O Uso do Masbaha

O Uso do Masbaha
Compartilhe

Qual é a decisão sobre usar o Masbahah?

Todos os louvores são para Allah.

Alguns estudiosos dizem que é permissível usar o masbahah, mas dizem que é preferível fazer o tasbeeh nos dedos; outros dizem que é bid’ah


(inovação repreensível).

Shaykh al-Islam Ibn Taymiyah disse na al-Fataawa (22/187): “alguns deles podem se mostrar colocando seus tapetes de oração sobre os ombros e carregando seus masbahahs em suas mãos, fazendo deles símbolos de religião e oração, é conhecido pelos relatos mutawaatir que nem o profeta (Que a paz e as bençãos de Allah estejam sobre ele) e nem seus companheiros usaram-nos como símbolos. Eles costumavam recitar o tasbeeh e contar nos dedos, como o hadith diz: “conte nos seus dedos, pois eles serão questionados, e serão feitos falar.” Alguns deles podem contar seu tasbeeh com pedrinhas ou caroços de tâmara. Algumas pessoas dizem que fazer o tasbeeh com o masbahah é makrooh, e alguns permitem, mas ninguém diz que tasbeeh com o masbahah é melhor do que o tasbeeh com os dedos” 
Então ele (que Allaah tenha misericórdia dele) continua para discutir o assunto de se mostrar com o masbahah, dizendo que isso é se mostrar com respeito a algo que não é prescrito pelo Islam, o que é pior do que se mostrar com algo que é prescrito.

Shaykh Muhammad ibn Saalih al-‘Uthaymeen (al-Liqa’ al-Maftooh, 3/30) foi perguntado sobre se usar o masbahah para o tasbeeh é bid’ah, e a resposta dele foi: “é melhor não fazer o tasbeeh com o masbahah, mas não é bidah, porque há uma base para isso, que é o fato de que alguns dos sahabah terem feito tasbeeh com pedrinhas. Mas o Mensageiro (Que a paz e as bençãos de Allah estejam sobre ele) ensinou que tasbeeh com os dedos é melhor, como disse: “contem com a ponta dos dedos, pois eles serão feitos falar.” Fazer tasbeeh com o masbahah não é haraam ou bid’ah, mas é melhor não faze-lo,  porque aquele que faz tasbeeh com o masbahah dispensou algo melhor. Usar o masbahah também pode estar contaminado com algum elemento de se mostrar, porque vemos algumas pessoas carregando alguns que contém mil contas, como se eles estivessem dizendo às pessoas, ‘olhem pra mim, eu faço mil tasbeehs’!”. Em segundo lugar, aqueles que usam o masbahah para o tasbeeh são comumente distraídos e não focados, então você os vê fazendo tasbeeh com as contas, mas com o olhar vagando por todo lugar, o que indica que eles não estão realmente se concentrando. É melhor fazer tasbeeh com os dedos, preferivelmente usando a mão direita ao invés da esquerda, pois o Profeta (Que a paz e as bençãos de Allah estejam sobre ele) costumava contar seu tasbeeh em sua mão direita. Se uma pessoa conta seu tasbeeh usando ambas as mãos, não há nada de errado com isso, mas é melhor usar somente a mão direita.”

Shaykh Muhammad Naasir al-Deen al-Albaani disse no Al-Silsilat al-Da’eefah (1/110), onde ele cita o hadith (fraco) ” Que bom lembrete é o subhah [masbahah]”

“Em minha visão, o significado desse hadith é inválido por um inúmeras razões:

Primeiramente, o subhah [masbahah] é bid’ah e não era conhecido no tempo do Profeta (Que a paz e as bençãos de Allah estejam sobre ele). Aconteceu depois, então como poderia ele (Que a paz e as bençãos de Allah estejam sobre ele) ter encorajado seus Sahabahs a fazer algo que era desconhecido para eles? A evidência para o que eu disse é o relatório narrado por Ibn Waddaah em Al-Bid’ wa’l-Nahy ‘anhaa de al-Salt ibn Bahraam, que disse: ‘Ibn Mas’ood passou por uma mulher que tinha um [masbahah] com o qual ela estava fazendo tasbeeh, e ele o quebrou e jogou-o ao lado, então ele passou por um homem que estava fazendo tasbeeh com pedrinhas, e ele o chutou e então disse, “Você pensa que você é melhor do que os sahabahs, mas você está seguindo bid’ah injustificada! Você pensa que tem mais conhecimento que os companheiros de Muhammad (Que a paz e as bençãos de Allah estejam sobre ele)?!” Sua isnaad é sahih para al-Salt, que é um dos confiáveis (thiqah) seguidores do Taabi’een.

Em segundo lugar, isso vai contra a guia do Profeta (Que a paz e as bençãos de Allah estejam sobre ele). ‘Abd-Allaah ibn ‘disse, ‘Eu vi o mensageiro de Allah (Que a paz e as bençãos de Allah estejam sobre ele) contando o tasbeeh em sua mão direita’.”

Ele também disse (1/117): “Se há apenas uma coisa ruim a respeito do masbahah, é que ele tira o lugar da sunnah de contar com os dedos, ainda que todos concordem que contar nos dedos é preferível, então isso é ruim o suficiente. Quão raramente eu vejo as pessoas contarem o tasbeeh nos dedos!

Além do mais, as pessoas inventaram tantas maneiras de seguir essa bid’ah, então você vê os seguidores das tareeqahs [Sufi] vestindo o masbahah ao redor de seus pescoços! Ou algum deles contando com as contas enquanto conversam ou te ouvem! Ou um outro -do tipo que eu não vejo há algum tempo- andando de bicicleta por uma rua lotada de pessoas, com o masbahah em uma de suas mãos! Eles estão mostrando às pessoas que eles não são distraídos da lembrança de Allah nem mesmo por um instante, mas em muitos casos essa bid’ah é uma causa para eles negligenciarem o que é obrigatório (waajib). Já aconteceu muitas vezes – com outros e comigo também- que ao cumprimentar uma dessas pessoas com salaam, eles respondem somente acenando e não dizendo as palavras da saudação. Os maus resultados dessa bid’ah são inumeráveis, e ninguém pode dizer melhor do que o poeta:

‘Toda bondade está em seguir aquilo que veio antes (os salaf)

Toda maldade está nas inovações daqueles que vieram depois.’”

E Allah sabe mais.

Fonte: Islam Q&A Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *