Cuidados com a Dawah

Cuidados com a Dawah
Compartilhe

Abu Hurairah, raa, relatou: o Mensageiro de Allah, saws, disse: “Se qualquer um de vós chamardes os outros à senda reta, então a recompensa será equivalente àqueles que a seguem (na justiça) sem que a recompensa seja diminuída de qualquer forma. Se qualquer um de vós convidardes o outro ao erro, o pecado será equivalente àqueles que o seguem (no pecado), sem que os pecados sejam diminuídos.” (Muslim)


A palavra “chamar” utilizada significa, aqui, induzir os outros a algo virtuoso ou pecaminoso através de suas ações, exemplo ou discurso. Nós deduzimos desde hadith que uma pessoa que se torna um intermediário para qualquer um dos caminhos recebe a recompensa ou a punição de Allah, subhanahu wa ta’ala, respectivamente.

Quantas vezes nos deparamos, no nosso cotidiano, com pessoas que nos “reverenciam” por causa de nossa vestimenta, ou porque nos viram rezar ou ficaram sabendo que somos muçulmanos? É extremamente comum escutarmos que nossa religião é mais séria que as demais, não é verdade? Pois, inconscientemente e passivamente influenciamos muitas pessoas através de nosso comportamento, postura e ações. Assim, devemos ter preocupação redobrada com nossa conduta social, para que não incorramos na punição de Allah, swt, por influenciarmos mal outras pessoas.

Jabir bin `Abdullah, radi Allahu ‘anhu, relatou: o Mensageiro de Allah, sala Allahu ‘alaihi wa sallam, disse: “Cuidado com a injustiça, porque a opressão será a escuridão no Dia da Ressurreição; e cuidado com a mesquinhez, porque isto condenou aqueles que vieram antes de vós. Isso foi o que incitou a derramar sangue e tratar o ilícito como lícito.”

E Allah, subhanahu wa ta’ala, disse no Qur’an: “Ó fiéis, sede firmes em observardes a justiça, atuando de testemunhas, por amor a Allah, ainda que o testemunho seja contra vós mesmos, contra os vossos pais ou contra os vossos parentes, seja o acusado rico ou pobre, porque a Allah incumbe protegê-los. Portanto, não sigais os vossos caprichos, para não serdes injustos; e se falseardes o vosso testemunho ou vos recusardes a prestá-lo, sabeis que Allah está bem inteirado de tudo quanto fazeis.” (Nissa: 135)

Abu Musa, raa, narrou: o Mensageiro de Allah, saws, disse: “Certamente, Allah dá uma trégua ao oppressor, entretanto, quando Se apodera dele, não o deixa escapar”. Então, ele, saws, recitou a seguinte ayah: “E assim é o extermínio (vindo) do teu Senhor, que extermina as cidades por suas iniqüidades. O Seu extermínio é terrível, severíssimo” (Hud: 102) – Bukhari e Muslim.

Não se deve usufruir ou aceitar esta trégua de Allah, swt, pois não sabemos quando esta trégua terminará e quando Ele, saws, nos enviará a punição. Portanto, devemos tomar muito cuidado com as nossas ações, pois somos extremamente visados na sociedade moderna. As pessoas nos vêem como exemplos de retidão e religiosidade, mesmo não conhecendo a realidade da ummah e até os preceitos islâmicos. E que Allah, aza wa jal, nos dê discernimento e humildade para aplicarmos o nosso conhecimento do din na realidade cotidiana (mesmo que isso signifique repreender a quem amamos ou mudar de postura quando estivermos errados), Amin!


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *