O Jejum de Seis dias no mês de Shawal

O Jejum de Seis dias no mês de Shawal
Compartilhe

Jejuar 6 dias no mês de Shawal depois do jejum obrigatório do Ramadan é uma Sunnah Mustahabah (Sunnah recomendável), não wajib (obrigatória).

É recomendável para o muçulmano jejuar 6 dias do mês de Shawal, e nisto há uma grande virtude e recompensa! Quem jejuar estes 6 dias terá gravado para ele/ela a recompensa de jejuar um ano inteiro ou até uma vida inteira!

Abu Ayub (radiAllahu ‘anhu) relatou que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem jejuar o Ramadan e o seguir com 6 dias de Shawal, será como se ele tivesse jejuado por uma vida inteira.” (Muslim, Abu Dawud, Al-Tirmidhi, Al-Nasa’i e Ibn Majah)

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) explicou isto quando disse: “Quem jejuar por 6 dias depois do (‘Eid) al-Fitr, completou um ano: (quem fizer uma boa acção (hasanah), terá 10 hasanat como esta)”.

De acordo com outro relato: “Allah fez, para uma hasanah, 10 como esta, por isso um mês é como jejuar 10 meses, e jejuar 6 dias completa um ano.” (Ambos os hadiths podem ser encontrados em Al-Nasa’i e Ibn Majah. Sahih Al-Targhib wa’l-Tarhib, 1/421)

Foi também narrado por Ibn Khuzaymah com as palavras: “Jejuar no mês do Ramadan traz a recompensa de 10 como este, e jejuar por 6 dias traz a recompensa de 2 meses, e esse é o jejum de um ano inteiro”.

Os fuqaha Hanbali e Shafa’i explicaram que jejuar 6 dias do mês de Shawal depois de jejuar no Ramadan faz com que alguém tenha jejuado um ano inteiro de jejum obrigatório, porque a multiplicação da recompensa aplica-se até a jejuns naafil (voluntários), porque cada hasanah (boa ação) traz a recompensa de 10 como esta.

Outro benefício importante do jejum dos 6 dias do mês de Shawal é que este compensa por qualquer erro que tenha ocorrido no jejum do Ramadan da pessoa, porque ninguém é livre de erros ou pecados que têm um efeito negativo no seu jejum. No Dia do Juízo, algumas das ações naafil vão compensar pelos erros cometidos nas ações obrigatórias. 

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A primeira coisa pela qual as pessoas vão ser levadas em conta no Dia do Juízo vai ser a sua oração. O nosso Senhor, que Ele seja Glorificado e Exaltado, dirá aos Seus anjos – mesmo Ele sabendo melhor – ‘Olhem para o salah (oração) do Meu servo, se este é completo ou incompleto’. Se este é perfeito, será gravado como perfeito, e se algo falha, Ele dirá ‘Olhem e vejam se o Meu servo fez quaisquer orações naafil (voluntárias)’. Se ele fez orações voluntárias, [Allah] dirá ‘Completem as ações obrigatórias do Meu servo [tirando] das suas ações voluntárias’. Então, todas as suas ações serão tratadas de maneira semelhante”. (Abu Dawud)

Fonte: IslamQA


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *