Al-Muhaimin (المهيمن) O Protetor

Al-Muhaimin (المهيمن) O Protetor
Compartilhe

Significado de Al-Muhaimin

O Preservador da segurança, Supervisor e Protetor.

Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al Muhaimin (ٱلْمُهَيْمِنُ) Ele também é Aquele que está sempre atento. Não há nada que possa ser escondido d’Ele, Ele é o Conhecedor de todos os segredos que escondemos.


Raiz árabe

Da raiz ha-mim-nun (ه م ن), que possui as seguintes conotações do árabe clássico: vigiar, supervisionar, proteger, guardar uma testemunha, oferecer segurança e paz para determinar o que é verdadeiro, estender sua asa (proteger). Semelhante à expressão árabe, ‘Haimana al-Ta’ir Alafirdkhih’, significando que o pássaro levou seus filhotes sob a proteção de suas asas.

A autoridade absoluta de al-Muhaimin

O nome al-Muhaimin refere-se à sua natureza suprema como sendo o guardião ou a autoridade absoluta. Ele é o superador, nada O ultrapassará ou usurpará. Ele é O sempre atento, não apenas limitado ao superficial, mas pode ver tudo o que está escondido nos corações. Nada pode ser mantido em segredo d’Ele.

“Ele sabe o que há nos céus e na terra. E sabe o de que guardais segredo e o que manifestais. E Allah, do íntimo dos peitos, é Onisciente” (64:4).

Você pode encontrar variações da palavra Muhaimin, como Muhaiminan no versículo 48 da Surah Maidah, onde Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ declara o Alcorão como sendo o livro que será bem-sucedido sobre os outros livros:

Tradução de Helmi Nasr:

“E, para ti, Muhammad, fizemos descer o Livro, com a verdade, para confirmar os Livros que havia antes dele e para testemunhar/prevalecer (muhaiminan) sobre eles…”.

Mas, como um nome e atributo de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, al-Muhaimin é mencionado apenas uma vez no Alcorão.

هُوَ ٱللَّهُ ٱلَّذِي لَآ إِلَٰهَ إِلَّا هُوَ ٱلۡمَلِكُ ٱلۡقُدُّوسُ ٱلسَّلَٰمُ ٱلۡمُؤۡمِنُ ٱلۡمُهَيۡمِنُ ٱلۡعَزِيزُ ٱلۡجَبَّارُ ٱلۡمُتَكَبِّرُۚ سُبۡحَٰنَ ٱللَّهِ عَمَّا يُشۡرِكُونَ

Huwal-laahul-lazee laaa ilaaha illaa huwal-malikul quddoosus-salaamul muminul muhaiminul-azeezul jabbaarul-mutakabbir; Subhaanal Laahi Ammaa Yushrikoon

Interpretação do significado:

“Ele é Allah. Não existe deus senão Ele, O Rei, O Puro, A Paz, O Confortador, O Predominante, O Todo-Poderoso, O Transcendente, O Orgulhoso. Glorificado seja Allah, acima do que idolatram!” (Al-Hashr 59:23)

Um senso de propriedade/autoridade

A palavra  هيمنة (Transliteração: Haymana) no árabe moderno significa domínio. Um país pode tomar outro, estar no controle ou mostrar autoridade sobre esse Estado. Mas isso geralmente é transitório, trocando mãos de um “proprietário” para outro. Somente Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é al-Muhaimin, aquele que tem tutela completa, uma qualidade de estar com o controle que dura a eternidade. Não é limitado por nenhum meio.

Essa é uma forma de domínio. Muhaimin também se refere a uma figura autoritária que reina suprema, na qual se pode confiar. Isso é análogo aos pais que, por amor ao seu filho, estabelecerão regras e limites para proteger e cuidar da criança. Muitas vezes, é feito considerando-se o melhor, apesar da criança pensar de outra forma. Imam al-Ghazali diz: “Todo mundo que tem um domínio completo de uma situação, que toma posse e protege, será seu ‘guardião’. Assumir o comando se resume ao conhecimento, posse perfeita do poder e proteção à ação. Aquele que une esses significados é nomeado Guardião. Mas apenas Allah – grande e glorioso – une tudo isso absoluta e perfeitamente”.

Reflexão

Como nos beneficiamos de saber que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é al-Muhaimin? Assim como Allah é o Supervisor de toda a Sua criação, precisamos estar atentos a nós mesmos. Muitas pessoas não se conhecem – elas imaginam que são seus pensamentos. Podemos deixar que pensamentos horríveis ou negativos venham à mente, mas não precisamos nos identificar com eles. Podemos deixar isso passar, assim como um rio flui. Identificação, pensar que você é seu pensamento, é como um castor que constrói uma represa no rio. Isso só acaba danificando o meio-ambiente.

Da mesma forma, a identificação pode ser destrutiva, levando a um estado depressivo ou fazendo com que o indivíduo se torne arrogante ou narcísico. Em vez disso, é melhor tentar ser indiferente. Reserve um tempo para refletir e observar seus pensamentos indo e vindo. Pergunte onde e por que eles podem ter surgido. Analise suas profundezas e você pode descobrir segredos escondidos em sua psique. O Imam Ghazali reconhece isso observando como um passo crucial para se reconstruir, permitindo que alguém se torne um guardião sobre seu próprio coração. Apenas escolhendo seletivamente pensamentos que são construtivos e deixando de lado todo o resto.

Outra maneira pela qual podemos nos moldar através desse nome é observando as pessoas ao nosso redor. As pessoas revelarão certas dores e problemas. Se você estiver atento, pode seguir uma sunnah do Profeta Muhammad ﷺ, que é a de cuidar das necessidades das pessoas ao seu redor. Nesse sentido, você será um guardião, estando vigilante e mostrando cuidado e compaixão para com as pessoas próximas.

Fonte: My Islam – Al-Muhaymin

Leia também: A Importância dos Nomes e Atributos de Allah


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *