Al Ghaffar (الغفار) O que Perdoa

Al Ghaffar (الغفار) O que Perdoa
Compartilhe

Significado de Al Ghaffar

O Perdoador, O Sempre Perdoador, O Mais Perdoador.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Ghaffar (em árabe: ٱلْغَفَّارُ), Ele vê nossos pecados e desobediências, mas ainda assim perdoa e aceita o arrependimento dos sinceros. Ele mostra compaixão e perdão sem fim, não importa quão grande ou pequeno seja o pecado. Ele é o mais clemente e gosta de perdoar.


Raiz árabe

Da raiz ghayn-fa-ra (غ ف ر), que tem as seguintes conotações árabes clássicas: cobrir, velar, ocultar, esconder, perdoar, endireitar, cobrir uma coisa, protegê-la da sujidade.

Os nomes Al-Ghaffar, Al-Ghaffur e Al-Ghafir referem-se todos ao atributo de Allah de ser indulgente. Em conjunto, foram mencionados um total de 97 vezes no Alcorão. Dessas 97 ocorrências, o Alcorão menciona Al-Ghaffur 91 vezes, Al-Ghaffar 5 vezes e Al-Ghafir apenas uma vez.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ gosta de perdoar

Estes nomes se referem à natureza de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ de ser indulgente. Ele quer perdoar aqueles que buscam o istighfar (perdão). Annas (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou: O Mensageiro de Allah ﷺ disse: “Allah, o Exaltado, disse: ‘Ó filho de Adam, Eu te perdoo, enquanto orares a Mim e esperares o Meu perdão, por quaisquer pecados que tenhas cometido. Ó filho de Adam, não me importa que os teus pecados atinjam a altura do céu, se pedires o Meu perdão, Eu tem perdoarei. Ó filho de Adam, se vieres a Mim com uma carga de pecados na terra, e Me encontrares sem Me associares a nada, Eu corresponderei a isso com uma carga de perdão na terra.”‘ [Riyad as-Salihin, 442]

A partir deste hadith, aprendemos que nunca é tarde demais para alguém que procura o perdão do seu Senhor, mesmo que os seus pecados “atinjam a altura do céu”. Nunca sintas que estás a sobrecarregar, a pedir demasiado, ou que é demasiado tarde. Isso seria um insulto à misericórdia de Allah, que é Al-Ghaffar, o Indulgente, aquele que perdoa perpetuamente.

Uma pessoa que pecou não deve desacreditar na misericórdia de Allah. No versículo seguinte, é-nos dito que aquele que peca só prejudica a si próprio quando desobedece a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Não prejudicou Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, mas enganou a si próprio, privando-se de alguma bondade. Como uma pessoa que cola num teste. Pode obter uma boa nota na aula, mas perderá o benefício de ter esse conhecimento e pagará o preço no mundo real.

۞قُلۡ يَٰعِبَادِيَ ٱلَّذِينَ أَسۡرَفُواْ عَلَىٰٓ أَنفُسِهِمۡ لَا تَقۡنَطُواْ مِن رَّحۡمَةِ ٱللَّهِۚ إِنَّ ٱللَّهَ يَغۡفِرُ ٱلذُّنُوبَ جَمِيعًاۚ إِنَّهُۥ هُوَ ٱلۡغَفُورُ ٱلرَّحِيمُ

Qul yaa’ibaadiyal lazeena asrafoo ‘alaaa anfusihim laa taqnatoo mirrahmatil laah; innal laaha yaghfiruz zunooba jamee’aa; innahoo Huwal Ghafoorur Raheem

“Dize: Ó servos Meus, que transgredistes contra vós mesmos [pecando], não desespereis da misericórdia de Allah. De facto, Allah perdoa todos os pecados. Em verdade, Ele é o Indulgente, o Misericordioso.'” (Az-Zumar, 39:53)

فَقُلۡتُ ٱسۡتَغۡفِرُواْ رَبَّكُمۡ إِنَّهُۥ كَانَ غَفَّارٗا

Faqultus taghfiroo Rabakum innahoo kaana Ghaffaaraa

“”E disse: ‘Implorai perdão a vosso Senhor – por certo, Ele é Perdoador’.” (Nuh, 71:10)

Mesmo o que é considerado como o pecado imperdoável shirk (ou seja, associar parceiros a Allah سُبْحَٰنَهُۥوَتَعَٰلَىٰ) pode ser perdoado. O Alcorão diz: “Por certo, Allah não perdoa que Lhe associem outra divindade, e perdoa tudo o que for, afora isso, a quem quer. E quem associa a Allah, com efeito, forjará formidável pecado.” (Alcorão, 4:48) e noutro versículo: “Por certo, Allah não perdoa que Lhe associem outra divindade, e perdoa tudo o que for afora isso, a quem quer. E quem associa a Allah, com efeito, se descaminhará com profundo descaminhar.” (Alcorão 4:116)

Mas, como outros exegetas assinalaram na Sura Az-Zumar, “Em verdade, Allah perdoa todos os pecados.” Todos os sahabah antes do tempo do Profeta eram considerados mushrikin, mas mudaram, pediram perdão e Allah os perdoou. O Alcorão só fala de uma pessoa que não é perdoada se tiver morrido depois de ter cometido shirk (por exemplo, o pai do Profeta Ibrahim que morreu pagão) e tiver optado por rejeitar ou negar o Islam.

Os outros versículos do Alcorão que incluem o nome Al-Ghaffar

وَإِنِّي لَغَفَّارٞ لِّمَن تَابَ وَءَامَنَ وَعَمِلَ صَٰلِحٗا ثُمَّ ٱهۡتَدَىٰ

Wa innee la Ghaffaarul liman taaba wa aamana wa ‘amila saalihan summah tadaa

“”E, por certo, sou Perdoador de quem se volta arrependido e crê e faz o bem, em seguida, se guia.” (Ta-Ha 20:82)

رَبُّ ٱلسَّمَٰوَٰتِ وَٱلۡأَرۡضِ وَمَا بَيۡنَهُمَا ٱلۡعَزِيزُ ٱلۡغَفَّـٰرُ

Rabbus samaawaati wal ardi wa maa bainahumal Azeezul Ghaffaar

“O Senhor dos céus e da terra e do que há entre ambos, O Todo-Poderoso, O Constante Perdoador.” (Sad 38:66)

خَلَقَ ٱلسَّمَٰوَٰتِ وَٱلۡأَرۡضَ بِٱلۡحَقِّۖ يُكَوِّرُ ٱلَّيۡلَ عَلَى ٱلنَّهَارِ وَيُكَوِّرُ ٱلنَّهَارَ عَلَى ٱلَّيۡلِۖ وَسَخَّرَ ٱلشَّمۡسَ وَٱلۡقَمَرَۖ كُلّٞ يَجۡرِي لِأَجَلٖ مُّسَمًّىۗ أَلَا هُوَ ٱلۡعَزِيزُٱلۡغَفَّـٰرُ

Khalaqas samaawaati wal arda bilhaqq; yukawwirul laila ‘alan nahaari wa yukawwirun nahaara ‘alaal laili wa sakhkharash shamsa walqamara kulluny yajree li ajalim musammaa; alaa Huwal ‘Azeezul Ghaffaar

“Ele criou os céus e a terra, com a verdade. Ele enrola a noite no dia e enrola o dia na noite. E submeteu o sol e a lua; cada qual corre até um termo designado. Ora, Ele é O Todo-Poderoso, O Perdoador.” (Az-Zumar 39:5)

تَدۡعُونَنِي لِأَكۡفُرَ بِٱللَّهِ وَأُشۡرِكَ بِهِۦ مَا لَيۡسَ لِي بِهِۦ عِلۡمٞ وَأَنَا۠ أَدۡعُوكُمۡ إِلَى ٱلۡعَزِيزِ ٱلۡغَفَّـٰرِ

Tad’oonanee li-akfura billaahi wa ushrika bihee maa laisa lee bihee ilmunw wa ana ad’ookum ilal’Azeezil Ghaffaar

“”Vós me convocais, para que eu renegue a Allah e Lhe associe o de que não tenho ciência enquanto eu vos convoco aO Todo-Poderoso, aO Perdoador.” (Al-Ghafir 40:42)

Pares de nomes e número de vezes mencionadas

Ar-Rahim (Misericordioso) 42

Al-Halim (O Clemente) 4

Al-Afuww (O que apaga os pecados) 4

Ash-Shakur (Agradecido) 3

Al-Aziz (O Eminente) 2

*Estes são alguns dos pares com Al-Ghaffar e Al-Ghafur.

Reflexão

Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Allah (ﷺ) disse: O servo (que esconde) as falhas dos outros neste mundo, Allah esconderá suas falhas no Dia da Ressurreição [Sahih Muslim 2590b & Sahih (Al-Albani) Sunan Abi Dawud, 4893]. A lição por trás disso não é esconder atos ilegais das autoridades em si, mas sim servir como um lembrete para evitar procurar a feiura nas pessoas.

Algumas pessoas procuram ativamente e, quando encontram, ficam encantadas. Têm uma desconfiança inerente nas pessoas e, por isso, quando a sua suspeita é confirmada, ficam satisfeitas. Outras pessoas podem encontrar prazer em ver o defeito nos outros como uma forma de evitar lidar com as suas deficiências.

O melhor para o crente é procurar o bem, uma vez que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ quer perdoar aos Seus servos. Ele quer que aqueles que cometem erros se elevem, ou seja, que procurem o Seu perdão e sejam melhores por causa disso. Devemos dar às pessoas a mesma oportunidade. É preciso ser vulnerável até certo ponto, e isso não é uma fraqueza. Lidere com amor, confiança e compaixão. Só depois de a sua bondade ser aproveitada é que você deve rever os seus termos de interação com aquele indivíduo em particular. Seja generoso e evite se tornar amargo para com a humanidade em geral.

Fonte: My Islam – Al Ghaffar

Leia sobre outros nomes em: Os 99 Nomes e Atributos de Allah


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *