O Pensamento Começa no Coração

O Pensamento Começa no Coração
Compartilhe

Dois anos atrás, quando fiz uma breve apresentação sobre esse assunto, ela provocou uma grande controvérsia entre os ouvintes, que talvez pensassem no coração como nada mais do que um órgão piegas de amor.

Mas depois de dois anos estudando Alcorão, Hadith e árabe, mantenho minha posição ainda mais firme: sentimento gera pensamento. Não tenho muito suporte científico para isso, mas o hadith e os versos do Alcorão falam por si. Eu espero que algum dia, alguém faça uma extensa pesquisa científica sobre este tópico. (leia também: Polindo o Coração)

Vamos atacar o cerne disso, não é?

1. Do Alcorão

“Então, não caminharam eles na terra, para que tivessem corações, com que razoassem, ou ouvidos, com que ouvissem? Pois, por certo, não são as vistas que se enceguecem, mas se enceguecem os corações que estão nos peitos.” [Alcorão, 22:46]

Os corações são a principal fonte de raciocínio. Aqui, a racionalidade foi associada a ela, pois nenhum órgão funciona se o coração não funcionar.

“Então, tu vês aqueles, em cujos corações há enfermidade se apressarem para eles, dizendo. . .” [Alcorão, 5:52]

Em quase todos os lugares, os sentimentos precedem o pensamento. O que você sente é o que você costuma dizer. Tudo começa desde a raiz, até o fruto. É realmente pensar antes de falar, ou melhor, sentir antes de fazer?

“O Dia em que não beneficiará [ninguém] riqueza ou filhos. Exceto a quem chegar a Allah, com coração imaculado.” [Alcorão, 26:88-89 ]

Você tem um coração danificado e isso faz muita diferença. Portanto, não aceite isso sem entusiasmo!

“Então eles não refletem sobre o Alcorão, ou há cadeados em [seus] corações?” [Alcorão, 47:24 ]

Isso implica que não se pode refletir se o coração estiver bloqueado. Talvez devêssemos tentar pensar com o coração aberto em vez de com a mente aberta, porque se o coração estiver aberto, eventualmente a mente também se abrirá, pois o pensamento brota do coração.

“E agarrai-vos todos à corda de Allah e não vos separeis. E lembrai-vos da graça de Allah para convosco, quando éreis inimigos e Ele vos pôs harmonia entre os corações, e vos tornastes irmãos, por Sua graça. E estáveis a beira do abismo do fogo e Ele, deste, vos salvou. Assim, Allah torna evidentes, para vós Seus sinais, para vos guiardes” [Alcorão, 3:103] 

Mentes brilhantes pensam igual? Que tal isso: Grandes corações se unem da mesma forma.

2. Do Hadith

Allah disse, “Eu preparei para Meus servos justos (coisas excelentes) como nenhum olho jamais viu, nenhum ouvido jamais ouviu, nenhum coração humano jamais pode pensar.” [Bukhari]

O coração também é a fonte da imaginação.

“Allah perdoou minha nação pelas más sugestões de seus corações, desde que eles não ajam ou falem sobre isso, e pelo que são forçados a fazer.” [Ibn Majah]

A falsa dicotomia da cabeça versus coração não pode ser resolvida pela mente ganhando domínio sobre as emoções, mas sim pelo aumento do equilíbrio entre os dois sistemas.

“Em verdade, Allah não olha para seus corpos nem para seus rostos, mas Ele olha para seus corações.” [Muslim]

Você não pode ter uma fruta doce com uma raiz amarga.

Narrado por Abu Hurairah, “eu fui até o Profeta (saws) e estendi minha vestimenta para ele, ele, por sua vez, pegou-a e juntou em meu coração (peito), então eu não me esqueci depois disso [de qualquer Hadith]. [Tirmidhi]

Isso foi realmente novo para mim porque eu nunca teria relacionado o esquecimento com o órgão bombeador de sangue, mas agora eu sei porque eles dizem “saiba de cor”.

3. Da Ciência

O coração sente a informação emocional cinco a sete segundos antes de acontecer, enquanto o cérebro a sente três a cinco segundos antes. Portanto, as emoções não são apenas importantes contribuintes para nossa produção de pensamentos, mas também podem ser uma das melhores maneiras de influenciar e criar uma mudança no que e como pensamos.

Em 1974, os pesquisadores franceses Gahery e Vigier, estimularam o nervo vago (pneumogástrico – que transporta sinais do coração para o cérebro) em gatos e descobriram que o coração e o sistema nervoso não estavam simplesmente seguindo as direções do cérebro.

Em 1983, o coração foi reclassificado como uma glândula endócrina quando um novo hormônio chamado fator natriurético atrial (ANF), que afeta vasos sanguíneos, rins, glândulas suprarrenais e regiões reguladoras do cérebro, foi descoberto sendo produzido pelo coração.

O Dr. J. Andrew Armour descobriu que o coração também contém um tipo de célula conhecido como adrenérgico cardíaco intrínseco (ICA), que sintetiza e libera neurotransmissores que antes se pensava serem produzidos apenas por neurônios no cérebro e nos gânglios nervosos.

O coração começa a bater no feto antes que o cérebro esteja formado, um processo que os cientistas chamam de “ auto rítmico ”.

O Dr. Armour introduziu o conceito de um “ cérebro do coração ” funcional em 1991. Considerado uma entidade independente, o cérebro do coração é composto por uma elaborada rede de neurônios, células de suporte e neurotransmissores que o capacitam a processar informações, aprender, lembrar e produzir sentimentos do coração e, em seguida, transmitir esta informação de uma célula para outra.

“Observamos que o coração agia como se tivesse uma mente própria e afetava profundamente a percepção, a inteligência e a consciência”, explicou McCraty.

De acordo com Goleman, é o QE (Quociente Emocional) de uma pessoa que permite que ela tenha sucesso na vida tanto ou mais do que seu QI (Quociente de Inteligência).

Durante os anos 60 e 70, os fisiologistas pioneiros John e Beatrice Lacey conduziram pesquisas que mostraram que o coração realmente se comunica com o cérebro de maneiras que afetam muito a maneira como percebemos e reagimos ao mundo ao nosso redor.

O neurologista Antonio Damasio enfatiza a racionalidade da emoção em seu livro O erro de Descartes, onde enfatiza a importância das emoções na tomada de decisões. Ele aponta que pacientes com danos cerebrais nas áreas do cérebro que integram os sistemas emocional e cognitivo não podem mais funcionar efetivamente no mundo cotidiano, mesmo que suas habilidades mentais sejam perfeitamente normais.

Conclusão

Não quero dizer que o cérebro não tenha propósito em nossas vidas. Existem muitos lugares onde Allah (louvado seja) mencionou o uso do intelecto, mas o ponto principal permanece – o coração é uma parte importante de tudo.

Você tem que regar as raízes primeiro. Não corte a conexão com seu coração apenas porque deseja ser uma pessoa lógica e racional, enterrando-o sob os escombros da escuridão.

Nunca é tarde demais. Há tempo até que o último suspiro saia de nossos pulmões. Cure o coração para curar o cérebro e consertar as ações. Em vez de confiar apenas em si mesmo ou nas pessoas ao seu redor, busque a ajuda de Allah (louvado seja) como o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava fazer.

A súplica que ele (viu) disse com mais frequência foi: “Ó Modificador de corações, firma meu coração em Tua religião.” [Tirmidhi]

Que Allah (swt) dê a cada um de nós um coração tão saudável.

por Samina Farooq

Fonte: Understand Quran


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *