Sobre Dizer “Jumu’ah Mubarak”

Sobre Dizer “Jumu’ah Mubarak”
Compartilhe

Não há dúvida de que a sexta-feira é um “‘Eid” ou “festival” para os muçulmanos, como é dito no hadith narrado de Ibn ‘Abbaas (radi Allahu anhu) que disse: O Mensageiro de Allah ﷺ disse: “Este é um dia de ‘Eid que Allah decretou para os muçulmanos, então quem vier à Jumu’ah, que faça ghusl, e se ele tem qualquer perfume, que use um pouco, e devereis usar o miswaak”. (Narrado por Ibn Maajah, 1098;. classificado como hasan por al-Albani em Saheeh Ibn Maajah)


Ibn al-Qayyim (rahimahullah) disse, descrevendo as virtudes especiais de sexta-feira:

“É um dia de ‘Eid que se repete a cada semana.” (Zaad al-Ma’aad, 1/369)

Assim, os muçulmanos têm três ‘Eids: Eid al-Fitr e Eid al-Adha, que vêm uma vez por ano, e Jumu’ah que se repete uma vez por semana.

No que respeita aos muçulmanos felicitarem-se uns aos outros nas ocasiões de ‘Eid al-Fitr e ‘Eid al-Adha, isso é prescrito e é narrado a partir dos Sahaabah (radi Allahu anhum).

Mas em relação a felicitarem-se uns aos outros na ocasião de sexta-feira, o que nos parece ser o caso é que não está prescrito, porque o facto de sexta-feira ser um ‘Eid era conhecido pelos Sahaabah (radi Allahu anhum), e eles eram melhor informados do que nós sobre as suas virtudes, e eles estavam dispostos a respeitá-la e a dar-lhe a devida importância, mas não há relato que sugira que eles costumavam felicitar-se uns aos outros às sextas-feiras. E toda a bondade está em segui-los (radi Allahu anhum).

Foi perguntado ao Shaykh Saalih ibn Fawzaan: Qual é o veredicto sobre o envio de mensagens de texto todas sextas-feira e terminar com a frase “Jumu’ah mubarak”?

Ele respondeu:

“A primeira geração (do Islam) não se felicitava às sextas-feiras, por isso não se deve introduzir seja o que for que eles não fizeram.” (Ajwabat As’ilah Majallat al-Da‘wah al-Islamiyyah)

Uma fatwa semelhante foi emitida pelo Shaykh al-Sulaymaan Maajid quando ele disse:

“Nós não achamos que seja prescrito trocar felicitações às sextas-feiras, como dizer uns aos outros “Jumu’ah mubaarak” e assim por diante, porque isso vem sob o título de du’aas e dhikrs, e isso deve ser baseado num texto (do Qur’an ou da Sunnah), porque isso é puramente uma questão de adoração e, se fosse bom, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e os seus companheiros (radi Allahu anhum) teriam feito antes de nós. Se alguém sugere que isto é permitido, então pode implicar que é prescrito dizer du’aa e felicitar uns aos outros depois de ter feito as cinco orações diárias e outros actos de adoração, e du’aa nestes momentos não foi feito pelas primeiras gerações.” (Do site do Shaykh: http://www.salmajed.com/ar/node/2601)

No entanto, se um muçulmano suplica pelo seu irmão na sexta-feira com a intenção de suavizar o seu coração e fazê-lo feliz, e procurando o momento em que as súplicas são atendidas, não há nada de errado com isso.

Fonte: IslamQA


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *