O ‘Eid do Profeta ﷺ

O ‘Eid do Profeta ﷺ
Compartilhe

Aqui está um guia de como tirar o melhor partido do ‘Eid, inshaAllah, com bênçãos e perdão de Allah.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava oferecer as orações de ‘Eid no sítio da oração (mussala, fora da própria mesquita). Não há qualquer relato de que ele oferecia a oração de ‘Eid na sua mesquita.


Al-Shafa’i disse em al-Umm:

“Foi narrado que o Mensageiro de Allah costumava sair nas duas ‘Eids em direcção à mussala em Madinah, tal como aqueles (os califas) que vieram depois dele, a não ser que houvesse uma desculpa como chuva, etc. As pessoas de outras terras faziam o mesmo, excepto as pessoas de Makkah.”

Ele costumava vestir as suas vestimentas mais bonitas para ir rezar.

Ele tinha um fato (hullah) que ele costumava usar no ‘Eid e na oração de sexta-feira. Uma hullah é um fato de duas peças do mesmo tipo de tecido.

Ele costumava comer tâmaras antes de sair no ‘Eid Al-Fitr e costumava comer um número ímpar delas.

Anas (radiAllahu ‘anhu) disse: “O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não saía na manhã do ‘Eid Al-Fitr sem que tivesse comido algumas tâmaras e ele comia um número ímpar delas”. (Bukhari)

Ibn Qudamah disse:

“Não sabemos de qualquer diferença de opinião em relação ao facto de que é recomendável (mustahab) comer cedo no dia de ‘Eid Al-Fitr.”

A razão para comer antes da oração é para que ninguém pense que é essencial jejuar até depois da oração. E foi dito que isto é para nos apressarmos a obedecer a ordem de Allah que disse para quebrar o jejum depois d’Ele dizer para jejuar.

Se não há tâmaras disponíveis, a pessoa deve tomar qualquer outra coisa ao pequeno-almoço, mesmo sendo só água, para que essa pessoa cumpra a Sunnah em princípio, que é comer alguma coisa antes de rezar no ‘Eid Al-Fitr.

Em relação ao ‘Eid Al-Adha, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não costumava comer nada até que ele voltasse da mussala, depois ele comia alguma da carne do seu sacrifício.

Ele costumava fazer ghusl (tomar banho) em ambos os ‘Eids.

Ibn Al-Qayyim disse:

“Dois hadiths fracos (da’if) foram narrados em relação a isto… mas foi confirmado por Ibn ‘Umar, que era alguém muito interessado em seguir a Sunnah, que ele costumava fazer ghusl antes de sair no dia de ‘Eid.”

E ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava ir para a oração de ‘Eid a pé e a voltar a pé.”

Ibn ‘Umar disse: “O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava ir para a (oração de) ‘Eid a pé e voltar (para casa) a pé.” (Classificado como sahih por Al-Albani no Sahih Ibn Majah)

‘Ali Ibn Abu Talib disse: “É sunnah ir à (oração de) ‘Eid a pé”. (Classificado como hasan por Al-Albani no Sahih Al-Tirmidhi)

Al-Tirmidhi disse:

“A maioria dos sábios seguiram este hadith e disseram que é mustahab (recomendável) um homem ir a pé para a (oração de) ‘Eid. É mustahab ele não montar a não ser que tenha uma desculpa.”

(Nota: “montar” refere-se também como qualquer meio de transporte.)

Quando o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) chegava à mussala, ele começava a oração sem adhan (chamamento para a oração) ou iqamah (2º chamamento para começar a oração), e sem dizer “Al-salatu jami’ah” (“a oração vai começar”). A sunnah é não fazer estas coisas.

E ele não oferecia qualquer oração na mussala, antes ou depois da oração do ‘Eid.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) começava pela oração, antes do khutbah (palestra). Ele rezava dois rakaat (ciclos de oração), com 7 takbirs (dizer Allahu Akbar) no primeiro rakah, incluíndo o takbirat al-ihram (o takbir com o qual a oração começa), e uma breve pausa entre cada dois takbirs.

Não há nenhum relato dele dizer qualquer dhikr (lembrança de Allah) entre os takbirs, mas foi narrado que Ibn Mas’ud louvava a Allah e enviava salam sobre o Profeta(que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).

Ibn ‘Umar, que tinha interesse em seguir o Profeta(que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), costumava elevar as suas mãos com cada takbir.

Quando ele (Ibn ‘Umar) completava os takbirs, começava a recitar. Ele recitava a al-Fatiha e depois recitava Qaf wa’l Qur’an al-majid (Surah Qaf, 50) no primeiro rakah e Aqtarabat il-saa’ah wa anshaqqa al-qamar (Surah al-Qamar, 54) no outro. Algumas vezes ele recitava Sabbih isma rabbika al-A’la (Surah al-A’la, 87) e Hal ataaka hadith al-ghashiyah (Surah al-Ghashiyah, 88).

Ambos os hadiths foram narrados em relatos sahih, mas nenhuma outra surah é mencionada em relatos sahih.

Quando ele (Ibn ‘Umar) acabava de recitar ele dizia o takbir e curvava-se. Quando ele acabava de se curvar, prostrar e ficava de pé outra vez, ele dizia 5 takbirs. Quando ele completava os takbirs, ele começava a recitar outra vez. O takbir era a primeira coisa que ele fazia em cada rakah e a sua recitação era seguida por ruku’.

Al-Tirmidhi narrou do hadith de Kathir Ibn ‘Abdullah Ibn ‘Amr Ibn ‘Awf, do pai dele, do avô dele, que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) recitava o takbir na oração de ‘Eid, 7 vezes no primeiro rakah antes de recitar o Qur’an e 5 vezes no segundo rakah antes de recitar o Qur’an.

Al-Tirmidhi disse:

“Eu perguntei a Muhammad – isto é, al-Bukhari – sobre este hadith e ele disse: Não há nada mais autêntico que isto em relação a este assunto. E eu digo o mesmo.”

Quando o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) acabava a oração, ele movia-se e ficava em frente às pessoas, com as pessoas sentadas nas suas filas, e ele as abordava, pregando e exortando, com mandamentos e proibições.

Se ele quisesse dar uma missão a alguém, ele o faria, e se ele quisesse ordenar qualquer coisa, ele o faria. Não havia qualquer minbar para ele ficar lá, e o minbar de Madinah não era trazido. Pelo contrário, ele abordava as pessoas estando sobre o chão.

Jabir (radiAllahu ‘anhu) disse: “Eu participei na oração de ‘Eid com o Mensageiro de Allah(que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Ele começava com a oração antes do khutbah, sem adhan e sem iqamah, depois ele levantava-se, inclinando-se sobre Bilal, e ordenava-nos a temer e obedecer Allah. Ele pregava às pessoas e lembrava-as, depois ele ía para a parte das mulheres e pregava e lembrava-as.” (Bukhari e Muslim)

Abu Sa’id al-Khudri (radiAllahu ‘anhu) disse: “O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava sair no dia de Fitr e Adha para a mussala. Ele começava com a oração, depois ele ia e ficava em frente às pessoas, com as pessoas sentadas nas suas filas…” (Muslim)

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) começava todos os seus sermões com louvores a Allah. Não é narrado num único hadith que ele começava o khutbah do ‘Eid com takbir.

Pelo contrário, Ibn Majah narrou no seu Sunan que Sa’d al-Qaraz, o muadhin (o que chama para a oração) do Profeta disse: “O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava dizer o takbir entre os dois sermões e ele costumava dizer takbir muitas vezes durante o khutbah do ‘Eid”. [Este hadith foi classificado como da’if (fraco) por Al-Albani no Da’if Ibn Majah.]

Embora o hadith seja da’if, este também não indica que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava começar o seu khutbah com takbir.

Foi dito no Tamam al-Mannah:

“Embora não indique que é prescrito começar o khutbah do ‘Eid com takbir, o seu isnaad (corrente) é da’if e inclui um homem que é da’if e outro que é majhul (desconhecido), por isso não é permitido citá-lo como evidência que é Sunnah dizer takbir durante o khutbah.”

Ibn Al-Qayyim disse:

“As pessoas diferiram em como o khutbah no ‘Eid e na ocasião de orações para chuva (istiqa’) deve começar. Foi dito que estes devem começar com takbir e foi dito que o khutbah de istiqa’ deve começar com súplicas para perdão, e foi dito que estes devem começar com louvores.”

Sheikh al-Islam Ibn Taymiyah disse:

“Esta é a opinião correcta. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava começar todos os seus sermões com louvores a Allah.”

O Profeta(que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) concedeu uma escolha permitindo àqueles que participassem nas orações de ‘Eid ficar a ouvir o sermão ou sair.

‘Abdullah Ibn al-Sa’ib disse: “Eu participei na (oração de) ‘Eid com o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e quando ele terminou a oração, disse: ‘Nós vamos dar o khutbah, então quem quiser sentar e ouvir o khutbah, que o faça, e quem quiser sair, que o faça.'” (Classificado como sahih por Al-Albani no Sahih Abu Dawud)

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava variar a sua rota no dia do ‘Eid. Ele ia por uma rota e voltava por uma rota diferente.

Jabir Ibn ‘Abdullah disse: “No dia do ‘Eid, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava variar a sua rota”. (Bukhari)

Veja também os artigos: Felicitação e Takbir no ‘Eid e A Sunnah do ‘Eid

Fonte: adaptado do IslamQA


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *