O Alto Estatuto do Profeta Muhammad ﷺ

O Alto Estatuto do Profeta Muhammad ﷺ
Compartilhe

Recomenda-se que aquele que ouve o chamado para a oração, repita as palavras depois do muadhin. No final do chamado, deve pedir a Allah para abençoar e saudar o Profeta Muhammad ﷺ. Em seguida, deve repetir o que é relatado em um hadith autêntico de Jaabir ibn Abdallah, que o Mensageiro de Allah disse: 


“Quem diz depois de ouvir a chamada para a oração: ‘Meu Senhor, Mestre desta chamada perfeita e da oração a ser oferecida, conceda a Muhammad a Intercessão, o mérito; instala-o na posição louvável que Tu lhe prometeste’, merece minha intercessão no Dia da Ressurreição.” [Narrado por Al-Bukhari, 579]

O texto da invocação não inclui a expressão “alto escalão” e isso não deve ser acrescentado. O fato de ligar a palavra “mérito” com a palavra “intercessão” necessita explicação: A intercessão é um atributo que só ele tem com a exclusão de todas as outras criaturas.

O Profeta deu uma explicação em um hadith narrado por Abdullah Ibn Amr que afirmou que ouviu o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: “Quando você ouvir o chamado da oração repita o que o muadhin disser, e depois ore por mim. Aquele que orar por mim uma vez, Allah lhe retribuirá dez vezes. Em seguida, peça a Allah para me conceder a Intercessão (Wassila), que é uma alta posição no Paraíso que é adequada apenas para um dos servos privilegiados de Allah, e eu espero ser este servo. Quem a pede para mim, beneficiará da minha intercessão.” [Narrado por Muslim, 577]

A posição louvável é a maior intercessão junto a Allah a fim de arbitrar entre os seus servos. Só Muhammad será autorizado a praticá-la. É relativo a exclusividade da intercessão que Allah revelou ao Seu Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele):

“Carecia eu de todo o conhecimento, a respeito dos celícolas, quando disputavam entre si. Só me tem sido revelado que sou um elucidativo admoestador.” (Alcorão 38:69-70)

O termo “posição louvável” deriva do fato de que todas as criaturas elogiarão Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) por sua intervenção que irá dissipar seus temores causados pelas preocupações da grande aglomeração, e da transferência para o acerto de contas e o julgamento dos assuntos das criaturas. Allah sabe mais.

Por Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid

Fonte: IslamQA


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *