Al-Mu’min (المؤمن) O Guardião da Fé

Al-Mu’min (المؤمن) O Guardião da Fé
Compartilhe

Significado de al-Mu’min

A Fonte da Fé, o Confirmador da verdade, o Doador da fé.

O nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ como al-Mu’min (em árabe: ٱلْمُؤْنُ) significa Aquele que testemunhou por Si mesmo que ninguém é Deus a não ser Ele. E foi Ele quem enviou mensageiros e revelou Seus livros como provas claras.


Raiz árabe

Da raiz Hamza-Mim-Nun (أ م ن), que possui as seguintes conotações árabes clássicas: estar seguro, livre do medo de estar quieto, tranquilo para conceder proteção, proteger com confiabilidade, confiável para acreditar.

Significados de al-Mu’min

Cada nome que exploramos e estudamos abre uma porta para promover nosso relacionamento com Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ. À medida que nos familiarizamos com Sua essência, podemos sentir nosso relacionamento com Ele se transformar e nos tornar mais seguros. O sexto nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é al-Mu’min, que é a qualidade que permitiu aos corações experimentar esse sentimento e nos reuniu.

Al-Mu’min é o Inspirador da fé e o Doador da segurança. Ele é Quem enviou Seu livro e Seus mensageiros com sinais de provas claras para todos os ouvintes. Alguns dos nomes de Allah podem ter muitos significados ou interpretações, al-Mu’min é um desses nomes.

Ele é Quem fornece justiça e segurança às suas criações. Ele cumpre todas as Suas promessas e nunca punirá nenhuma criatura injustamente. Ele é como Seu servo espera que Ele seja:

“Por certo, Allah não faz injustiça nem mesmo do peso de um átomo. E se este é uma boa ação, multiplicá-la-á, e concederá, de Sua parte, magnífico prêmio” (na-Nissa 4:40).

Esse sentimento é repetido no versículo de Surah Ghafir, 17: “Nesse dia, cada alma será recompensada pelo que logrou. Não haverá injustiça, nesse dia. Por certo, Allah é Destro no ajuste de contas”.

O Alcorão menciona repetidamente o crente como mu’min, então como atribuímos esse nome a um atributo de Allahسُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ? Primeiro, o contexto é completamente diferente; o que é verdadeiro para um não significa que seja também para o outro. Na realidade, não há comparação com Allah.

Mu’min é derivado de Amana ou Imaan, significando segurança, certeza, fiança e/ou paz. Quando se refere ao crente, significa aquele que atesta o que é verdadeiro (ou seja, os seis artigos de fé: (1) crença em Allah, (2) anjos, (3) livros, (4) mensageiros (5 ) Dia de julgamento e (6) Seu decreto divino). Quando se aplica a Allah, é Aquele que se confirma como verdadeiro. Portanto, aquele que acredita está seguro, e protegido contra um perigo potencial.

هُوَ ٱللَّهُ ٱلَّذِي لَآ إِلَٰهَ إِلَّا هُوَ ٱلۡمَلِكُ ٱلۡقُدُّوسُ ٱلسَّلَٰمُ ٱلۡمُؤۡمِنُ ٱلۡمُهَيۡمِنُ ٱلۡعَزِيزُ ٱلۡجَبَّارُ ٱلۡمُتَكَبِّرُۚ سُبۡحَٰنَ ٱللَّهِ عَمَّا يُشۡرِكُونَ

Huwal-laahul-lazee laaa ilaaha illaa huwal-malikul quddoosus-salaamul muminul muhaiminul-azeezul jabbaarul-mutakabbir; Subhaanal Laahi Ammaa Yushrikoon

Interpretação do significado:

“Ele é Allah. Não existe deus senão Ele, O Rei, O Puro, A Paz, O Confortador, O Predominante, O Todo-Poderoso, O Transcendente, O Orgulhoso. Glorificado seja Allah, acima do que idolatram!” (Al-Hashr 59:23)

Somos fracos sem Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ

Imam al-Ghazali faz uma analogia de um homem deixado sozinho em um estado de ruína, onde não podia mover seus membros e sendo perseguido pelos seus inimigos. Mesmo se ele pudesse se mover, ele ainda não possuía armas ou soldados para lutar. Mesmo se ele tivesse armas ou um exército capacitado, ele não poderia garantir a vitória. Então alguém vem em seu socorro, auxilia-no em sua fraqueza, fornece a ele uma grande fortaleza, soldados e armas, e concede a ele total segurança e proteção. O único nome adequado a essa pessoa seria “o fiel”.

O Imam Ghazali continua: “O homem é basicamente fraco por sua natureza”. Nosso ser (ser humano) comparado a outras criações aparenta força na hierarquia do reino animal, mas, de muitas maneiras, também somos frágeis. O Alcorão até menciona esse fato:

يُرِيدُ ٱللَّهُ أَن يُخَفِّفَ عَنكُمۡۚ وَخُلِقَ ٱلۡإِنسَٰنُ ضَعِيفٗا

Yureedul laahu ai yukhaffifa ‘Ankum; wa khuliqal insaanu da’eefaa

Interpretação do significado:

“Allah deseja aliviar-vos as dificuldades. E foi criado frágil o ser humano.” (An-Nissa 4:28)

Existem muitas ameaças ao nosso bem-estar. Temos doenças e infecções mortais, sofremos com sede e fome, temos medo de acidentes fatais, guerras, rebeliões e tumultos. É uma lista sem fim de ansiedade. Este é apenas um reino físico de fraquezas. Depois, há um aspecto espiritual quanto à fraqueza, por exemplo, em relação ao controle de seus desejos, impulsos, emoções, etc. Shaikh Tosun Bayrak disse: “Os piores dentre esses inimigos são nossos próprios egos e o maldito Satanás. Os tiranos, os malignos e os invejosos vêm após. “

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é O único que pode nos proteger de todas as formas de prejuízos e adversidades. O Alcorão menciona como o povo de Quraish teve seus medos removidos e prosperaram após a súplica do Profeta Ibrahim (que a paz esteja sobre ele). Ele pediu sua segurança, proteção e prosperidade e, até hoje, o pedido de sua du’a é cumprido. A partir disso, entendemos que a verdadeira segurança é encontrada apenas com Allah, Azza wa jal.

Allazeee at’amahum min Joo’inw-wa-aamanahum min khawf

ٱلَّذِيٓ أَطۡعَمَهُم مِّن جُوعٖ وَءَامَنَهُم مِّنۡ خَوۡفِۭ

Interpretação do significado:

“Que os alimentou contra a fome e os pôs em segurança contra o medo!” (Al-Quraish 106: 4)

Reflexão

Podemos nos beneficiar conhecendo Al-Mu’min adquirindo fé e confiança em Allah. Allah nos diz no Alcorão sobre Suas recompensas e promessas para aqueles que creem. Deveríamos sentir uma gratidão especial e imensa, além de honra, pois Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ colocou a crença em nossos corações.

Assim como Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é a fonte de segurança e proteção, devemos viver esse atributo sendo faróis de segurança para os outros. Foi narrado sob a autoridade de Abu Huraira (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (ﷺ) observou: “Um indivíduo cujo vizinho não está seguro de sua conduta injusta não entrará no paraíso.” [Sahih Muslim, 46]. As pessoas deverão sentir um cobertor de conforto, calor e amor que irradia de você.

Al-Mu’min também nos protege da injustiça e da opressão, por isso também devemos defender o que é certo. Se virmos injustiça, não devemos permanecer em silêncio. Seja qual for a nossa capacidade, podemos ajudar e tentar fazer a diferença, aliás, devemos! Esse nome, al-Mu’min, pode ser invocado em qualquer oração. Ainda assim, quem experimenta medo ou insegurança deve ter em mente, como um lembrete para solicitar a proteção de Allah: “Ó Allah! Tu és Al-Mu’min, protege-nos deste mal/inimigo/opressor. Dai-nos força para sermos fortes em nossa fé e não vacilarmos. “

Fonte: My Islam – Al-Mu’min

Leia também: A Importância dos Nomes e Atributos de Allah


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *