Al-Yassa’ (que a paz esteja sobre ele)

Al-Yassa’ (que a paz esteja sobre ele)
Compartilhe

Al-Yassa’, também conhecido como Eliseu, é considerado um profeta no Judaísmo, Cristianismo e Islam. Al-Yassa’ foi um dos Filhos de Israel descendente de Yusuf ibn Ya’qub ibn is-haaq ibn Ibraahim al-khalil.

Allah enviou Al-Yassa’ como sucessor do Profeta Ilyas (clique aqui para ler a história de Ilyas), que a paz esteja sobre ambos, para ajudar a guiar os filhos de Israel. Ele viveu entre seu povo e os exortou a obedecer às leis e aos mandamentos de Allah.


Não se sabe muito sobre sua vida, mas o Alcorão fala muito bem dele nos dois versos mencionados. Allah diz na Sura Al-An’am Ayat 84-87:

“E dadivamo-lo com Isaque e Jacó. A ambos guiamos. E a Noé, guiamo-lo, antes. E, de sua descendência, guiamos a Davi e a Salomão e a Jó e a José e a Moisés e a Aarão – e, assim, recompensamos os benfeitores – e a Zacarias e a Yahia, João-Batista, e a Jesus e a Elias – todos eram dos íntegros – e a Ismael e a Eliseu e a Jonas e a Lot – e a todos eles preferimos aos mundos – e a alguns de seus pais, e de sua descendência, e de seus irmãos. E Nós os elegemos e os guiamos a uma senda reta.”.

Na Sura Sad Ayat 48-50 Allah (SWT) diz:

 “E menciona Ismael e Al Yassa e Zal-Kifl. E todos eles estão entre os melhores. Esta é uma Mensagem. E, por certo, haverá, para os piedosos, aprazível retorno: os Jardins do Éden, de portas abertas para eles.”

Ibn Kathir relatou que após a morte de Ilyas, a dissensão aumentou, eventos ruins tomaram impulso e os pecados aumentaram em todos os lugares. Eventualmente, o número de tiranos aumentou, assim como a tentiva de matar os Profetas.

Existem fontes que afirmam que Al-Yassa’ chegou a se esconder com Ilyas em uma caverna no Monte Qasium para escapar do rei de Ba’alabak. Quando Ilyas faleceu, ele o sucedeu como Profeta.

A história de Al-Yassa’ é contada com mais detalhes nas escrituras hebraicas e na Bíblia, mas em todos os textos uma coisa permanece consistente e de onde podemos aprender muito: o caráter nobre de Al-Yassa’.

Ele realmente amava e estava empenhado em guiar seu povo no caminho certo. Ele era justo e consistentemente mostrou humildade, paixão e sempre adotou a postura e atitude certa. Isso é algo pelo qual todos podemos nos esforçar e praticar.

Allah diz na Sura Baqarah,

“A bondade não está em voltardes as faces para o Levante e para o Poente; mas a bondade é a de quem crê em Allah, e no Derradeiro Dia, e nos anjos, e no Livro, e nos profetas; e a de quem concede a riqueza, embora a ela apegado, aos parentes, e aos órfãos, e aos necessitados, e ao filho do caminho, e aos mendigos, e aos escravos; e a de quem cumpre a oração e concede az-zakah; e a dos que são fiéis a seu pacto, quando o pactuam; e a dos que são perseverantes na adversidade e no infortúnio e em tempo de guerra. Esses são os que são verídicos e esses são os piedosos.”. (Alcorão 2:177)”


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *