Qual a Situação da Mulher que se Converte ao Islam e é Casada com um Não Muçulmano?

Qual a Situação da Mulher que se Converte ao Islam e é Casada com um Não Muçulmano?
Compartilhe

Este é assunto extremamente delicado e cada caso deve ser analisado pontualmente. Recomendamos que a nova revertida busque orientação com as pessoas de maior conhecimento em sua comunidade, além de levar o marido para estas sessões de aconselhamento, pois, com a permissão de Allah, louvado seja, ele também pode ser tocado pela luz do Islam.


Se uma mulher se torna muçulmana e o marido dela é um kaafir (incrédulo), então, torna-se obrigatório para ela se separar dele – esta é a regra aceita pelo consenso dos sábios muçulmanos – e não é permitido que ela permaneça com ele em seu estado de shirk (descrença), pois pela revelação de Allah (interpretação do significado):

“Não as restituais aos incrédulos, porquanto elas não lhes cabem por direito (como esposas), nem eles a elas…” (Al-Mumtahinah 60:10).

É dever dela convidá-lo para o Islam e tentar convencê-lo de várias formas na esperança de que Allah possa atender seus esforços e concedê-la a grande recompensa de guiá-lo através dela. O profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) um vez disse a Ali (que Allah esteja satisfeito com ele) quando o enviou para um povo que era idólatra:

“Convide-os para o Islam e informe o que é requerido deles, pois (eu juro) por Allah, quando Allah guiar um homem através de ti, é melhor do que se tivesses humr um-na’am (um tipo particular de camelo que é o mais requisitado e caro dentre os árabes)” (Al-Bukhari, Fath il-Baari 3009).

Em relação ao curso do casamento, e o que ela deve fazer se o marido dela aceitar o Islam ou não, Ibn ul-Qayyim (que Allah tenha piedade dele) disse:

“O que é indicado pela evidência de seu governo (do profeta) é de que o casamento é mawquf, ou em suspensão; se o marido dela aceitar o Islam antes do final do ‘iddah dela (período de espera), então ela permanece sendo sua esposa. Se o ‘iddah dela termina, então ela tem o direito de casar-se com quem quiser ou, se quiser, pode esperar (na esperança de que ele ainda possa aceitar o Islam). Se ele então aceitar o Islam, ela se torna sua esposa sem a necessidade de renovar o casamento”. (Zaad ul-Ma’aad, Vol 5 p.138).

Wallahu a’lam (e Allah, o Maior Conhecedor, sabe o que é mais verdadeiro e correto). Que Allah, louvado e glorificado seja, oriente-nos e nos dê firmeza para fazer sempre o que Lhe agrada.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *