Al Khaliq (الخالق) O Criador

Al Khaliq (الخالق) O Criador
Compartilhe

Significado de Al Khaliq

Aquele que traz tudo da não-existência para a existência.

Al Khaaliq (em árabe: ٱلْخَالِقُ) Ele é Aquele que cria coisas do nada sem precedentes. Ele cria o que Lhe agrada e de uma maneira perfeita. Ele é o único que determina quando, como e o que criar e o faz a partir do nada.


Raiz árabe

Da raiz árabe kha-lam-qaf (خ ل ق), que tem as seguintes conotações árabes clássicas: medir com precisão, determinar a medida ou proporção adequada para algo, proporcionar uma coisa de acordo com outra, criar algo com base num padrão ou modelo que se concebeu, trazer uma coisa à existência a partir da inexistência.

Os nomes da criação

O nome Al-Khaliq é mencionado no Alcorão 8 vezes. Os três nomes da criação, Al-Khaliq (O Criador), Al-Bari (O Produtor) e Al-Musawwir (O Modelador). Estes nomes podem parecer sinônimos da capacidade de Allah para inventar ou criar.

No entanto, são nomes distintos que oferecem significados únicos, que revelam diferentes aspectos da criação de Allah. Por exemplo, diz-se frequentemente que estes três nomes representam uma ordem para a Sua criação. Primeiro, temos Al-Khaliq, O Criador. Aquele que produz algo a partir do nada, ou seja, planeia e cria. Em segundo lugar, está Al-Bari, O Produtor – Aquele que inicia e traz à existência. Por último, Ele é Al-Musawwir, O Modelador – Ele organiza e molda a disposição da criação.

O que é surpreendente é que estes nomes são seguidos nesta sequência exacta com base no seu significado na seguinte ayah:

هُوَ ٱللَّهُ ٱلۡخَٰلِقُ ٱلۡبَارِئُ ٱلۡمُصَوِّرُۖ لَهُ ٱلۡأَسۡمَآءُ ٱلۡحُسۡنَىٰۚ يُسَبِّحُ لَهُۥ مَا فِي ٱلسَّمَٰوَٰتِ وَٱلۡأَرۡضِۖ وَهُوَ ٱلۡعَزِيزُ ٱلۡحَكِيمُ

Huwal Laahul Khaaliqul Baari ul Musawwir; lahul Asmaaa’ul Husnaa; yusabbihu lahoo maa fis samaawaati wal ardi wa Huwal Azeezul Hakeem

Tradução para o português:

“Ele é Allah, O Criador, O Iniciador da criação, O Configurador; dEle são os mais belos nomes. O que há nos céus e na terra glorifica-O. E Ele é O Todo-Poderoso, O Sábio.” (Al-Hashr 59:24)

Uma analogia útil

O Imam al-Ghazali compara estes três nomes com o processo de construção de uma casa. Há o planejador, o construtor e o desenhista que lhe dá a forma final. Do mesmo modo, Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ assume os três papéis – o criador, o produtor e o estilista.

No entanto, a diferença é que nós não estamos a inventar. Só Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ cria e faz isso a uma escala inimaginável. Ele cria a partir do nada, enquanto nós estamos apenas a encontrar formas de transformar a matéria de uma forma para outra. Somos limitados no que podemos fazer, enquanto a criação de Allah é ilimitada.

Nenhuma criação existe sem que Ele queira que exista. Cada uma das criações de Allah tem a sua origem com Ele, e Ele deu-lhe a sua forma de acordo com o Seu conhecimento e sabedoria divinos.

ثُمَّ خَلَقۡنَا ٱلنُّطۡفَةَ عَلَقَةٗ فَخَلَقۡنَا ٱلۡعَلَقَةَ مُضۡغَةٗ فَخَلَقۡنَا ٱلۡمُضۡغَةَ عِظَٰمٗا فَكَسَوۡنَا ٱلۡعِظَٰمَ لَحۡمٗا ثُمَّ أَنشَأۡنَٰهُ خَلۡقًا ءَاخَرَۚ فَتَبَارَكَ ٱللَّهُ أَحۡسَنُ ٱلۡخَٰلِقِينَ

Summa khalaqnan nutfata alaqatan fakhalaqnal alaqata mudghatan fakhalaq nal mudghata izaaman fakasawnal izaama lahman summa anshaanaahu khalqan aakhar; fatabaarakal laahu ahsanul khaaliqeen

Tradução:

“Depois, criamos, da gota seminal, uma aderência; e criamos, da aderência, embrião; e criamos, do embrião, ossos; e revestimos os ossos de carne; em seguida, fizemo-lo surgir em criatura outra. Então, Bendito seja Allah, O Melhor dos criadores!” (Al-Mu’minun, 23:14)

Note-se que neste versículo se refere a Alá سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ como ahsan al khaliqeen, que significa “o melhor dos criadores”. Também é mencionado noutra altura na Surah as-Saffat ayat 125.

Repare-se como, na ayah seguinte, se emparelham estes dois atributos Seus, ou seja, Ele é Al-Khaliq e Al-Alim (o conhecedor). Isto significa a Sua capacidade de criar em abundância e de acordo com o Seu plano mestre. Ele cria perpetuamente e com um objetivo. “”E supusestes que vos criamos, em vão, e que não seríeis retornados a Nós?” (Al-Mu’minun 23:115)

إِنَّ رَبَّكَ هُوَ ٱلۡخَلَّـٰقُ ٱلۡعَلِيمُ

Inna Rabbaka Huwal khallaaqul ‘aleem

Tradução:

“Por certo, teu Senhor é O Criador, O Onisciente.” (Al-Hijr 15:86)

Reflexão

Se pararmos um segundo para refletir sobre todas as criações de Allah, como pode uma pessoa ser criada a partir de uma pequena gota de líquido e manifestar-se em 30 trilhões de células que trabalham em uníssono, dando-nos vida? Se olhar para o céu noturno, repare em cada pequeno grão de luz, cada um deles é uma estrela gigante que existe muito longe, numa galáxia qualquer que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ criou.

No entanto, aqui estamos, nesta rocha relativamente pequena, a flutuar no espaço, e é a única que conhecemos que seja habitável. Toda a beleza do mundo, e você pode experimentá-la; Allah  سُبْحَٰنَهُۥوَتَعَٰلَىٰ permitiu-nos. Como é que não nos sentimos humildes e agradecidos por este momento? O pessimista diz: “mas pensa em todas as fitnahs (ou seja, provações ou testes) do mundo”. Uma pessoa pode olhar através de uma janela e apreciar a beleza exterior, mas é possível fixar-se apenas nas manchas que sujam o vidro. Aquilo em que te concentrares, verás.

Leitura adicional:

Não incluímos todos os versículos que mencionam o nome Al-khaliq. Se quiseres ler mais, vê 6:102, 13:16, 15:86, 36:81, 39:62, 40:62.

Fonte: My Islam – Al Khaliq

Leia sobre outros nomes em: Os 99 Nomes e Atributos de Allah


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *