Quem Foi Crucificado no Lugar de Jesus, alaihi salam?

Quem Foi Crucificado no Lugar de Jesus, alaihi salam?

Quem era a pessoa que foi feita se parecer com Jesus (que a paz esteja com ele)?

Eu tenho algumas breves perguntas sobre quem foi crucificado no lugar de Jesus (que a paz esteja com ele). Li num certo lugar dizer que quem foi crucificado era a pessoa que traiu Jesus e num outro lugar foi dito que ele era realmente um dos discípulos de Jesus que se voluntariaram para salvar seu mestre. Qual das duas histórias é a verdadeira?


Todos os louvores são para Allah

O Alcorão afirma que Jesus (que a paz esteja com ele) não foi nem morto nem crucificado, mas que foi ascendido ao céu.

Não existe nenhum  texto da Revelação que nos conta os detalhes do que aconteceu nesse dia que foi simulado aos Judeus, porém existe um relato autêntico de Ibn Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele), que disse que o Messias disse àqueles de seus companheiros que estavam com ele dentro de casa: “Quem de vocês será feito se parecer comigo, será morto no meu lugar e estará junto comigo no mesmo nível (no Paraíso)?” Um rapaz que era o mais jovem deles levantou-se e Jesus (que a paz esteja com ele) lhe disse: “Sente-se”. De seguida  repetiu a mesma pergunta e o rapaz levantou-se novamente ao que Jesus voltou a dizer: “Sente-se”. Voltou a repetir a mesma questão e o rapaz levantou-se mais uma vez e disse, “Eu (o farei).” Ele (Jesus) disse: “Serás tu.” Dessa forma, ele foi feito se parecer com Jeus e Jesus foi ascendido ao céu a partir de uma janela no quarto.

Ibn Kathir (que Allah tenha misericórdia dele) disse em seu Tafseer (4/337), comentando sobre este relato:

Ele tem uma cadeia de transmissão autêntica que remonta a Ibn ‘Abbas. Ele também foi narrado por mais de um dos salaf, atribuindo a Jesus as palavras “Quem de vocês será feito se parecer comingo , será morto no meu lugar, e será o meu companheiro (no Paraíso)?”  

Na página 4/341, Ibn Kathir (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

Ibn Jarir favoreceu a opinião de que todos os seus companheiros foram feitos de forma a se assemelharem a ele [Jesus].

Isto foi mencionado num relato narrado a partir de Wahb ibn Munabbih, que foi narrado por Ibn Jarir (que Allah tenha misericórdia dele) e citado por Ibn Kathir em 4/337, que diz que quando  cercaram Jesus e os seus companheiros e entraram na casa onde eles se encontravam,

“Allah permitiu que todos eles adotassem a aparência de Jesus e eles disseram-nos, ‘Temos sido enganados; mostrem-nos Jesus ou vos mataremos’, até que eles enviaram um dos seus após Jesus ter-lhe prometido Paraíso, e eles levaram-no e crucificaram-no.”

Mas, depois disso, Ibn Kathir disse:

“Esta é uma história muito estranha.”

Ele (que Allah tenha misericórdia dele) também disse em 4/341:

Alguns cristãos disseram que Judas Iscariotes – que foi aquele que levou os Judeus a Jesus – era aquele que foi feito se parecer com Jesus e por isso crucificaram-no, e ele mesmo afirmou: ‘Eu não sou aquele que vocês querem, eu sou aquele que vos levou até ele.’  Allah sabe melhor o que realmente aconteceu.

Com estas palavras, Ibn Kathir (que Allah tenha misericórdia dele) concluiu a sua discussão sobre este assunto:

Allah sabe melhor o que realmente aconteceu.

Detalhes sobre esta questão não trazem grandes benefícios; se fosse necessário termos conhecimento disso, o nosso Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) teria nos informado.

Allah Sabe Mais.

Fonte: IslamQ&A

Jesus (عليه سلم) - Um Profeta do Islam