Felicitação e takbir no ‘Eid

Felicitação e takbir no ‘Eid
Compartilhe

As pessoas felicitam-se no ‘Eid (celebração) dizendo, “taqaballa Allahu mina wa minkum al-‘amal al-saliha” (que Allah aceite de vós e de nós as boas ações). Não seria melhor pedir a Allah que aceitasse todas as nossas ações? Existe alguma súplica específica para mencionar nesta ocasião?

Resposta: É permitido que no dia do ‘Eid ou em outros dias, um muçulmano diga ao seu companheiro muçulmano, “que Allah aceite de vós e de nós as boas ações”. Eu não sei de nenhuma súplica específica para esta ocasião, exceto que os crentes orem um pelos outros com boas súplicas assim como encorajado por várias peças de evidências relatadas a esse respeito. Que Allah nos conceda sucesso!

Fatwah do Shaikh Ibn Baaz
Fonte: Alifta.com


O que dizer no dia do ‘Eid

O profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) proferia o takbir em voz alta enquanto ia para o local de oração do eid. Não existe um hadith nos contando exatamente o que ele costumava dizer, mas Ibn Abi Shayhah narrou que Ibn Mas’ud (que Allah esteja satisfeito com ele) costumava dizer o seguinte:

“Allahu Akbar, Allahu Akbar, La ilaha ilallah
Allahu Akbar, Allahu Akbar, wa lillahil-hamd”

“Allah é grandioso, Allah é grandioso, não há nada digno de adoração a não ser Ele. Allah é grandioso, Allah é grandioso, e a Ele pertencem todos os louvores”.

O profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que nunca falou a seu próprio capricho, disse: “Três súplicas são respondidas: a súplica de alguém que jejua, a súplica de alguém oprimido e a súplica de um viajante.” (Sahih – reportado por al-‘Uqaili em ad -Du’afa).

Portando, para o jejuador, existe uma súplica que será respondida. Então aproveite esta oportunidade e clame profundamente por Allah durante este o mês de Ramadan ou em outros períodos de jejum voluntário – como o dos primeiros dias de dhul-Hijjah para quem não foi ao hajj, e especialmente na hora de quebrar o jejum (iftar), o profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Verdadeiramente, existe para a pessoa que jejua, quando quebra o jejum, uma súplica que não será rejeitada.” (Reportado em Ibn Majah e outros. Declarado sahih por al-Busairi).

E esteja certo em seu coração de que seu du’a será aceito e saiba que Allah não responde a um coração negligente e desatento. Clame por Allah com súplicas por coisas boas e, esperançosamente, você irá ter coisas boas nesta vida e na outra.


Fonte: Ad-Dawah illallaah Magazine (Sunan do ‘Eid), 9 de Setembro 2010.


Qual é a expressão do Takbir [dizer: “Allahu Akbar (“Allah é o Maior”)] e do Tahmid [dizer: “Alhamdulillah (todos os louvores são para Allah)”]? 

Que a pessoa diga: 

Allahu Akbar, Allahu Akbar [Allah é o Maior, Allah é o Maior]

La illaha il Allah [Não há divindade digna de adoração exceto Allah]

Allahu Akbar, Allahu Akbar [Allah é o Maior, Allah é o Maior]

Walilahil Hamd [A Ele pertencem todos os louvores] 

Ou diga: 

Allahu Akbar, Allahu Akbar, Allahu Akbar [Allah é o Maior, Allah é o Maior, Allah é o Maior]

La illaha il Allah [Não há divindade digna de adoração exceto Allah]

Allahu Akbar, Allahu Akbar, Allahu Akbar [Allah é o Maior, Allah é o Maior, Allah é o Maior]

Walilahil Hamd [A Ele pertencem todos os louvores] 

Shaykh Ibn al-Uthaymin (rahimahullah)

[Fatawa Ramadan – Volume 2, Pág. 948, Fatwa nº 936; Fiqh al-Ibadat libni ‘Uthaymin – Pág. 216] 
 Fonte: pearlsofislam.tumblr.com [anteriormente em Abdurrahman.Org]

Sugerimos também os artigos: O ‘Eid do Profeta e A Sunnah do ‘Eid


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *