Dicas para o Ramadan de Novos Muçulmanos

Dicas para o Ramadan de Novos Muçulmanos
Compartilhe


Você está vindo pelas várias postagens emocionantes e por estar vislumbrando o Ramadan, como ao virar da esquina. Ou se você acabou de se reverter ao Islam e está se sentindo um pouco apreensivo sobre o que esperar, aqui vai uma pequena tentativa de minha parte para ajudá-lo a superar o nervosismo inicial, inshaAllah


# 1 Dua Dua Dua

Se você sentir que ninguém entende o que você está passando, então saiba que Allah SWT Sabe! Então clame a Ele e chore um pouco mais, pedindo-Lhe que  torne as coisas fáceis; com a ajuda Dele, você pode mover montanhas e alcançar seus objetivos com facilidade. Nada é muito difícil ou pesado quando você tem Allah SWT ao seu lado.

Coloque as suas preocupações em Suas mãos e liberte sua mente e seu coração das cargas emocionais e físicas que você pode estar enfrentando. Imagine como você confiaria em seu melhor amigo, dizendo suas preocupações como se  ele soubesse como ajudá-lo. A ajuda e o apoio virão  através  de Allah, que  está além de qualquer comparação e Sua ajuda está além de qualquer coisa que você possa imaginar.

Faça bom uso de todos dos momentos especiais quando as Duas são aceitas. A Dua de um crente aflito é sempre respondida por Allah (glorificado seja).

# 2 Ore

Algo tão simples como duas ou mais rakats pode aliviar as tensões e preocupações que você tem, a oração pode apagar as cicatrizes e curar as feridas que você nunca soubera que existira. Ore para elevar seu Imaan – essa é  a maneira mais incrível de passar o tempo durante o Ramadan. Além de receber bênçãos maravilhosas do seu Senhor, você também vai aprender a controlar e domar seu ego, tornando todo o processo de Ramadan mais doce e, in sha Allah, gratificante.

# 3 Saiba!

Quando você aprende algo, ele se torna familiar e, por sua vez, torna mais fácil para você seguir e compreender. A teoria da ciência pode fazer nenhum sentido em tudo, mas se você passar algum tempo estudando sobre isso, torna-se mais fácil de entender o conceito. Agora, você não tem nenhuma hesitação em colocar o seu conhecimento novo em prática. O mesmo poderia ser dito sobre o Ramadan. Quando você aprende mais sobre o mês abençoado e os benefícios que ele traz, vai ser muito mais fácil para que você possa utilizá-lo da melhor maneira possível.

#4  Você não está sozinho

Visite mesquitas ou organizações locais para manter contato com companheiros muçulmanos que se reverteram recentemente, ou mesmo os muçulmanos que praticam o DIn.

Cerque-se com grupos de apoio – o que fará com que as suas preocupações e lutas se tornem muito mais fáceis -, ao invés de lutar contra todas as preocupações e inseguranças por si mesmo; mas se você não encontrar um, lembre-se sempre, você tem Allah (glorificado seja) com você todo o tempo.

# 5 Não sinta tímido para participar de Iftaar

Se os seus amigos muçulmanos ou família o convidam para iftaar, aceite e vá. Não! Você não será um fardo para eles e você não tem que se sentir tímido por isso! Essa é uma boa maneira de passar o tempo e aprender mais sobre esta bela religião.

Divirta-se  planejando o  Iftaar – que são halal e educacional. Ao se reunir e preparar as refeições para iftaar, realize testes ou outras competições, dê prêmios ou discuta sobre algum tema a cada dia – pode ser sobre tópicos que você está achando difícil de entender ou qualquer coisa geral. (Ramadan-Blog_Tear_imsg_inside)

Que melhor maneira de passar o mês de Ramadan, se entregando às conversas que giram em torno do Islam e Allah (glorificado seja). Os anjos se reúnem em lugares aonde as pessoas vêm para buscar o conhecimento, imagine ser cercado por anjos que estão invocando a misericórdia e o amor de Deus em você! Não há nada mais relaxante do que isso!

# 6 Está tudo bem se você vacilar em algum momento.

Se você sentir que você não está vivendo à altura dos desafios e metas que você definiu para si mesmo, está tudo bem; você precisa relaxar. Allah (glorificado seja) o recompensa por suas intenções e Ele (glorificado seja)  não sobrecarrega você mais do que você pode conseguir. Por isso, não se sobrecarregue com as expectativas que são demasiado elevadas para se atingir. Anime-se e não deixe a bagunça de Shaytan em sua mente. Continue fazendo pequenas ações consistentes, mesmo que isso signifique recitar meia página do Alcorão por dia; não perca tempo com o que você perdeu, em vez disso, se concentre no que você pode fazer!

Pontos para lembrar:

Se você está com medo de não acordar para Suhoor, você pode pedir para algum amigo te dar uma ligada para verificar se você acordou.

Você pode se sentir com fome num dia ou mais durante o período de jejum, não é incomum ou algo para se envergonhar. Mesmo aqueles que já jejuam durante anos podem sentir uma sensação incômoda de fome por um par de dias ou mais, mas seu corpo vai se ajustar ao jejum em algum momento.

Planejar as suas refeições e comprar seus mantimentos de antemão, para que você tenha o que precisa para preparar o Suhoor ou Iftaar a cada dia.

Leve isso como uma oportunidade para dar Dawah para sua família, que pode não conhecer os muçulmanos ainda. As ações falam mais alto que palavras e, quando combinadas com palavras gentis, podem ser cruciais em criar o tipo certo de mudança na mentalidade, inshaAllah.

Saiba, querida irmã ou irmão no Islam, que Allah (glorificado seja) vê as lágrimas e as lutas que você faz por esta religião; e nenhuma delas, absolutamente nada disso será desperdiçado. Ao invés disso, todas as dificuldades que você enfrenta, unicamente com paciência, será recompensado com generosidade magnânima que nenhum ser humano pode compreender. Ele (glorificado seja) lhe dará a partir de lugares desconhecidos e fará o seu caminho para Jannah mais fácil, inshaAllah.

Você tem algumas dicas e sugestões para convertidos em como lidar com o Ramadan? Por favor, compartilhe o que você sabe (na seção de comentários abaixo), para ajudá-los InshaAllah!

Fontes: http://www.islamawareness.net/Dua/best.html e http://islamqa.info/en/22438 


Compartilhe

O Islam

Um comentário em “Dicas para o Ramadan de Novos Muçulmanos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *