Fale Boas Palavras ou Permaneça em Silêncio

Fale Boas Palavras ou Permaneça em Silêncio

Fawzia Abdul-Rahim Mohamed (Um Sajid)

Uma das melhores virtudes no Islam é ser altamente consciente do resultado de sua fala; Em essência, a língua pode ser a causa de ir ao Paraíso ou ao Inferno. Descubra esta questão neste artigo e leve-a a sério.


O silêncio é sabedoria, especialmente se não há nenhuma boa palavra para se dizer. Hoje em dia as pessoas tendem a dizer qualquer coisa desde que falem, poucas delas sabem que o silêncio é uma das boas ações que serão pesadas na balança, uma vez que se permanecer-se em silêncio irá salvar-se de cair no pecado.

O Profeta de Allah, o Todo-Poderoso (Que a paz e as bênçãos de Allah, o Todo-Poderoso, estejam com ele) ensinou-nos que a crença em Allah, o Todo-Poderoso, e na Outra Vida está ligada a dizer boas palavras ou a permanecer em silêncio. Pois, boas palavras sempre trazem benevolência nesta vida e na outra. Boas palavras lhe permitirão ver a bondade dos outros e, consequentemente, não terá ódio incutido no seu coração.

عن أبي هريرة رضي الله تعالى عنه قال: قال رسول الله صلى الله عليه وسلم: من كان يؤمنُ باللهِ واليومِ الآخرِ فليقُلْ خيرًا أو ليصمُتْ، ومن كان يؤمنُ باللهِ واليومِ الآخرِ فلا يُؤذِ جارَه، ومن كان يؤمنُ باللهِ واليومِ الآخرِ فليُكرِمْ ضيفَه

(البخاري ومسلم)

(Interpretação do que o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse): “Aquele que crê em Allah e no Último Dia deve falar boas palavras ou permanecer em silêncio.” [Al-Bukhari e Muslim].

Se colocarmos este conceito em prática, palavras não poderão descrever a paz e a tranquilidade que fluirão durante todo o nosso dia, e aplicar esta virtude ajuda-nos a tornarmo-nos mais produtivos, fazendo pleno uso do nosso tempo, o que resulta da recordação de Allah, da leitura de livros benéficos ou simplesmente da contemplação.

Também é vital saber por que o silêncio é preferível quando não há boas palavras para dizer, visto que a nossa língua nos aprisionará em maledicência, fazendo-nos cair em falar dos outros com más intenções e dizer coisas que poderão causar pesar mais tarde.

A cada dia todas as partes do corpo pedem à língua para temer a Allah, o Todo-Poderoso, por elas.

عن أبي سعيد الخدري رضي الله تعالى عنه قال: قال رسول الله صلى الله عليه وسلم: إذا أصبحَ ابنُ آدمَ فإنَّ الأعضاءَ كلَّها تُكفِّرُ اللِّسانَ فتقولُ اتَّقِ اللَّهَ فينا فإنَّما نحنُ بِك فإن استقمتَ استقمنا وإن اعوججتَ اعوججنا

(الترمذي وحسنه الألباني)

Abu Sa’id Al-Khudri (que Allah, o Todo-Poderoso esteja satisfeito com ele) relatou: (interpretação do que o mensageiro de Allah, o Todo-Poderoso (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Quando o filho de Adão acorda, todas as partes do seu corpo se voltam para a língua e dizem: teme a Allah a nosso respeito, somos apenas parte de você, se você estiver correta, então estaremos corretas, mas se você estiver desviada, então estaremos desviadas.” [Sunan At-Tirmidhi, Livro de Asceticismo].

Este Hadith mostra a importância de tornar-se consciente da língua, pois se apenas benevolência parte dela, então, as outras partes do corpo irão segui-la e se for o oposto, elas também a tendem a seguir.

Há muitas evidências nos ahadith e versos do Alcorão Sagrado que abordam esta questão, o conselho que devemos tomar dos ahadith mencionados é de que devemos preservar nossas línguas e estar cientes do que vem dela, já que não quereríamos entrar no fogo do inferno devido à vindima da nossa língua. Vamos analisar a nós mesmos e refletir sobre o que aconteceu ao longo do dia.

Seja cauteloso com suas palavras, se não tem nada a dizer, lembre-se “fale boas palavras ou permaneça em silêncio”.

Que Allah, o Todo-Poderoso nos faça daqueles que ouvem os bons conselhos e seguem o melhor deles.

Fonte:IslamWay.Net

Etiqueta e Comportamento