Muçulmanos Podem ter Amizade com não Muçulmanos?

Muçulmanos Podem ter Amizade com não Muçulmanos?
Compartilhe

Por Bassam Zawadi

Nota: Este artigo discute os não-muçulmanos em geral e não excepções à regra geral. Claro que um muçulmano pode ser amigo da sua esposa não-muçulmana e com os seus pais não-muçulmanos (31:15), etc.


Antes de prosseguir para o meu artigo, quero esclarecer o que quero dizer com a palavra “amigo”.

Este artigo vai argumentar que os muçulmanos poderiam ser amigos dos descrentes?

A resposta para isso seria um sim e um não. Tudo depende do que você quer dizer com a palavra “amigo”. Posso ser amigo do não-muçulmano no sentido de que ele não é meu inimigo (como um combatente de guerra, digamos) e que eu possa manter tratados de paz com ele? A resposta para isso é sim.

Posso ser amigo do não-muçulmano no sentido de que eu posso ficar com ele para sair para jantar, piqueniques, etc., e ser seu companheiro? A resposta para isso é um não, excepto sob certas condições.

No entanto, isso não é algo que é discriminatório para os não-muçulmanos. Também pode ser aplicado a muçulmanos. Então, vamos para a reflexão sobre os dois casos acima em secções separadas.

O Islam proíbe amizade com descrentes na forma de serem pacíficos uns com os outros?

Vamos analisar alguns versos do Qur’an que falam sobre nós muçulmanos não tomarmos os não-muçulmanos como amigos aliados e patronos.

Verso do Qur’an nº1

“Ó vós que credes! Não tomeis como confidentes (Awliyaa) os descrentes, em vez de crentes: Por um acaso deseja oferecer a Allah uma prova aberta contra vocês?” [Qur’an 4:144]

Imam Tabari afirma em seu comentário:

“E esta é uma proibição de Allah aos crentes, que seu carácter não deve ser como os hipócritas que tomam os descrentes como aliados em vez dos crentes. Então eles (os hipócritas) serão como eles (os descrentes) se eles fizerem o que Allah lhes proibiu, que é aliar-se com os não-muçulmanos”. (Ibn Jarir al- Tabari, Jami ‘al – Bayan fi ta’wil al -Qur’an, Comentário da Surah 4:144)

Então, Allah está advertindo os crentes a não agirem como os hipócritas, porque os hipócritas secretamente ajudariam os não-muçulmanos contra os muçulmanos. É claro, no contexto da passagem que ele está se referindo aos hipócritas quando você lê o verso seguinte:

“Os hipócritas ocuparão o ínfimo piso do inferno e jamais lhes encontrarás socorredor algum…” [Qur’an 4:145]

A palavra árabe “Awliyaa” usada no verso pode significar “patrono, amigo, aliado, etc.” e parece mais apropriado dizer que a palavra significa aliado neste verso. Assim, o verso realmente significa que não podemos ajudar os não-muçulmanos contra os muçulmanos.

Verso do Qur’an nº2

“Os crentes não tomam por confidentes os descrentes, em detrimento de outros crentes. Aqueles que assim procederem, de maneira alguma terão o auxílio de Allah, salvo se for por precaução e resguardo contra eles. Allah vos exorta a d’Ele vos lembrardes, porque para Ele será o retorno.” [Qur’an 3:28]

Imam Tabari diz no seu comentário deste verso que isso significa que não devemos sair por aí apoiando os não-muçulmanos na sua religião e que devemos apoiar a nossa, aos nossos. Allah fazer-se-á inocente daqueles que apostatarem do Islam. (Ibn Jarir al- Tabari, Jami ‘al – Bayan fi ta’wil al -Qur’an, Comentário da Surah 3:28)

Ibn Abbass afirma:

“(Não deixe os crentes tomar) os crentes não devem tomar [os hipócritas:] ‘Abdullah Ibn Ubayy e seus companheiros [e] (não-muçulmanos) os judeus (como amigos), de modo a tornarem-se poderosos e honrados (com preferência sobre os crentes) que são sinceros. (Quem fizer isso) buscando força e honra [tomando os hipócritas e não-muçulmanos como amigos] (não tem ligação com Allah) não tem honra, misericórdia ou protecção de Allah (a menos (que seja), para que vós vos protejais contra eles) vos salvais deles, (tendo (como se fosse) segurança) salvando-vos deles, falando de uma forma amigável em relação a eles, enquanto os vossos corações detestem isso. (Allah avisa-vos a temer somente a Ele) sobre ostracizar a matança ilícita, sexo ilícito, propriedade ilícita, consumo de bebidas alcoólicas, falso testemunho e associar parceiros com Allah. (A Allah será o retorno) o retorno após a morte”. (Ibn Abbaas, Tanwîr al-Miqbâs min Tafsîr Ibn ‘Abbâs, Comentário da Surah 3:28)

Aqui vemos que Ibn Abbass diz que este verso realmente se refere a pessoas como ‘Abdullah Ibn Ubayy e seus companheiros que eram inimigos do Profeta ?, e estavam conspirando contra o Islam.

Verso do Qur’an nº3

“Ó vós que credes! Não tomeis por (seus) Bitanah (confidentes, assessores, consultores, patronos, protetores, ajudantes, amigos, etc.) a outros que não sejam dos vossos, porque eles não falharão em vos arruinar e vos corromper, posto que só ambicionam a vossa perdição. O ódio já se tem manifestado por suas bocas, porém, o que ocultam em seus corações é ainda pior. Já vos elucidamos os sinais, se sois sensatos.” [Qur’an 3:118]

Este verso nos diz para tomar precauções contra contar os segredos aos não-muçulmanos, o que poderia ser usado contra os muçulmanos e o Islam se o não-muçulmano fosse capaz de decidir usar a informação ou poder que ele obteve a fim de prejudicar a nação muçulmana. Este verso diz que devemos tomar essa precaução. Além disso, isso não significa que podemos confiar em qualquer muçulmano. Nós só podemos confiar num muçulmano piedoso e confiável. Você não colocaria o seu bebé nas mãos de uma babá que é conhecida por não gostar de bebés. Agora, é possível que a babá que não gosta de bebés possa realmente acabar cuidando do bebé muito bem e não o prejudique. No entanto, isso não significa que você deva assumir o risco. Similarmente, nós muçulmanos não devemos arriscar colocando a segurança dos muçulmanos nas mãos de não-muçulmanos, que poderiam ter um motivo para nos agredir e ao Islam. Este verso não está dizendo que não podemos ter relações amigáveis com não-muçulmanos. Ele só está dizendo que não devemos ser dependentes deles e estar à sua mercê e sob seu controle.

Verso do Qur’an nº 4

“Ó crentes, não tomeis por confidentes os judeus nem os cristãos: eles são confidentes entre si. Porém, quem dentre vós os tomar por confidentes, certamente será um deles e Allah não encaminha os injustos.” [Qur’an 5:51]

Uma explicação é que isso está se referindo aos hipócritas: ‘Oh vós, que credes exteriormente’, e que eles costumavam auxiliar os politeístas e dizer-lhes sobre os segredos dos muçulmanos. Al Suddi disse que este verso veio durante a Batalha de Uhud quando os muçulmanos tinham medo de perder a batalha e quiseram aliar-se com os judeus e cristãos. (Veja Abu ‘Abdullah Al-Qurtubi, Tasfir al Jami’ li-Ahkam al-Qur’an, Comentário da Surah 5:51)

O verso também poderia estar se referindo aos verdadeiros crentes sinceros que não supunham aliar-se com o inimigo contra os crentes. Lendo a passagem no contexto indica claramente que ele estava em um determinado contexto onde as pessoas que estão sendo advertidas estavam com medo de alguma coisa:

“Verás aqueles que abrigam a enfermidade em seus corações apressarem-se em ter intimidades com eles, dizendo: Tememos que nos açoite uma vicissitude! Talvez Allah dará a vitória, ou uma ordem, e eles talvez acordem arrependendo-se do que pensaram em segredo.” [Qur’an 5:52]

Por isso, faz sentido dizer que ele estava se referindo àquelas pessoas que tinham medo da derrota e, em seguida, aliaram-se com o inimigo. Além disso, se a pessoa continua a ler, vai ver com quem não devemos fazer amizade:

“Ó crentes, não tomei por confidentes aqueles que receberam o Livro antes de vós (nem os descrentes) que fizeram de vossa religião objecto de escárnio e passatempo. Temei, pois, a Allah, se sois verdadeiramente crentes.” [Qur’an 5:57]

Então, aqui vemos uma maior ênfase em que não devemos tomar CERTAS pessoas do Povo do Livro (judeus e cristãos) como patronos e aliados. No entanto, como já foi mencionado anteriormente, não devemos ser dependentes de qualquer não-muçulmano, independentemente de eles exteriormente serem gentis ou não connosco. Até agora, ainda não vimos um verso que proíba os muçulmanos de ter relações pacíficas com aqueles que não prejudicam a comunidade muçulmana ou menosprezam o Islam.

Verso do Qur’an nº 5

“Vês muitos deles (judeus) em intimidade com os idólatras. Que detestável é isso a que os induzem as suas almas! Por isso, suscitaram a indignação de Allah, e sofrerão um castigo eterno. Se tivessem acreditado em Allah, no Profeta e no que lhe foi revelado, não o teriam tomado por confidentes. Porém, muitos deles são depravados.” [Qur’an 5:80-81]

Ibn Abbas disse:

“(Vês muitos deles), muitos dos hipócritas (fazerem amizade), buscando a assistência e ajuda deles (os descrentes) Ka’b e seus seguidores; é também dito que isso significa: você vê muitos judeus, como Ka’b e seus seguidores, fazendo amizade com os não-muçulmanos, os descrentes de Meca, Abu Sufyan e seus seguidores, (certamente mal para eles é o que eles próprios enviaram adiante de si) em seu estado de judaísmo e hipocrisia: (que Allah se ire com eles e na desgraça morarão) nunca morrerão ou serão removidos. (Se eles), ou seja os hipócritas (acreditassem em Allah) realmente acreditassem em Allah (e no Profeta) Muhammad (e o que foi revelado a ele), ou seja, o Qur’an, (eles não os escolheriam), ou seja, os judeus (como amigos) procurando a sua assistência e ajuda. (Mas muitos deles) do meio do povo do livro (são de má conduta) são hipócritas. Também é dito que isso significa: se os judeus realmente acreditavam em Allah, e na Unicidade Divina de Allah, e acreditassem no Profeta ?, e no que foi revelado a ele, ou seja, o Qur’an, não teriam tomado Abu Sufyan e seus seguidores como amigos, buscando a sua assistência e ajuda. No entanto, muitos dentre os povos do Livro são descrentes.” (Tanwîr al-Miqbâs min Tafsîr Ibn ‘Abbâs, Comentário da Surah 5:80-81)

Novamente, vemos que é proibido tomar aqueles que estão lutando contra o Islam, como Ka’b Al Ashraf, como apoiantes e aliados.

Verso do Qur’an nº6

“E não vos inclineis para os injustos, porque o fogo apoderar-se-á de vós; e não tereis, em vez de Allah, protectores, nem sereis socorridos.” [Qur’an 11:113]

Ibn Abbass disse em seu comentário:

“(E não te inclineis àqueles que fazem o mal) eles mesmos por meio de incredulidade, idolatria e transgressão (para que o fogo te toque), tal como os tocou, (e não tendes amigos protectores) nem parentes para te ajudar (contra Allah) contra o castigo de Allah, (e depois não sereis ajudado), não sereis protegido do que eles querem de você.” (Tanwîr al-Miqbâs min Tafsîr Ibn ‘Abbâs, Comentário da Surah 11:113)

Não devemos nos inclinar para aqueles que fazem o mal, imitando seus hábitos (senso comum).

Verso do Qur’an nº7

“Não encontrará povo algum que creia em Allah e no dia do Juízo Final, que tenha relações com aqueles que contrariam Allah e o Seu Mensageiro, ainda que sejam seus pais ou seus filhos, seus irmãos ou parentes. Para aquele, Allah lhe firmou a fé no corações e o confortou com o Seu Espírito, e o introduzirá em jardins, abaixo dos quais correm rios, onde morarão eternamente. Allah se comprazerá com eles e eles se comprazerão n’Ele. Estes formam o partido de Allah. Acaso, não é certo que os que formam o partido de Allah serão os bem aventurados?” [Qur’an 58:22]

Nós não podemos ter sentimentos de amor para com aqueles que se opõem a Allah e ao Seu Mensageiro. Aqui a oposição é na verdade o grau de lutar contra nós e querer prejudicar-nos. Este verso veio em um determinado contexto.

Ibn Kathir disse em seu comentário:

“(ainda que sejam seus pais), foi revelado no caso de Abu ‘Ubaydah, quando ele matou seu pai durante a batalha de Badr, enquanto o verso (ou seus filhos) foi revelado no caso de Abu Bakr As-Siddiq quando ele pretendia matar o seu filho (não-muçulmano), ‘Abdur- Rahman, (durante Badr), enquanto o verso (ou seus irmãos) foi revelada sobre o caso de Mus’ab Bin ‘Umayr, que matou seu irmão, ‘Ubayd Bin ‘Umayr, durante Badr, e que o verso (ou seus parentes) foi revelado sobre o caso de ‘Umar, que matou um de seus parentes durante Badr, e também este verso foi revelado no caso de Hamzah, ‘Ali e ‘Ubaydah Bin Al-Harith. Eles mataram seus parentes próximos ‘Utbah, Shaybah e Al-Walid Bin ‘Utbah naquele dia. Allah sabe melhor. Uma questão semelhante é quando o Mensageiro de Allah consultou seus companheiros sobre o que deveria ser feito com os prisioneiros de Badr. Abu Bakr As-Siddiq achou que eles deveriam aceitar o resgate por eles, pois os muçulmanos poderiam usar o dinheiro para se fortalecerem. Ele mencionou o fato de que os cativos eram primos e parentes, e que eles poderiam abraçar o Islam, mais tarde, com a ajuda de Allah. ‘Umar disse: ‘Mas eu tenho uma opinião diferente, Ó Mensageiro de Allah! Deixe-me matar este e este, meu parente, e deixe ‘Ali matar ‘Aqil (irmão de ‘Ali), e este e este matar tal e tal. Deixe-nos deixar conhecer a Allah que não temos misericórdia em nossos corações para com os idólatras’. Allah disse: {Para tal, Ele tem escrito fé em seus corações, e os fortaleceu com Ruh de si mesmo.} que significa, aqueles que têm a qualidade de não fazer amizade com aqueles que se opõem a Allah e Seu Mensageiro, ainda que sejam seus pais ou irmãos, são aqueles a quem Allah decretou fé, ou seja, a felicidade em seus corações, e fez a fé cara aos seus corações e a felicidade reside nele.” (Tafsir de Ibn Kathir, Comentário da Surah 58:22)

Imam Suyuti afirma:

“Você não encontrará um povo que acredita em Allah e no Último Dia, amando, tendo amizade, com aqueles que se opõem a Allah e ao Seu Mensageiro, ainda que eles, os opositores, fossem seus pais, isto é, [pais] dos crentes, ou seus filhos ou seus irmãos, ou seu clã, em vez disso [verá que] eles pretendem fazer-lhes mal e combatê-los sobre [a questão da] fé, como ocorreu numa ocasião, com alguns companheiros, que Allah esteja satisfeito com eles. [Para] aqueles que não amam os opositores do Islam, Ele inscreveu, Ele estabeleceu a fé em seus corações e reforçou-os com um espírito, uma luz, a partir d’Ele, exaltado seja, e Ele admiti-los-á em jardins abaixo dos quais correm rios, onde morarão. Allah estará satisfeito com eles, por sua obediência a Ele, e eles estarão satisfeitos com Ele, por causa da Sua recompensa. Aqueles são os confederados de Allah, seguindo o Seu comando e abstendo-se do que Ele proibiu. Seguramente são os confederados de Allah que são os bem sucedidos, os vencedores”. (Tafsir Jalalayn, Comentário da Surah 58:22)

Então, como podemos ver, isto era no contexto daqueles que se opunham a Allah e ao Seu Mensageiro, LUTANDO contra os muçulmanos. Até agora, ainda não vimos um verso que proíba os muçulmanos de ter relações de amizade com os não-muçulmanos que não atacam o Islam.

Versos do Qur’an nº 8 e 9

A razão pela qual eu coloquei estes versos juntos é porque eles estão na mesma Surah:

“Ó crentes, não tomeis por confidentes os Meus e os vossos inimigos, demonstrando-lhes afecto, posto que renegam tudo quanto vos chegou da verdade, expulsam (de Makka) tanto o Mensageiro, como vós mesmos, porque credes em Allah, vosso Senhor! Quando saírdes para combater pela Minha causa procurando a Minha complacência (não os tomeis por confidentes), confiando-lhes as vossas intimidades, porque Eu, melhor do que ninguém, sei tudo quanto ocultais, e tudo quanto manifestais. Em verdade, quem de vós assim proceder, desviar-se-á da verdadeira senda.” [Qur’an 60:1]

“Ó crentes, não tenhais vínculos com o povo que Allah abominou, por ter-se tornado desesperado quanto à Outra Vida, assim como os descrentes se tornam desesperados quanto àqueles que estão enterrados.” [Qur’an 60:13]

Estes versos estão simplesmente dizendo para não apoiarmos aqueles que lutam contra nós e para não ajudarmos os não-muçulmanos contra os muçulmanos.

Ibn Abbass afirma:

“E a partir da sua narração sob autoridade de Ibn ‘Abbas que ele disse sobre a interpretação do dito de Allah (Ó crentes!): ‘(Ó crentes!) referindo-se a Hatib, (não escolham o Meu inimigo) na religião (e seu inimigo) que luta contra vós, ou seja, o povo de Meca, (como amigos) buscando sua assistência e ajuda. (Dar-lhes-iam amizade) enviam-lhes uma carta para assisti-los e ajudá-los (quando não acreditam nessa verdade, que tem chegado a vós), ou seja a Hatib, (expulsando o Mensageiro) Muhammad ? de Meca (e a vós) i.e. Hatib (porque credes) por causa de sua fé (em Allah, vosso Senhor? Quando sairdes para combater) se tiverem, ó Hatib, saído de Meca para Medina (para esforçarem-se no meu caminho) por causa da Minha obediência (e buscando Meu prazer, (não lhes mostrem amizade). Acaso lhes mostreis amizade em segredo) não envie cartas para eles em segredo para assisti-los e ajudá-los, (porque Eu, melhor do que ninguém, sei tudo quanto ocultais) ou seja, do que escondem, ó Hatib, em relação à carta, e também é dito que isso significa: a respeito de sua fé (e o que vós proclamais) ó Hatib, como desculpa, e também é dito: da profissão da Unicidade Divina de Allah? (E quem faz isso no meio de vós) quem de vós, ó crentes, faz como Hatib fez, (ele, verdadeiramente, se desviou do caminho certo), ele de fato se desviou do caminho da orientação.” (Tanwîr al-Miqbâs min Tafsîr Ibn ‘Abbâs, Comentário da Surah 60:1)

“(Ó vós que credes!) Referindo se aqui a ‘Abdullah Ibn Ubayy e seus companheiros crentes (não sejam amigáveis), ou seja, buscando sua ajuda e assistência e divulgando-lhes os segredos do Profeta ? (com um povo com quem Allah está irado) duas vezes, o que se refere aos judeus quando eles disseram: ‘a mão de Allah está fechada’, e novamente quando eles não acreditavam em Muhammad ? (um povo), que se desesperou da outra vida), que se desesperou da bem-aventurança do Paraíso (como os não-muçulmanos) os não-muçulmanos de Meca (o desespero daqueles que se acham nos túmulos), ou seja, do retorno do povo dos túmulos, e também é dito que isso significa: o questionamento de Munkar e Nakir, e é também dito que isto significa: não seja amigável com um povo com quem Allah está irado, mas sim seja daqueles que glorificam a Allah e rezam a Ele”. (Tanwîr al-Miqbâs min Tafsîr Ibn ‘Abbâs, Comentário da Surah 60:13)

Imam Qurtubi afirma:

“Isto refere-se aos judeus, porque algumas pessoas pobres, entre os muçulmanos costumavam contar os segredos dos muçulmanos aos judeus”. (Abu ‘Abdullah Al-Qurtubi, Tasfir al Jami’ li-ahkam al-Qur’an, Comentário da Surah 60:13)

Temos de ler toda a Surah, a fim de compreender exactamente o que Allah está dizendo:

“Allah nada vos proíbe, quanto àqueles que não vos combateram pela causa da religião e não vos expulsaram dos vossos lares, nem que lideis com eles com gentileza e equidade, porque Allah aprecia os equitativos. Allah vos proíbe tão-somente entrar em privacidade com aqueles que vos combateram na religião, vos expulsaram de vossos lares ou que cooperaram na vossa expulsão. Em verdade, aqueles que entrarem em privacidade com eles serão iníquos.” [Qur’an 60:8-9]

Assim, quando o Qur’an diz que não podemos ser ‘Awliyaa’ dos não-muçulmanos significa que não podemos nos aliar a eles ou apoiá-los contra os muçulmanos. Não podemos ser amigos ou simpatizantes daqueles que zombam de nossa religião. Não podemos arriscar a segurança e o destino dos muçulmanos sob o poder e o controle dos não-muçulmanos e ser dependente deles.

Shakyh Saalih Aal ash-Shaykh disse:

“E o princípio sobre Tawalli é ajudar os kuffar (não-muçulmanos) contra um muçulmano na guerra entre um muçulmano e um Kaafir (não-muçulmano) com a intenção e propósito (qasd) de permitir os Kuffar ganhar ascendência sobre os muçulmanos. E a base (asl) de Tawalli é o amor completo, ou a ajuda ao kaafir contra um muçulmano, então quem quer que tenha amado um kaafir pela sua religião (din), e se aliou a ele com tawalli, cometeu kufr”. (Shakyh Saalih Aal ash-Shaykh, Em relação a Tawalli e Muwaalaat)

No entanto, não há absolutamente nada de errado em mostrar bondade e ter relações pacíficas com aqueles que não nos atacaram, nem à nossa fé.

O Islam proíbe amizade com os não-muçulmanos no sentido de sermos companheiros deles?

A posição que eu vou discutir é sim.

Narrou AbuSa’id al- Khudri: O Profeta ? disse: “Associe-se apenas com um crente, e permita que apenas os tementes a Allah comam das suas refeições”. [Sunan Abu Dawud, Livro 41, Número 4814]

Narrou AbuHurayrah: O Profeta ? disse: “Um homem segue a religião de seu amigo, por isso, cada um deve considerar a quem ele faz como seu amigo”. (Há alguma controvérsia menor sobre a autenticidade desta narração. Veja Awn Al Ma’bud, no entanto o significado deste hadith é correto). [Sunan Abu Dawud, Livro 41, Número 4815]

Quando o Profeta ? disse “associe-se apenas com um crente”, o que significa que você não deve ser o companheiro ou amigo próximo de ninguém, excepto de um crente. A razão para isto é dada no próximo hadith, que diz: “Um homem segue a religião de seu amigo”, o que significa que um homem segue os hábitos e costumes de seus amigos.

Também é relatado que o Profeta ? disse: Abu Musa relatou o Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele) dizendo: “A semelhança entre a boa companhia e a má companhia é como a do comerciante de perfume e de um ferreiro soprando fole. O comerciante do perfume te daria o perfume de graça, te cobraria por ele, ou você apenas sentiria seu odor agradável, enquanto que no caso do ferreiro ou ele queimaria as suas roupas ou você teria que sentir o cheiro desagradável do fole”. [Sahih Muslim, Livro 032, Número 6361]

O Profeta ? está nos dizendo que não devemos ser amigos ou companheiros de pessoas que podem ter uma influência negativa na nossa fé. Se uma pessoa quer ser amiga de um não-muçulmano isso só deve ser feito em caso de necessidade. Por exemplo, se você tem um amigo não-muçulmano com o qual você se encontra e tem constantemente diálogos inter-religiosos com ele e sua intenção é convidá-lo ao Islam, então não há nada de errado com isso. Se você tem um amigo não-muçulmano com o qual você tenha compromissos a cumprir, assuntos importantes a tratar (por exemplo, assuntos relacionados ao trabalho que tenham juntos), novamente não há nenhum problema com isso. No entanto, se você simplesmente quer passar tempo com um não-muçulmano, enquanto não há necessidade para o fazer, então sim, isso é proibido. A razão para isso é que ele poderia ter um impacto negativo sobre a sua fé. Basta pensar sobre as coisas que você estaria fazendo com essa pessoa. Se você não está trabalhando em algo importante com ele, nem está falando de religião, está fazendo o quê? Se você está gastando seu tempo indo ao cinema, piqueniques, etc., com esta pessoa, então há uma grande chance de que você esteja cometendo pecados, já que ele não crê que tudo o que é haram para você é haram também para ele. Além disso, com o tempo o seu coração pode amolecer demais para essa pessoa e você pode começar a acreditar que Allah não colocaria alguém assim no fogo do inferno. Acreditar em tal coisa é kufr. Assim, é aconselhável evitar esses tipos de amizades, a fim de proteger a fé.

Devo também salientar o fato de que esta mesma lógica se aplica também aos muçulmanos. É proibido ser amigo de um muçulmano não praticante que poderia influenciá-lo negativamente no que diz respeito à prática da sua fé. Eu preferiria me associar com um não-muçulmano que está disposto a falar sobre assuntos de fé a me associar com um muçulmano que bebe álcool e quer me arrastar para baixo, ao seu nível. Devemos ser amigos das pessoas que nos incentivam a ficar longe de desigualdades e não o contrário. Allah puniu os israelitas que não influenciavam positivamente os seus amigos:

“Os incrédulos, dentre os israelitas, foram amaldiçoados pela boca de Davi e por Jesus, filho de Maria, por causa de sua rebeldia e profanação. Não se reprovavam mutuamente pelo ilícito que cometiam. E que detestável é o que cometiam!” [Qur’an 5:78-79]

Assim, devemos optar por não fazer amizade e ser próximo de quem não vai tentar nos influenciar positivamente. Isso se aplica a muçulmanos não praticantes (eles estão pecando e vão influenciá-lo a pecar) e os não-muçulmanos (qual o interesse que eles têm em garantir que você pratique a sua fé?)

Em conclusão, estamos autorizados a ser amigos dos não-muçulmanos no sentido de que não temos de fazer guerra contra eles, podemos ter relações pacíficas com eles e estabelecer um diálogo amigável. No entanto, não somos autorizados a sermos amigos íntimos deles, no sentido de serem nossos companheiros (confidentes), porque isso pode ter um impacto negativo sobre nós mesmos. A excepção é que você pode ser amigo íntimo deles se você julgar que tem capacidade de influenciar (e não ser influenciado), e tentar fazer a pessoa aceitar o Islam, ou você também se pode associar com eles para assuntos importantes, como trabalho.

Que Allah me corrija por quaisquer erros neste documento, no entanto, este é o melhor entendimento que fui capaz de alcançar sobre este assunto.

Fonte: Call to Monotheism


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *