Al-‘Aziz (العزيز) O Poderoso (Onipotente)

Al-‘Aziz (العزيز) O Poderoso (Onipotente)
Compartilhe

Significado de al-‘Aziz

Onipotente, Forte, O mais Estimado, Exaltado em poder.

Al-Aziz (em árabe: ٱلْعَزِيزُ) é aquele que é mais poderoso e forte. Ele é O Conquistador que nunca é conquistado ou prejudicado. Isso ocorre porque Sua força, glória e poder são avassaladores e não podem ser superados, nem há resistência contra. Ele é o único com domínio completo sobre toda a criação.


Raiz Árabe

Da raiz ayn-za-za (ع ز ز), que tem as seguintes conotações árabes clássicas: ser poderoso, potente, forte, elevado, nobre, exaltado e honrado, glorioso, ilustre, indomável, invencível respeitado, querido, raro, precioso e inatingível.

Existem vários significados para o nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ como Al-Aziz (Al-Aziz). Traduções comuns incluem O Todo-Poderoso, O Poderoso ou O Eminente. A palavra Aziz vem de izzat, que significa honra e nobreza.

A Divina combinação de nomes

Este grande nome de Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ aparece aproximadamente 90 vezes no Alcorão. Muitas vezes é combinado com outro nome, por exemplo, Al-Aziz Ar-Rahim, Al-Aziz Al-Hakim, Al-Aziz Al-Ghaffar ou Al-Aziz Al-Wahhab. A combinação de nomes muitas vezes transmite uma camada adicional: aprendemos algo novo sobre Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ que muitas vezes passaria despercebido se apenas estudássemos esses nomes de forma isolada.

Por exemplo, o que significa ser Al-Aziz Ar-Rahim? Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ está em uma posição de poder, Ele pode subjugar qualquer um que se oponha a Ele. No entanto, para aqueles que negam e para aqueles que não creem, Ele é sempre misericordioso primeiro. “A minha misericórdia predomina na minha ira” [Sahi Muslim, 2751]. Ele não se apressa em punir aquele que erra, mas dá-lhe tempo para se arrepender. E mesmo quando Ele pune os transgressores, Ele pode ser muito severo, mas pune com misericórdia. Diz-se que esses significados foram concebidos divinamente, cuja perfeição de significado é melhor compreendida por meio da combinação de nomes.

أَمۡ عِندَهُمۡ خَزَآئِنُ رَحۡمَةِ رَبِّكَ ٱلۡعَزِيزِ ٱلۡوَهَّابِ

 Am’indahum khazaaa ‘inu rahmati Rabbikal Azizil Wahhab

Interpretação do significado:

“Ou têm eles os cofres da misericórdia de teu Senhor, O Todo-Poderoso, O Dadivoso?” (Sad 38:9)

A combinação Al-Aziz e Al-Hakim:

وَلِلَّهِ جُنُودُ ٱلسَّمَٰوَٰتِ وَٱلۡأَرۡضِۚ وَكَانَ ٱللَّهُ عَزِيزًا حَك ِيمًا

Wa lillaahi junoodus samaawaati wal ard; wa kaanal laahu Azizan Hakima

Interpretação do significado:

“E de Allah são os exércitos dos céus e da terra, e Allah é Todo-Poderoso, Sábio.” (Al-Fath 48:7)

A justaposição de Al-Aziz e Al-Hakim também é uma combinação interessante. O ditado “o poder absoluto corrompe absolutamente” não se aplica a Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ, pois Ele é Onisciente. Os humanos são falíveis. Vemos isso acontecer repetidamente quando uma pessoa ganha poder absoluto em seu limitado domínio. Muitas vezes é enfrentado com favorecimento, nepotismo e corrupção. Uma pessoa que você considera sábia ou humilde pode ficar cega pelo poder. Elas não são oniscientes e sábias. Somente Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é a rara exceção capaz de combinar perfeitamente todos esses atributos.

فَالِقُ ٱلۡإِصۡبَاحِ وَجَعَلَ ٱلَّيۡلَ سَكَنٗا وَٱلشَّمۡسَ وَٱلۡقَمَرَ حُ سۡبَانٗاۚ ذَٰلِكَ تَقۡدِيرُ ٱلۡعَزِيزِ ٱلۡعَلِيمِ

Faaliqul isbaahi wa ja’alal laila sakananw wash shamsa walqamara husbaanaa; zaalika taqdeerul Azizil Alim

Interpretação do significado:

“Ele é Quem rompe a manhã. E faz da noite repouso, e do sol e da lua, cômputo do tempo. Essa é a determinação dO Todo-Poderoso, dO Onisciente.” (An-An’am 6:96)

وَمِنَ ٱلنَّاسِ وَٱلدَّوَآبِّ وَٱلۡأَنۡعَٰمِ مُخۡتَلِفٌ أَلۡوَٰنُهُۥ كَذَٰلِكَۗ إِنَّمَا يَخۡشَى ٱللَّهَ مِنۡ عِبَادِهِ ٱلۡعُلَمَٰٓؤُاْۗ إِنَّ ٱللَّهَ عَزِيزٌ غَفُورٌ

Wa minan naasi wadda waaabbi wal an’aami mukhtalifun alwaanuhoo kazalik; innamaa yakhshal laaha min ‘ibaadihil ‘ulamaaa’; innal laaha Azeezun Ghafoor

Interpretação do significado:

“E que, dentre os homens e os seres animais e os rebanhos, há os, também, de cores variadas? Apenas, os sábios receiam a Allah, dentre Seus servos. Por certo, Allah é Todo-Poderoso, Perdoador. ” (Al-Fatir 35:28)

Nomes combinados e n° de vezes que foram citados

Al-Hakim (Sapientíssimo) 47

Ar-Rahim (Misericordioso) 13

Al-Qawiyy (Forte) 7

Al-Alim (Onisciente) 6

Al-Ghaffar (Indulgente) 5

Al-Hamid (Louvável) 3

*Existem mais combinações, mas os mais comuns estão listados acima.

Reflexão

Como podemos nos beneficiar sabendo que Allah سُبْحَٰنَهُۥ وَتَعَٰلَىٰ é Al-Aziz? Podemos suplicar usando este nome se quisermos ser poderosos. É natural aspirar por riqueza, sucesso ou prestígio. É uma causa nobre, especialmente se o objetivo a alcançar for usar essa riqueza para promover o Islam e/ou para ajudar os outros. Ficar cego na busca por essas coisas e esquecer todos os seus outros deveres não é virtuoso e deve ser evitado. É uma linha tênue que requer exame cuidadoso, honestidade consigo mesmo e consciência.

Se você tem fome ou desejo ardente de sucesso, saúde, riqueza e prestígio, você deve buscá-lo no verdadeiro possuidor de poder, honra e posição. Na Surata Imran versículo 26:

قُلِ ٱللَّهُمَّ مَٰلِكَ ٱلۡمُلۡكِ تُؤۡتِي ٱلۡمُلۡكَ مَن تَشَآءُ وَتَنزِعُ ٱلۡمُلۡكَ مِمَّن تَشَآءُ وَتُعِزُّ مَن تَشَآءُ وَتُذِلُّ مَن تَشَآءُۖ بِيَدِكَ ٱلۡخَيۡرُۖ إِنَّكَ عَلَىٰ كُلِّ شَيۡءٖ قَدِيرٞ

Qulil laahumma Maalikal Mulki tu’til mulka man tashaaa’u wa tanzi’ul mulka mimman tashhaaa’u wa tu’izzu man tashaaa’u wa tuzillu man tashaaa’u biyadikal khairu innaka ‘alaa kulli shai’in Qadeer

Interpretação do significado:

“Dize: “Ó Allah, Soberano da soberania! Tu concedes a soberania a quem queres e tiras a soberania a quem queres. E dás o poder a quem queres e envileces a quem queres. O bem está em Tua mão. Por certo, Tu, sobre todas as cousas, és Onipotente.” (Ãl-Imran 3:26)

Fonte: My Islam – Al Aziz

Leia sobre outros nomes em: Os 99 Nomes e Atributos de Allah


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *