Comentário sobre o Hadith do Jejum de Shawal e Reposição dos Dias Perdidos no Ramadan

Comentário sobre o Hadith do Jejum de Shawal e Reposição dos Dias Perdidos no Ramadan
Compartilhe

Abu Ayyub (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse, “Aquele que observa as-saum (jejum) no mês do Ramadan, e também observa as-saum por seis dias no mês de Shawal, é como se tivesse observado as-saum pelo ano inteiro” (Muslim 1254).


De acordo com a fórmula de que existem, pelo menos, dez vezes mais recompensas por cada virtude, o jejum de um mês (de Ramadan) é equivalente ao jejum de dez meses. Se um indivíduo, para além disso, também jejuar seis dias de Shawal, será equivalente ao jejum de dois meses. Assim, o indivíduo torna-se elegível para a recompensa de um ano inteiro de jejum.

Aquele que faz disso uma característica permanente é como aquele que jejua ao longo da sua vida. Será considerado por Allah como aquele que jejua permanentemente.

Apesar de voluntárias por natureza, são muito importantes. Pode-se jejuar estes seis dias seguidamente ou em intervalos, porém a sua observância um após o outro, no início do mês, é melhor. Da mesma forma, se uma pessoa perdeu alguns jejuns do Ramadan devido à doença, viagem, entre outros, deve primeiro, de preferência, compensar a falta (dos dias não jejuados) e em seguida jejuar os seis dias do jejum voluntário do mês de Shawal.

Fonte: Retirado de Riyad-us-Salihin de Imam Al-Nawawi (Tradução Inglesa); Capítulo 228: “The Desirability of Fasting six Days in the Month of Shawal” – Disponível em : Abdurrahman.Org

Sobre a questão de repor os dias perdidos do Ramadan antes de oferecer os seis dias de Shawal

Segundo a visão de alguns sábios, como Shaikh Munajjid, foi dito: “As recompensas precisas para as obras que as pessoas oferecem por amor a Allah são algo conhecido apenas por Allah. Se uma pessoa procura a recompensa de Allah e se esforça para O obedecer, a sua recompensa não será perdida, como Allah diz (interpretação do significado):

“Quanto aos que crêem e fazem as boas obras, por certo, não faremos perder o prêmio de quem bem-faz, em obras” [Al-Kahf 18:30].

Se alguém perdeu alguns dos dias de Ramadan, deve jejuá-los primeiro, depois jejuar os seis dias de Shawal, porque ele não pode seguir o jejum do Ramadan com seis dias de Shawal a menos que ele tenha terminado o jejum do Ramadan (Nota da tradutora: ou seja, o jejum obrigatório vem antes do voluntário)

E Allah é a Fonte de força. Que Allah abençoe nosso Profeta Muhammad e sua família e companheiros, e conceda-lhes paz.”

Fataawa al-Lajnah al-Daa’imah, 10/392

Nota da equipe do site: Existe o entendimento de que é permitido repor os dias de jejum perdidos no Ramadan durante o ano e, ainda assim, fazer os jejum de seis dias de Shawal. Ou seja, repor os dias obrigatórios após o jejum voluntário de Shawal. Nosso conselho é que cada pessoa busque as evidências e siga aquela argumentação que lhe pareça mais confiável ou, simplesmente, siga a opinião de algum sábio que escolher.

Leia também: A Sabedoria do Jejum


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *