Al Mutakabbir (المتكبر) O Majestoso

Al Mutakabbir (المتكبر) O Majestoso
Compartilhe

Significado de Al Mutakabbir

O Tremendo, O Grande, O Orgulhoso.

Al-Mutakabbir (em árabe: ٱلْمُتَكَبِّرُ) significa o grande supremo. Ele é exaltado muito acima de toda a criação, Aquele que está Livre dos atributos das criaturas e de Se assemelhar a elas. Ele possui direitos, privilégios e qualidades que os outros não têm. Ele é tremendo e manifesta essa grandeza em todas as coisas e de muitas maneiras.


Raiz árabe

Da raiz kaf-ba-ra (ك ب ر), que no árabe clássico significa: ser grande em tamanho, posição ou dignidade, ser vasto, formidável, mais antigo (em idade), nobre, majestoso, ser superior em aprendizado, mais conhecido em ter direitos acima de todos os outros.

O que significa para Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ ser orgulhoso

A palavra Mutakabbir deriva de kabara, que significa grande, exaltado, nobre. As traduções mais comuns de Al-Mutakabbir incluem “O Todo-Supremo”, “O Orgulhoso”, “O Dominante” e “O Grande”. Todas estas são interpretações válidas e aceitáveis do nome. Este nome mostra que existe uma grande distinção entre Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ e toda a Sua criação. Tudo é insignificante em comparação. Assim, Ele é o supremo, o orgulhoso, o dominante. É o Rei dos reis e nós somos os Seus servos, indignos de consideração em relação a Ele.

هُوَ ٱللَّهُ ٱلَّذِي لَآ إِلَٰهَ إِلَّا هُوَ ٱلۡمَلِكُ ٱلۡقُدُّوسُ ٱلسَّلَٰمُ ٱلۡمُؤۡمِنُ ٱلۡمُهَيۡمِنُ ٱلۡعَزِيزُ ٱلۡجَبَّارُ ٱلۡمُتَكَبِّرُۚ سُبۡحَٰنَ ٱللَّهِ عَمَّا يُشۡرِكُونَ

Huwal-laahul-lazee laaa Ilaaha illaa Huwal-Malikul Quddoosus-Salaamul Muminul Muhaiminul-aAzeezul Jabbaarul-Mutakabbir; Subhaanal laahi Ammaa yushrikoon

Tradução do português:

“Ele é Allah. Não existe deus senão Ele, O Rei, O Puro, A Paz, O Confortador, O Predominante, O Todo-Poderoso, O Transcendente, O Orgulhoso. Glorificado seja Allah, acima do que idolatram” (Al-Hashr 59:23)

A ideia subjacente ao nome de Al-Mutakabbir, que significa “O Orgulhoso”, é que só Allah possui grandeza; ninguém pode competir com Ele. Abu Sa’id Khudri e Abu Huraira relataram que o Mensageiro de Allah (ﷺ) disse: Allah, o Exaltado e Glorioso, disse: “A Glória é a Sua veste inferior e a Majestade é o Seu manto e (Allah diz:) Aquele que disputar Comigo a respeito delas, atormentá-lo-ei.” [Sahih (Al-Albani) Sunan Abi Dawud 4090, Sahih Muslim 2620]

Agora, se fosse o melhor num determinado campo ou desporto, estamos a falar de domínio completo; ninguém se aproxima da vitória. Não te sentirias orgulhoso da tua capacidade e dos teus feitos? A este respeito, diz-se que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é orgulhoso. O Imam Ghazali explica Al-Mutakabbir como aquele “que vê grandeza e majestade apenas em relação a si próprio, e olha para os outros como um rei olha para os seus servos. E se a sua avaliação for correta, ele será verdadeiramente orgulhoso.”

Evitar a arrogância

Note-se a ênfase em “…se a sua avaliação for correta”, imaginando que se as presunções de grandeza forem falsas, então essa pessoa terá um rude despertar. Esta é a história de Iblis. Ele foi o primeiro a afirmar a sua arrogância. Acreditou que era grande, excluindo todo o resto, e foi humilhado por Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. Este perigo paira sobre todos. Não te tornes arrogante e não acredites na tua superioridade. Aqueles que o fazem não se apercebem de que foi Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ e não por sua própria causa.

Até Firawn, o rei do Egipto, se comparava a um Deus. Mas onde estão agora todos os césares e ditadores? Que impérios ainda existem que os honram, adoram e louvam diariamente? O seu orgulho transformou-se em arrogância, baseada em presunções erradas. Acreditavam que não tinham ninguém a quem responder: “Assim, Allah sela todos os corações de um tirano arrogante (mutakabbirin jabbaar).” (Al-Ghafir, 40:35)

No tafsir de Abul-Maududi, este versículo diz o seguinte: “O selo não é colocado no coração de ninguém sem uma razão. Este selo de maldição é colocado apenas no coração daquele que está cheio de arrogância e espírito de violência e tirania.” Noutra ayah, “E Moisés disse: “Por certo, refugio-me em meu Senhor e vosso Senhor, contra todo assoberbado que não crê no Dia da Conta!” (Al-Ghafir, 40:27)

Reflexão

Uma lição a aprender é que, à medida que nos tornamos hábeis numa área, é natural que fiquemos mais confiantes. Mas quando começamos a considerar-nos especialistas, tornamo-nos vulneráveis, daí o ditado “são os melhores nadadores que se afogam”. São os melhores nadadores que correm mais riscos e, como resultado, enfrentam acidentes fatais. Para eles, é demasiado tarde e o seu destino está traçado. Do mesmo modo, o melhor para o crente é concentrar-se na descoberta da verdade e evitar a arrogância de pensar que já sabe.

A condição humana é um desejo de saber, de se expandir e de ter poder. É difícil renunciar a todas as coisas – as quais, se pudéssemos, seríamos melhores. Esse é o caminho menos percorrido. É difícil e desconfortável assumir que não se sabe ou admitir que não se tem a certeza.

É reconfortante pensar que se sabe alguma coisa. Mas com esta fachada, privamo-nos de ir mais longe. A parte complicada de ter um mau julgamento é que não sabemos quando o temos. É muito melhor encontrar provas na realidade para apoiar a sua opinião – e mesmo assim, não tirar conclusões. No momento em que sentimos que sabemos alguma coisa, deixamos de procurar.

Provavelmente, todos nós partilhamos uma experiência semelhante ao estudar para um teste. Você pode ter visto uma questão do dever de casa, olhado para a resposta e pensado: “sim, faz sentido” ou “é tranquilo”, e seguido em frente. Mas quando uma pergunta semelhante apareceu no teste, “apagamos” e não conseguimos responder.

Na verdade, apenas nos enganamos a nós próprios, pensando que sabíamos e nunca obtivemos provas que sustentassem que realmente sabíamos. Teria sido mais sensato fazer o teste e praticar, passar algum tempo e repetir o teste. Desta forma, não nos enganaríamos a nós próprios pensando que sabíamos algo quando na realidade não sabíamos.

Para tentarmos caraterizar-nos como grandes e sentirmo-nos orgulhosos das nossas realizações de uma forma não convencida, podemos simplificar a filosofia básica de dar o nosso melhor. Seja claro e deliberado na compreensão do que é importante para si e, em seguida, dê o seu melhor para viver de acordo com esse padrão. Se puder ir para a cama todos os dias sabendo que deu o seu melhor, como pode não dizer que foi bem sucedido naquilo que se propôs fazer?

Como resultado de fazer isto durante um longo período de tempo, irá certamente obter o reconhecimento dos que lhe são mais próximos, e talvez isso transpareça também para os outros. Mas essa parte é algo que acontecerá como um subproduto, não como o objetivo a atingir. É mais importante perguntar como merecer a grandeza do que desejar a grandeza.

Noutra perspetiva, Al-Mutakabbir é também aquele em quem nos podemos apoiar quando nos deparamos com um obstáculo que parece intransponível. É um nome que deve inspirar esperança e otimismo. Como o Alcorão menciona:

إِن يَنصُرۡكُمُ ٱللَّهُ فَلَا غَالِبَ لَكُمۡۖ وَإِن يَخۡذُلۡكُمۡ فَمَن ذَا ٱلَّذِي يَنصُرُكُم مِّنۢ بَعۡدِهِۦۗ وَعَلَى ٱللَّهِ فَلۡيَتَوَكَّلِ ٱلۡمُؤۡمِنُونَ

Iny-yansurkumul laahu falaa ghaaliba lakum wa iny-yakhzulkum faman zal lazee yansurukum min ba’dih; wa ‘alal laahi falyatawakkalil mu’minoon

Tradução do português:

“Se Allah vos socorre, não tereis sobre vós vencedor algum. E se Ele vos desampara, quem após Ele vos socorrerá? E que em Allah, então, confiem os crentes!” (Ali-Imran 3:160)

Fonte: My Islam – Al Mutakabbir

Leia também: A Importância dos Nomes e Atributos de Allah


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *