Incentivando os Muçulmanos no dia de ‘Ashura

Incentivando os Muçulmanos no dia de ‘Ashura
Compartilhe

Todo o louvor é para Allah Apenas, e que a paz e as bençãos estejam sobre o Mensageiro de Allah, sua família, Companheiros, e quem quer que siga a sua orientação. Prosseguindo[1]:

Foi autenticamente relatado que o Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) costumava observar sawm (jejum) no Dia de ‘Ashura’ (10º dia de Muharram) e que encorajava as pessoas a fazerem o mesmo. Isto porque nesse dia, Allah (Exaltado Seja) salvou Moisés (Musa, que a paz esteja com ele) e o seu povo, e destruiu Fir’aun (Faraó) e o seu povo. Dessa forma, é mustahab [extremamente recomendável] para todo homem e mulher muçulmanos jejuarem nesse dia, isto é, o 10º dia de Muharram, de forma a expressarem a sua gratidão a Allah (Glorificado e Exaltado Seja). Além disso, é mustahab observar sawm no dia anterior ao dia de ‘Ashura’ ou no dia seguinte, a fim de se diferenciar dos judeus com respeito à forma de observar este sawm. No entanto, uma pessoa pode jejuar pelos três dias ao todo, ou seja, o 9º, 10º, e o 11º de Muharram, já que é relatado que o Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) afirmou:

“Diferenciem-se dos judeus e jejuem um dia antes de ‘Ashura’ e um dia depois.” [2]

De acordo com uma outra narração:

“Jejuem um dia antes (do dia de ‘Ashura’) ou depois.” [3]

Também foi autenticamente relatado de que quando o Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) foi questionado sobre jejuar no Dia de ‘Ashura’, ele (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) respondeu:

“Através disso Allah expia os pecados do ano anterior.” [4]

Existem muitos outros ahadith incentivando os muçulmanos a observarem sawm no Dia de ‘Ashura’.

[…]

Por último, peço a Allah que nos guie a nós e a todos os muçulmanos a tudo o que Lhe agrada e que nos faça ser dentre aqueles que se apressam a todo o bem. Verdadeiramente, Allah é o Mais Generoso, o Mais Bondoso. Que a paz e as bençãos estejam sobre o nosso Profeta Muhammad, sua família, e Companheiros.

‘Abdul-‘Aziz ibn ‘Abdullah ibn Baz [rahimahullah]

Grande Mufty do Reino da Arábia Saudita

Presidente do Conselho dos Sábios Seniores e do Departamento da Pesquisa Académica e Ifta’

Referências:

[1] Uma declaração emitida pela Sua Eminência [Shaykh ‘Abdul-‘Aziz ibn ‘Abdullah ibn Baz] enquanto servia como o Grande Mufty do Reino, e o Presidente do Conselho dos Sábios Seniores, e dos Departamentos de Pesquisa Académica.

[2] Narrado por Imam Ahmad, Seção sobre Banu Hashim, o ínicio do Capítulo sobre os Ahadith narrados por ‘Abdullah ibn ‘Abbas, nº 2155; e Al-Bayhaqy, Al-Sunan Al-Kubra, Capítulo sobre o Jejum no Nono Dia de Muharram, nº 8418.

[3] Narrado por Al-Haythamy, Majma’ Al-Zawa’id, Livro sobre Jejuar o Dia Anterior ao ‘Ashura’, nº 4315.

[4] Narrado por Muslim, Livro sobre Jejum, Capítulo sobre a Excelência de Observar Jejum por Três Dias durante cada Mês, nº 1162.

Fonte: Alifta.Com


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *