Al Bari’ (البارئ) O que Faz evoluir; O que Concebe

Al Bari’ (البارئ) O que Faz evoluir; O que Concebe
Compartilhe

Significado de Al Bari’

O Criador, Aquele que tem o Poder de transformar as entidades.

Al-Bari’ (em árabe: ٱلْبَارِئُ) é aquele que decretou que as coisas existissem a partir do nada, de uma maneira específica. Cria uma forma de coisa nenhuma, sem modelo ou similaridade. Ele manifesta as Suas criações em perfeita harmonia e em proporções perfeitas, sem quaisquer falhas.


Raiz árabe

Da raiz ba-ra-hamza (ب ر أ), que tem as seguintes conotações árabes clássicas: criar, formar a partir do nada, manifestar, criar usando matéria pré-existente, evoluir, estar livre e limpo de falha ou mancha.

Nomes de criação

Tal como mencionamos no nome Al-Khaliq (o criador), também há outros dois nomes semelhantes, Al-Bari’ (o produtor ou o criador) e Al-Musawwir (o modelador). Estes nomes podem parecer sinônimos da capacidade de Allah para inventar ou criar. No entanto, são distintos e oferecem um significado único, revelando diferentes aspectos da criação de Allah.

Por exemplo, diz-se frequentemente que estes três nomes representam uma ordem para a Sua criação. Primeiro, temos Al-Khaliq, O Criador. Aquele que produz algo a partir do nada, ou seja, planeja e cria. Em segundo lugar, está Al-Bari’, O Produtor – aquele que inicia e traz à existência. Por último, Ele é Al-Musawwir, O Modelador – Ele organiza e molda a disposição da criação.

O que é surpreendente é que estes nomes são seguidos nesta sequência exata, com base no seu significado na seguinte ayah:

هُوَ ٱللَّهُ ٱلۡخَٰلِقُ ٱلۡبَارِئُ ٱلۡمُصَوِّرُۖ لَهُ ٱلۡأَسۡمَآءُ ٱلۡحُسۡنَىٰۚ يُسَبِّحُ لَهُۥ مَا فِي ٱلسَّمَٰوَٰتِ وَٱلۡأَرۡضِۖ وَهُوَ ٱلۡعَزِيزُ ٱلۡحَكِيمُ

Huwal Laahul Khaaliqul Baari ‘ul Musawwir; lahul Asmaaa’ul Husnaa; yusabbihu lahoo maa fis samaawaati wal ardi wa Huwal ‘Azeezul Hakeem

Tradução:

“Ele é Allah, O Criador, O Iniciador da criação, O Configurador; d’Ele são os mais belos nomes. O que há nos céus e na terra glorifica-O. E Ele é O Todo-Poderoso, O Sábio.” (Al-Hashr 59:24)

Uma analogia útil

O Imam al-Ghazali compara estes três nomes com o processo de construção de uma casa. Há o planejador, o construtor e o desenhista que lhe dá a forma final. Do mesmo modo, Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ assume os três papéis – o criador, o produtor e o desenhista.

No entanto, a diferença é que nós não estamos a inventar. Só Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ cria e fá-lo a uma escala inimaginável. Ele cria a partir do nada, enquanto nós estamos apenas a encontrar maneiras de transformar a matéria de uma forma para outra. Somos limitados no que podemos fazer, enquanto a criação de Allah é ilimitada.

Aqui se pode ler outros versículos que não contêm o nome Al-Bari’, mas que descrevem Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ como sendo o melhor dos criadores.

ٱلَّذِي خَلَقَكَ فَسَوَّىٰكَ فَعَدَلَكَ

Allazee khalaqaka fasaw waaka fa’adalak

Tradução:

“Que te criou e te formou e te endireitou?” (Al-Infitar 82:7)

Reflexão

Às vezes, podemos nos sentir inseguros com os nossos traços físicos, mas Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ diz-nos no Alcorão que fomos criados nos melhores moldes.

لَقَدۡ خَلَقۡنَا ٱلۡإِنسَٰنَ فِيٓ أَحۡسَنِ تَقۡوِيمٖ

Laqad khalaqnal insaana fee ahsani taqweem

Tradução:

“Com efeito, criamos o ser humano na mais bela forma.” (At-Tin 95:4)

Comece pela aceitação

Esta é uma chamada de atenção para o fato de devermos estar gratos a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ pelo corpo que nos concedeu. Não o podemos mudar, nem devemos desejar fazê-lo. Em vez disso, devemos aprender a amá-lo, a cuidar dele e a aceitá-lo como ele é. Este processo não acontece de um dia para o outro. Não há culpa em não nos sentirmos bem de imediato. Mas, através do estudo do din, compreendemos os atributos de Allah, que é Onisciente, não comete erros e é O melhor dos criadores. Temos, então, de examinar as nossas inseguranças e pô-las sob um microscópio.

Aqui descobriremos que todos nós somos perfeitamente imperfeitos. Como criação física de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, fomos concebidos na perfeição; Ele nos criou como pretendia. O sofrimento que experimentamos na nossa autoimagem é da mente, e isso difere da realidade. As formas como somos imperfeitos são através das nossas ações e da forma como nos tratamos. Essas ações podem corroer o respeito próprio e a dignidade – talvez a um nível subconsciente. Mas, se formos honestos, podemos descobrir o que pode estar a causar a nossa infelicidade/mal-estar e procurar melhorar. Não temos de negar as nossas fraquezas; em vez disso, devemos abraçá-las. O Alcorão diz-nos mesmo que “o homem foi criado frágil…” (An-Nissa, 4:28).

وَتَرَى ٱلۡجِبَالَ تَحۡسَبُهَا جَامِدَةٗ وَهِيَ تَمُرُّ مَرَّ ٱلسَّحَابِۚ صُنۡعَ ٱللَّهِ ٱلَّذِيٓ أَتۡقَنَ كُلَّ شَيۡءٍۚ إِنَّهُۥ خَبِيرُۢ بِمَا تَفۡعَلُونَ

Wa taral jibaala tahsabuhaa jaamidatanw wa hiya tamurru marras sahaab; sun’al laahil lazeee atqana kulla shai’; innahoo khabeerun bimaa taf’aloon

Tradução:

“E tu vês as montanhas: tu as supões imóveis, enquanto passam do mesmo modo que as nuvens. É a obra de Allah, Quem aperfeiçoou todas as cousas. Por certo, Ele é Conhecedor do que fazeis.” (An-Naml 27:88)

Mudança de objetivo

A viagem começa com o amor. Haverá menos conflitos internos na execução das coisas que você faz quando houver a revitalização do amor-próprio. É difícil separar ou desvincular as nossas aspirações atuais daquilo que a sociedade nos tem dito que é importante, uma vez que somos doutrinados constantemente. Mas isso nem sempre está de acordo com o que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ gosta de ver no Seu servo. Isto é o que significa ser enganado pela vida mundana – os carros, o dinheiro, os padrões de beleza, a fama ou a popularidade. Tudo isso é superficial. Não precisa se definir por esses valores.

Em vez disso, podemos reescrever a nossa história para que a confiança seja definida pela nossa natureza amorosa, piedade, devoção a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, a compaixão, misericórdia, sabedoria, os seus valores familiares, e/ou a sua natureza trabalhadora e cheia de recursos.

Repare que todos estes são valores internos que ocorrem a nível individual. Não envolvem outras pessoas nem requerem uma demonstração exterior de algo. Não há competição com os outros. Isto faz com que seja menos glamourizado e promovido culturalmente, uma vez que não há nada para lhe venderem e para obterem lucro. O fato de nos aperfeiçoarmos pode fazer com que os outros se sintam inferiores, em razão daquilo que é menosprezado.

Foi narrado por Ibn Abbas: que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) : “Amai a Allah pelo que Ele vos alimenta com as Suas bênçãos, amai-me por amor a Allah e amai as pessoas da minha casa por amor a mim.” [Hasan (Darussalam) Jami` at-Tirmidhi, 3789]

Fonte: My Islam – Al Bari

Leia sobre outros nomes em: Os 99 Nomes e Atributos de Allah


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *