Comentário sobre o Hadith do Jejum de Shawal e Reposição dos Dias Perdidos no Ramadan

Abu Ayyub (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse, “Aquele que observa as-saum (jejum) no mês do Ramadan, e também observa as-saum por seis dias no mês de Shawal, é como se tivesse observado as-saum pelo ano inteiro” (Muslim 1254).
De acordo com a fórmula de que existem, pelo menos, dez vezes mais recompensas por cada virtude, os saum de um mês (de Ramadan) são equivalentes ao jejum de dez meses. Se um indivíduo, para além disso, também jejuar seis dias de Shawal, será equivalente ao jejum de dois meses. Assim, o indivíduo torna-se elegível para a recompensa de um ano inteiro de jejum.
Aquele que faz disso uma característica permanente é como aquele que jejua ao longo da sua vida. Será considerado por Allah como aquele que jejua permanentemente.
Apesar de voluntárias por natureza, são muito importantes. Pode-se jejuar estes seis dias seguidamente ou em intervalos, porém a sua observância um após o outro, no início do mês, é melhor. Da mesma forma, se uma pessoa perdeu alguns jejuns do Ramadan devido à doença, viagem, entre outros, deve primeiro, de preferência, compensar a falta (dos dias não jejuados) e em seguida jejuar os seis dias do jejum voluntário do mês de Shawal.
Fonte: Retirado de Riyad-us-Salihin de Imam Al-Nawawi (Tradução Inglesa); Capítulo 228: “The Desirability of Fasting six Days in the Month of Shawal” – Disponível em : Abdurrahman.Org [https://abdurrahman.org/2014/09/04/riyad-us-salihin-imaam-nawawi-chapter-228/]
Sobre a questão de repor os dias perdidos do Ramadan antes de oferecer os seis dias de Shawal
Segundo a visão de alguns sábios, como Shaikh Munajjid, foi dito: “As recompensas precisas para as obras que as pessoas oferecem por amor a Allah são algo conhecido apenas por Allah. Se uma pessoa procura a recompensa de Allah e se esforça para O obedecer, a sua recompensa não será perdida, como Allah diz (interpretação do significado):
“Quanto aos que crêem e fazem as boas obras, por certo, não faremos perder o prêmio de quem bem-faz, em obras” [Al-Kahf 18:30].
Se alguém perdeu alguns dos dias de Ramadan, deve jejuá-los primeiro, depois jejuar os seis dias de Shawal, porque ele não pode seguir o jejum do Ramadan com seis dias de Shawal a menos que ele tenha terminado o jejum do Ramadan (Nota da tradutora: ou seja, o jejum obrigatório vem antes do voluntário)
E Allah é a Fonte de força. Que Allah abençoe nosso Profeta Muhammad e sua família e companheiros, e conceda-lhes paz.”
Fataawa al-Lajnah al-Daa’imah, 10/392
Nota da equipe do site: Existe o entendimento de que é permitido repor os dias de jejum perdidos no Ramadan durante o ano e, ainda assim, fazer os jejum de seis dias de Shawal. Ou seja, repor os dias obrigatórios após o jejum voluntário de Shawal. Nosso conselho é que cada pessoa busque as evidências e siga aquela argumentação que lhe pareça mais confiável ou, simplesmente, siga a opinião de algum sábio que escolher.