱلۡحَقُّۗ وَلَا تَعۡجَلۡ بِٱلۡقُرۡءَانِ مِن قَبۡلِ أَن يُقۡضَىٰٓ إِلَيۡكَ وَحۡيُهُۥۖ وَقُل رَّبِّ زِدۡنِي عِلۡمٗا

Fata’aalal Laahul Malikul Haqq; wa laa ta’jal bil quraani min qabli ai yuqdaaa ilaika wahyuhoo wa Alcor rabino zidnee ilmaa

Interpretação do significado:

” Então, Sublimado seja Allah, O Rei, O Verdadeiro! E não te apresses para a recitação do Alcorão, antes que seja encerrada sua revelação a ti. E dize: “Senhor meu, acrescenta-me ciência.” (Ta-Ha 20: 114)

أَلَمۡ تَرَ إِلَى ٱلَّذِينَ أُوتُواْ نَصِيبٗا مِّنَ ٱلۡكِتَٰبِ يُدۡعَوۡنَ إِلَىٰ كِتَٰبِ ٱللَّهِ لِيَحۡكُمَ بَيۡنَهُمۡ ثُمَّ يَتَوَلَّىٰ فَرِيقٞ مِّنۡهُمۡ وَهُم مُّعۡرِضُونَ

Qulil laahumma Maalikal Mulki tu’til mulka man tashaaa’u wa tanzi’ul mulka mimman tashhaaa’u wa tu’izzu man tashaaa’u wa tuzillu man tashaaa’u biyadikal khairu innaka ‘alaa kulli shai’in Qadeer

Interpretação do significado:

“Não viste aqueles aos quais fora concedida uma porção do Livro enquanto convocados ao Livro de Allah, para que julgasse, entre eles. Em seguida, um grupo deles voltou as costas, dando-lhe de ombros?” (Al Imran 3:26)

فَتَعَٰلَى ٱللَّهُ ٱلۡمَلِكُ ٱلۡحَقُّۖ لَآ إِلَٰهَ إِلَّا هُوَ رَبُّ ٱلۡعَرۡشِ ٱلۡكَرِيمِ

Fata’aalal Laahul Malikul Haqq; laaa ilaaha illaa huwa rabbul arshil kareem

Interpretação do significado:

“Então, Sublimado seja Allah, O Rei, O Verdadeiro! Não existe deus senão Ele. Ele é O Senhor do nobre Trono!” (Al-Mu’minun 23: 116)

هُوَ ٱللَّهُ ٱلَّذِي لَآ إِلَٰهَ إِلَّا هُوَ ٱلۡمَلِكُ ٱلۡقُدُّوسُ ٱلسَّلَٰمُ ٱلۡمُؤۡمِنُ ٱلۡمُهَيۡمِنُ ٱلۡعَزِيزُ ٱلۡجَبَّارُ ٱلۡمُتَكَبِّرُۚ سُبۡحَٰنَ ٱللَّهِ عَمَّا يُشۡرِكُونَ

Huwal-laahul-lazee laaa ilaaha illaa huwal-malikul quddoosus-salaamul muminul muhaiminul-azeezul jabbaarul-mutakabbir; Subhaanal Laahi Ammaa Yushrikoon

Interpretação do significado:

“Ele é Allah. Não existe deus senão Ele, O Rei, O Puro, A Paz, O Confortador, O Predominante, O Todo-Poderoso, O Transcendente, O Orgulhoso. Glorificado seja Allah, acima do que idolatram!” (Al-Hashr 59:23)

Do Hadith, foi mencionado do Mensageiro de Allah (ﷺ): “O nome mais terrível à vista de Allah no Dia da Ressurreição será (o de) um homem que se chama Malik al-Amlak (o rei dos reis)” [Sahih al-Bukhari, 6205]. Não pode haver rei dos reis, pois Allah é o Rei dos reis. Nomear outro ser dessa forma seria uma blasfêmia.

Reflexão

Nossa crença e compreensão de que Allah é al-Malik (o Rei) nos permite perceber que todos os assuntos que buscamos pertencem a Ele. Nós percebemos como esse nome abrange uma aura de grandeza e majestade. Allah tem conhecimento completo, poder e governa sobre toda a Sua criação. Portanto, se buscarmos refúgio, deveríamos confiar em Allah, já que só Ele pode nos ajudar a fornecer alívio. Se buscarmos a recompensa, devemos pedir ao Rei dos reis, porque Ele é o único fornecedor verdadeiro sem limitações.

Essa crença também nos liberta dos grilhões da dependência de líderes ricos que podem nos induzir ao comprometimento de nossa moral e integridade para que trabalhemos a seu favor. As pessoas tentarão usar continuamente fama, dinheiro e poder para controlar e influenciar nosso comportamento em prol de seus benefícios. Mas, para quem conhece Allah como al-Malik é possível romper com o poder que outros tentam nos impor. A consciência nos permite enxergar a ilusão e não nos rendemos aos truques utilizados.

Uma pessoa que tem Allah só precisa d’Ele; ela está livre de desejos mundanos e pode encontrar a felicidade interior. Ela pode, então, concentrar-se em como cumprir seus deveres e obrigações como muçulmana, para que possa viver como um rei no Akhirah.

Existem outros versículos no Alcorão que fazem menção a esse nome com suas variações. Se você quiser ler mais, consulte a Surah Fatiha Ayah 4, Surah Buruj Ayah 9, Surah al-A’raf Ayah 158.

Fonte: https://myislam.org/99-names-of-allah/al-malik/
Leia também: 10 Bons Hábitos para Muçulmanos Desenvolverem


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *