Deve-se Limpar o Pescoço no Wudu?

Deve-se Limpar o Pescoço no Wudu?
Compartilhe

Não é mustahab (recomendável ou aconselhável) limpar o pescoço durante o wudu’ porque não há provas disso (ditas ou feitas) pelo Profeta ﷺ.


O sheikh al-Islam Ibn Taymiyah disse:

“Não há nenhum relato sahih do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que diga que ele limpava o seu pescoço durante o wudu’, pelo contrário, nada disso foi narrado dele em qualquer hadith sahih. Pelo contrário, os hadiths sahih que descrevem o wudu’ do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não mencionam que ele limpou o pescoço. Logo, a maioria dos estudiosos, como Malik, Shaafa’i e Ahmad não consideraram isso como mustahab. Aqueles que dizem que é mustahab confiam num relato de Abu Hurayrah (que Allah esteja satisfeito com ele) ou num hadith da’if (fraco) que diz que ele limpou a cabeça até chegar à parte de trás da cabeça. Esses relatórios não podem ser confiados, e não contradizem o que é indicado pelos ahadith autênticos. Quem não limpar o seu pescoço, o seu wudu’ é válido de acordo com o consenso dos sábios.” [Majmu’ al-Fatawa, 21/127]

Este hadith: “Ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) limpou a cabeça até chegar à parte de trás da cabeça (que é o início da parte de trás da cabeça)”, foi narrado por Abu Dawud (132) e foi classificado como da’if por al-Albani em Da’if Abi Dawud.

Em al-Majmu’ (1/489) al-Nawawi mencionou uma diferença de opinião entre os companheiros de al-Shaafa’i (que Allah tenha misericórdia dele) sobre limpar o pescoço no wudu’. Então ele disse:

“Este é um resumo do que eles disseram, e eles tinham quatro pontos de vista sobre este assunto, um dos quais é que é Sunnah limpá-lo com água nova. O segundo é que é mustahab e não pode ser dito que é Sunnah. O terceiro é que é mustahab usar a água deixada ao limpar a cabeça e as orelhas. O quarto é que não é nem Sunnah, nem mustahab. A quarta opinião é a que está correcta. Daí al-Shaafa’i (que Allah tenha misericórdia dele) não o ter mencionado, nem os nossos companheiros anteriores. Não foi mencionado pela maioria dos estudiosos. Não há nenhuma prova disso do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).”

Está provado no Sahih Muslim e noutros lugares que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O pior dos assuntos são aqueles que são recém-inventados (na religião), e toda a inovação é um desvio (do caminho certo).”

Em al-Sahihayn é narrado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Aquele que introduzir qualquer coisa na nossa religião que não seja parte dela, ser-lhe-á rejeitada.”

De acordo com uma versão narrada por Muslim: “Quem fizer qualquer acção que não esteja de acordo com este nosso assunto (Islam), ser-lhe-á rejeitada.”

No que respeita ao hadith que é narrado de Talhah ibn Musarraf, do seu pai, do seu avô, que diz que ele viu o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) a limpar a cabeça até chegar à parte de trás da sua cabeça e a primeira parte do pescoço, este é um hadith da’if (fraco) de acordo com o consenso dos sábios.

Em relação às palavras de al-Ghazaali: “Limpar o pescoço é Sunnah porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse, ‘Limpar o pescoço é uma proteção contra a canga (ou correntes, al-ghull*)'” – este é um erro, porque estas não são as palavras do Profeta ?.

*Al-ghull (pl. al-aghlaal) refere-se a correntes que são colocadas no pescoço. Allah diz:

“São os tais que negam o seu Senhor; são os que levarão cangas (al-aghlaal) nos seus pescoços” (Qur’an 13:05)

“E carregaremos de pesadas argolas de ferro (al-aghlaal) os pescoços dos incrédulos. Porventura serão retribuídos, senão pelo que fizerem?” (Qur’an 34:33)

Ibn al-Qayyim disse em Zaad al-Ma’aad (1/195):

“Não há nenhum hadith sahih do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) sobre limpar o pescoço de todo.”

Shaykh Ibn Baaz disse:

“Não é mustahab ou prescrito na Shari’ah limpar o pescoço, pelo contrário, só a cabeça e as orelhas são para ser limpas, como é indicado pelo Qur’an e a Sunnah.” [Fataawa Majmu ‘Ibn Baaz, 10/103.]

Fonte: IslamQA


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *