Aperfeiçoando o Caráter

Aperfeiçoando o Caráter
Compartilhe

O Profeta, sala Allahu alaihi wa sallam, costumava fazer várias súplicas relacionadas ao bom caráter.


“Ó Allah, guia-me ao bom caráter, ninguém pode nos guiar nesta senda, exceto Tu…” (Muslim)

“Ó Allah, eu busco refúgio em Ti do mau caráter, maus atos e desejos” (Tirmidhi)

“Ó Allah, Tu me criaste, de forma perfeita, então, aperfeiçoe meu caráter” (Ahmad)

“Ó Allah, eu busco refúgio em Ti da deficiência e preguiça; da covardia e avareza; da decrepitude e dureza; da negligência e empobrecimento; da mesquinhez e humilhação. E eu busco refúgio em Ti da pobreza e da descrença; da prática dos pecados, desunião e hipocrisia; da vaidade e riyaa’ (notabilidade, vontade de aparecer)…” (Ahmad, Bazaar, Haithami e Ibn ‘Abd al-Barr)

Neste trecho do livro A Magnífica Jornada de Ibn Qayim al-Jawziyyah, rahimahullah, são explicadas as três condições necessárias para adquirir akhlaq (boas maneiras): ouvindo a própria natureza, controlando o nafs (ego) e buscando conhecimento.

No Qur’an, Allah, subhanahu wa ta’ala, menciona a excelência do caráter do nosso amado Profeta Muhammad, saws:

“Certamente, Tu (Muhammad) és de nobilíssimo caráter” (Qalam: 4)

Aisha, radi allahu anha, descreveu o Profeta, saws, como “seu caráter era o Qur’an” (Muslim, Abu Dawud e Ahmad)

Tal excelente caráter não pode ser adquirido senão por três condições:

1)    A natureza, as bases devem ser boas. Se uma pessoa possui uma natureza ríspida, áspera e seca será difícil que ela adquira esta excelência de caráter através da vontade, prática ou conhecimento. Por outro lado, uma pessoa leve e suave estará pronta e disposta a receber o que é necessário para cultivar o bom caráter.

2)   A alma deve ser forte e capaz de abafar a preguiça, transgressão ou desejos natos. Estas questões estão em contradição com o aperfeiçoamento do caráter e as almas que não conseguem controlá-las também não conseguirão atingir um grau de perfeição.

3)   Deve-se possuir um conhecimento verdadeiro dos assuntos. Deve-se aprofundar neles, permitindo colocá-los em suas legítimas posições e fazendo a distinção entre o que é saudável e o que está doente.

Se estes três requisitos estão presentes em um homem, e com a permissão de Allah, swt, então ele estará entre aqueles a quem Allah, swt decretou o melhor e a quem Allah, swt, tem guiado e protegido.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *