A criação do Profeta Muhammad ﷺ

A criação do Profeta Muhammad ﷺ
Compartilhe

Pergunta: Eu li em dois livros que o Profeta Muhammad ﷺ foi o primeiro a ser criado por Allah e que Ele o criou a partir de uma luz e que foi para honrar o Profeta que ele criou os outros. No entanto eu não tenho certeza da veracidade disso, espero o seu esclarecimento. Obrigado.


Resposta:

Uma questão semelhante foi dirigida à Comissão Religiosa Permanente de Consulta. Eis aqui a questão: muitas pessoas acreditam que as coisas são criadas a partir da luz de Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), e que esta luz emana da luz divina. Eles dizem a respeito disso, coisas do tipo: “eu sou a luz de Allah e todas as outras coisas provêm da minha luz.” e “A Luz de Muhammad foi a primeira criatura de Allah” e “Eu sou o Mestre, eu sou o único (Rabb, Ahad). Será que essas declarações são verídicas?

Descrever o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) como “luz emanando da luz divina” significa afirmar que a verdadeira luz divina tenha constituído a essência do profeta Muhammad, isto se opõe ao Alcorão que afirma sua essência humana. Se ela é chamada de luz no sentido de que a revelação feita por ele permitiu aos seres humanos encontrarem o caminho certo, então isto está correto.

O Comitê Permanente emitiu a este respeito, o seguinte parecer:

“O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) tem uma luz que está na mensagem e orientação com a qual Allah tem guiado a consciência de Seus servos dentre os quais Ele quis guiar. Não há nenhuma dúvida de que era a luz da mensagem e orientação vindas de Allah.

Allah diz sobre isso:

“E também te inspiramos com um Espírito, por ordem nossa, antes do que não conhecias o que era o Livro, nem a fé;porém, fizemos dele uma Luz, mediante a qual guiamos quem Nos apraz dentre os Nossos servos. E tu certamente te orientas para uma senda reta.” (Alcorão 42: 52)

Esta luz não é adquirida a partir do “selo dos santos”, como alegado por alguns ateus. Quanto ao corpo do Profeta ?, ele é constituído de sangue, carne e osso. Ele foi criado a partir de um pai e uma mãe, e ele não tinha sido criado fora deste padrão. Quanto ao que é relatado, ou seja, que a luz do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) foi a primeira coisa criada por Allah e Allah extraiu um punhado de luz de seu próprio rosto e é a partir desse punhado de luz que teria criado Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e que, quando Allah olhou para o punhado de luz saltaram faíscas e de cada faísca Allah criou um profeta… e a ideia de que todos os seres humanos são criados a partir da luz do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) – todas essas afirmações não são de nenhum modo relatadas de forma confiável a partir do Profeta ? Isto mostra, portanto, que essas crenças são falsas.

Quanto aos ditos: “Eu sou ARAB sem A, ou seja ,Rabb = Senhor” e “Eu sou Ahmad sem M ou seja = Ahad: Único”, esses ditos são relatos sem nenhum fundamento. Os atributos “Senhor” e “Único” são especificidades de Allah, e não é possível aplicá-los a nenhuma criatura. Pois eles são reservados exclusivamente aos atributos de Allah que não podem, portanto, ser atribuídos nem mesmo ao Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e muito menos as outras pessoas.

Que Allah abençoe nosso Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e sua família e companheiros.” [Comissão Religiosa Permanente de Consulta]

Fonte: IslamQA

Leia também sobre as histórias dos outros profetas: clique aqui


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *