Orientações sobre Relações com não Muçulmanos

Orientações sobre Relações com não Muçulmanos
Compartilhe

Queremos saber em detalhes como os muçulmanos consideram os não-muçulmanos, e como eles se relacionam com eles de acordo com a Shari’ah islâmica?


Louvado seja Allah.

1- O Islam é a religião da misericórdia e justiça.

2- Os muçulmanos são ordenados a convidar os não-muçulmanos para o Islam, com sabedoria e uma boa explicação sobre qual é a melhor maneira de vida. Allah diz (interpretação do significado):

“E não discutais com os seguidores do Livro senão da melhor maneira – exceto com os que, dentre eles, são injustos – e dizei: “Cremos no que foi descido para vós; e nosso Deus e vosso Deus é Um só. E para ele somos muçulmanos.” (al-‘Ankabut 29:46)

3- Allah não aceita qualquer religião diferente do Islam. Allah diz (interpretação do significado):

“E quem busca outra religião que não o Islam, ela não lhe será aceita, e ele, na Derradeira Vida, será dos perdedores.” (Aal ‘Imraan 3:85)

4- Os muçulmanos devem dar ao kaafir (incrédulo), que rejeita a mensagem do Alcorão, a oportunidade de ouvir as palavras de Allah. Allah diz (interpretação do significado):

“E, se um dos idolátras te pede defesa, defende-o, até que ouça as palavras de Allah; em seguida, faze-o chegar a seu lugar seguro. Isso, porque são um povo que não sabe. ” (al-Tawbah 9: 6)

5- Os muçulmanos devem diferenciar os kuffar (incrédulos) nas suas relações com eles. Devem promover a paz com quem promove a paz, e travar uma guerra (jihad) contra aqueles que se interpõem no caminho de espalhar a mensagem do Islam, fazendo-a prevalecer na terra.

6- No que diz a respeito a questões de amor e ódio no coração, a atitude dos muçulmanos para com os não-muçulmanos é baseada na atitude dos não-muçulmanos. Se eles adoram Allah e não associam qualquer coisa a Ele, assim, Allah os amará. Se eles associarem outros na adoração a Ele, ou não acreditarem Nele, ou adorarem outros ao lado d’Ele, ou se forem hostis para com a Sua religião e odiarem a verdade, então é obrigatório odiá-los em nossos corações.

7- Odiá-los em nossos corações não significa que devemos oprimir ou maltratá-los, sob quaisquer circunstâncias, porque Allah disse ao Seu Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), descrevendo o que a sua atitude deve ser para os adeptos do Livro (interpretação do significado):

“Então, por isso, convoca, pois, os homens. E sê reto, como te foi ordenado, e não sigas suas paixões. E dize: “Creio nos Livros que Allah fez descer. E foi-me ordenado fazer justiça, entre vós, Allah é nosso Senhor e vosso Senhor. A nós, nossas obras, e a vós, vossas obras. Não há argumentação entre vós. Allah nos juntará. E a Ele será o destino.” (al-Shura 42:15)

8- Os muçulmanos acreditam que não é permitida, sob nenhuma circunstância, para um muçulmano maltratar um não-muçulmano que não é hostil em relação ao Islam; de modo que o muçulmano não deve cometer agressão contra ele, ou assustá-lo, ou aterroriza-lo, ou roubar sua riqueza, ou desviá-lo para um mau caminho, privá-lo de seus direitos, negar-lhe a sua confiança, negar-lhe o seu salário, tomar ou roubar o valor de seus produtos ao fazer negócio, ou reter os lucros de uma parceria se estiver em uma parceria de trabalho com ele.

9- Os muçulmanos acreditam que é obrigatório para os muçulmanos honrar os tratados ou acordos feitos com um grupo não-muçulmano. Se um muçulmano aceitou suas condições quando buscou permissão para entrar no seu país (ou seja, um visto) e se comprometeu a aderir a isso, então não é permissível que cometa o mal na sua terra, traição, roubo, assassinato ou qualquer ação destrutiva, e assim por diante.

10- Os muçulmanos acreditam que, no caso dos não-muçulmanos que lutam contra eles e os expulsa de suas casas, ou ajuda outros a fazê-lo, é permitido para os muçulmanos derramar o sangue destes não-muçulmanos e confiscar seu riqueza.

11-Os muçulmanos acreditam que é permitido para um muçulmano tratar amavelmente os não-muçulmanos que não são hostis, quer através da oferta de ajuda financeira, alimentando os famintos, dando-lhes empréstimos, se necessário ou intercedendo em relação às matérias admissíveis, ou falando gentilmente retornando a eles ou os seus cumprimentos, e assim por diante. Allah diz (interpretação do significado):

“Allah não vos coíbe de serdes blandiciosos e equânimes pra com os que não os combateram, na religião, e não vos fizeram sair de nossos lares. Por certo, Allah ama os equânimes.” (al-Mumtahanah 60: 8)

12-Não há nenhuma razão pela qual os muçulmanos não deveriam cooperar com os não-muçulmanos com relação ao estabelecimento da verdade e luta contra a falsidade, para apoiar os oprimidos e afastar o perigo da humanidade, tais como a cooperação para lutar contra a poluição ou a proteção do ambiente, ou para o combate de doenças epidêmicas e assim por diante.

13-Os muçulmanos acreditam que há diferenças entre muçulmanos e não-muçulmanos em decisões específicas, tais como diyah (dinheiro de sangue), herança, casamento, casamento, visitação à Makkah etc., como é explicado nos livros de fiqh Islâmica (jurisprudência). Este baseia-se nos comandos de Allah e Seu Mensageiro Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Nós não podemos considerar como igual aquele que crê em Allah somente, sem parceiro ou associado e aquele que não acredita em Allah ou aquele que acredita em Allah e se junta a outros na adoração a Ele, ou que se afasta da verdadeira religião.

14- Os muçulmanos são ordenados a chamar as pessoas para Allah em todos os países muçulmanos e de outras terras. Eles devem transmitir a verdadeira religião de Allah para o mundo e construir mesquitas em todas as partes do mundo, e enviar da’iys (divulgadores) para países não-muçulmanos e convidar seus líderes para introduzir a religião de Allah.

15-Os muçulmanos acreditam que outras pessoas que estão seguindo outras religiões não estão seguindo a verdadeira religião, então eles não permitem que missionários construam igrejas em países muçulmanos. Allah diz (interpretação do significado):

“Então, que é crente é como um perverso? Não, não se igualam.” (al-Sajdah 32:18)

Quem pensa que o Islam é igual às outras religiões está cometendo um grave erro. Mas os estudiosos muçulmanos abriram a porta para debater com os não-muçulmanos e permitir a oportunidade de discutir com não-muçulmanos e explicar a verdade a eles.

Finalmente, Allah diz (interpretação do significado):

“Dize: “Ó seguidores do Livro! Vinde a uma palavra igual entre vós: não adoraremos senão a Allah, e nada Lhe associemos e não tomemos uns aos outros por senhores, além de Allah.” E, se voltarem as costas, dizei: “Testemunhai que somos muçulmanos”. (Aal ‘Imraan 3:64)

“Sois a melhor oportunidade que se fez sair, para a humanidade: ordenais o conveniente e coibis o reprovável e credes em Allah. E, se os seguidores do Livro, cressem, ser-lhes-ia melhor. Dentre eles, há os crentes, mas sua maioria é perversa.” (Aal ‘Imraan 3: 110).

Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid

Fonte: islamqa.info


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *