Dicas de como Lidar com Pessoas Tóxicas

Dicas de como Lidar com Pessoas Tóxicas
Compartilhe

“E os servos d’O Misericordioso são os que andam, mansamente, sobre a terra, e, quando os ignorantes se dirigem a eles, dizem: ‘salam!’ ‘Paz!’ [Qur’an 25:63]”


Alhamdulillah, existem muitas pessoas gentis, de moral, e emocionalmente saudáveis no nosso mundo. No entanto, a maioria encontra pessoas emocionalmente doentes e enfrenta relacionamentos “tóxicos” em algum momento da sua vida. Aceitar que esta é uma experiência humana comum irá ajudá-lo(a) a lidar calmamente com pessoas tóxicas e a não se sentir sozinho(a).

Este artigo irá discutir os sinais de uma pessoa tóxica, a importância de se proteger de pessoas tóxicas, dicas gerais para lidar com pessoas tóxicas e ideias sobre membros da família tóxicos.

Sinais de uma Pessoa Tóxica

Há muitos tipos de pessoas tóxicas, com diferentes níveis de toxicidade. Pessoas tóxicas podem ser excessivamente egocêntricas, negativas, controladoras ou passivas. Uma pessoa é-lhe provavelmente “tóxica” se:

  1. Você se sente mal depois de estar na companhia dele/dela, mesmo se não sabe o porquê.
  2. Você sente uma sensação de medo quando vê o número dele/dela a aparecer no seu telefone, ou você se sente desconfortável quando precisa de se encontrar com ele/ela.
  3. A pessoa não tem empatia e sente-se com direito a tudo. Ele/ela diria que é sua culpa se você se sente mal depois de se encontrar com ele/ela.

Pessoas tóxicas causam stress nos outros através de seus comportamentos. Elas costumam pedir desculpas, mas depois fazem as mesmas coisas. Este stress provoca problemas de saúde física para as pessoas que estão na presença de pessoas tóxicas. Dores no corpo, problemas de estômago, ansiedade, problemas alimentares e de sono e outras doenças são subprodutos diretos de stress criado por pessoas tóxicas.

Se você está a lidar com pessoas tóxicas, lembre-se de ser seu próprio melhor amigo e de cuidar de si mesmo. O Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Nenhum de vós crê verdadeiramente até que ame para o seu irmão o que ama para si mesmo”. [Al-Bukhari e Muslim]

Este hadith ensina-nos a amar os outros, mas também diz que nós já devemos amar a nós mesmos em primeiro lugar. Você gostaria que seu irmão ou irmã sofresse do stress de relações tóxicas? Então, por que tantos de nós permitimos a nós mesmos sofrer com os efeitos tóxicos de certas pessoas?

Além disso, lembre-se que você é o único responsável pelas escolhas que faz na vida.

“Por certo, Allah não transmutará o que um povo tem, até que este haja transmutado o que há em si mesmo.”   [Qur’an 13:11]

É escolha sua fazer algo quanto a um relacionamento tóxico, ou não fazer nada.

O Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ensinou-nos a ser cautelosos com a companhia que mantemos nos seguintes ahadith:

  1. O Profeta ? disse: “Uma pessoa está na religião de seus companheiros. Portanto, que cada um de vós considere cuidadosamente a companhia que mantém.” [Tirmidhi]
  2. Abu Musa Al-Ash’ari (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou: “Eu ouvi o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) a dizer: ‘O exemplo de boa companhia e de má companhia é como o de um dono de almíscar e aquele que sopra o fole. O dono de almíscar oferecer-te-ia algum gratuitamente, ou você compraria dele, ou cheiraria a sua fragrância agradável; e quanto ao que sopra o fole (ou seja, o ferreiro), ele queimaria as suas roupas ou você cheiraria um cheiro repugnante’”. [Al-Bukhari e Muslim]

Aqui estão algumas razões para evitar ou minimizar o contacto com pessoas tóxicas:

  1. A negatividade vinda delas reduz a velocidade ao alcançar os seus objetivos.
  2. Elas drenam a sua energia e adicionam estresse e ansiedade à sua vida.
  3. O estresse que elas causam pode afetar a sua saúde física.

Ideias Gerais para Lidar com Pessoas Tóxicas

  1. Comece por deixá-las ir. Faça o que você sente ser a melhor maneira de as deixar. Evite-as. Não atenda as suas chamadas. Você pode pedir desculpas por estar distante, mas não precisa  explicar o porquê ou  defender as suas ações.
  2. Conheça os seus limites e cumpra-os. Seja firme, já que as pessoas tóxicas querem as coisas feitas à sua própria maneira a qualquer custo. Elas podem tentar todos os tipos de táticas emocionalmente manipulativas para conseguir o que querem. Então, esteja preparado(a) e seja firme.
  3. Você pode querer falar com elas sobre seu problema com elas. Mantenha um registro do que é decidido. Você pode acompanhar uma discussão com um email de confirmação, convidando correção se alguma coisa estiver errada. Isso vai ajudar a prevenir ou a expor mentiras mais tarde.
  4. Seja educado(a) e honesto(a) e tente aderir aos valores do Islam.
  5. Cerque-se de amigos(as) que o(a) apoiem e motivem. Além disso, consulte pessoas de confiança sobre a sua situação. Allah diz: “…e consulta-os sobre a decisão. E, se decidires algo, confia em Allah. Por certo, Allah ama os confiantes n’Ele.” [Qur’an 3:159]
  6. Lembre-se de manter a calma ao lidar com pessoas tóxicas. Finja que existe um escudo invisível que o(a) rodeia e o(a) separa da negatividade dele/dela.
  7. Preste atenção aos sinais de ajuda de Allah, como uma informação importante que venha e ajuda a fazer uma melhor decisão.
  8. Aprenda com suas experiências com pessoas tóxicas para que você possa crescer e melhorar sua vida.

Às vezes, é difícil separar-se totalmente de pessoas tóxicas. Isto é quando você precisa usar estratégias de enfrentamento para ajudá-lo(a) a lidar com essas pessoas. As estratégias de enfrentamento são ações que o(a) ajudam a manter-se calmo(a) e relaxado(a) durante situações estressantes. Os exemplos incluem suplicar a Allah (louvado seja), fazer uma caminhada, falar com uma pessoa carinhosa ou beber um chá quente.

Prescrições Espirituais para os Desafios da Vida

Claro que paciência e oração são as melhores receitas de vida para qualquer problema que estejamos a enfrentar.

“Ó vós que credes! Implorai ajuda, com a paciência e a oração. Por certo, Allah é com os perseverantes.” [Qur’an 2:153]

Um dos meus ahadith preferidos é:

“Quão maravilhoso é o caso de um crente; há bondade para ele em tudo e isso aplica-se apenas a um crente. Se a prosperidade o atende, ele expressa a sua gratidão a Allah e isso é bom para ele; e se a adversidade lhe recai, ele resiste com paciência e isso é melhor para ele”. [Muslim]

Este hadith lembra-me que, em todas as situações, eu devo esforçar-me para estar num estado de gratidão ou num estado de paciência. Muitas vezes, podemos sentir os dois sentimentos ao mesmo tempo. Podemos ser pacientes em relação a uma pessoa tóxica nas nossas vidas, e também podemos sentir gratidão pelas bênçãos nas nossas vidas.

Paciência não significa que sentar e não fazer nada quanto a um relacionamento tóxico. Um dia, o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) notou um beduíno a deixar o seu camelo sem o amarrar e ele perguntou ao beduíno, “Por que não amarras o teu camelo?” O beduíno respondeu: “Eu coloquei a minha confiança em Allah”. O Profeta então disse: “Amarra o teu camelo em primeiro lugar, e depois coloca a tua confiança em Allah”. [At-Tirmidhi]

Este hadith ensina-nos que devemos tomar medidas para nos proteger do mal.

Buscar o perdão de Allah é também uma prescrição espiritual para qualquer problema que estejamos a enfrentar na vida.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem fizer muito Istighfar, Allah fornecer-lhe-à uma forma de sair de cada preocupação que ele tiver, e resolverá todos os seus problemas, e fornecer-lhe-à meios de subsistência a partir de fontes que não lhe eram conhecidas.” [Narrado pelo Imam Ahmad, Sanad Sahih]

Utilize os seus problemas, tais como relacionamentos tóxicos, para sua vantagem. Usá-los como uma motivação para voltar mais para Allah (louvado seja) e recordá-Lo mais.

Membros de Família Tóxicos

Nós todos sabemos que manter os laços familiares é importante no Islam. Se você tem de lidar com um membro de família tóxico, então, cortar os laços com ele/ela não deve ser um primeiro recurso.

Num hadith famoso, Asma (que Allah esteja satisfeito com ela), filha de Abu Bakr, perguntou ao Profeta ?: “Minha mãe veio ver-me, embora ela odeie a nossa religião. Devo então mostrar afeto à minha mãe?” Ele disse: “Sim, deves demonstrar afeto à tua mãe.” [Al-Bukhari e Muslim]

O melhor curso de ação é usar as suas estratégias de enfrentamento, ser paciente, e tentar evitar o excesso de contato com familiares tóxicos.

Como afirma o Alcorão,

“E pacienta quanto ao que dizem e abandona-os, com belo abandono.” [Qur’an 73:10]

Muitas vezes, pessoas casadas enfrentam comportamentos tóxicos de seus cônjuges. Paciência é uma virtude, mas, a longo prazo, ignorar comportamentos tóxicos acabará por corroer o relacionamento conjugal. Tentar entender os sentimentos e pensamentos de outrem é a chave para melhorar um casamento. Muitos problemas simplesmente são o resultado de uma falta de compreensão exata. Claro, entender a si mesmo e seus próprios sentimentos em primeiro lugar é fundamental para entender os outros.

Conclusão

As pessoas tóxicas são parte da vida. Lembre-se de cuidar de si mesmo e acreditar que você é digno de ter relacionamentos saudáveis. Allah (louvado seja) não beneficia do seu sofrimento. Procure apoio de pessoas que você confie, e, claro, ore e seja paciente.

“E quem teme a Allah, Ele lhe fará saída digna, e lhe dará sustento, por onde não suporá.” [Qur’an 65:2-3]

Fonte: IOU


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *