Deve-se Levantar as Mãos Na Súplica após a Oração Obrigatória?

Deve-se Levantar as Mãos Na Súplica após a Oração Obrigatória?
Compartilhe

Os sábios explicaram que não consta na Shari’a levantar as mãos para fazer du’a (súplica) depois de completar a oração obrigatória, e que isso (levantar as mãos depois da oração obrigatória) se opõe à orientação do Profeta ﷺ.


Ibn al-Haaj disse :

“Não existem nenhuns relatos de que, quando o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) terminava a oração e fazia o tasslím (salam), se levantava as mãos e se fazia du’a (súplica), e que o povo dizia ‘amin’ à sua súplica. Também não há relatos que os Khulafah Rashidin o faziam depois do Profeta, nem o resto dos Companheiros. Portanto, isso é algo que o Profeta não fez, nem nenhum dos seus companheiros, então não há dúvida de que,deixar essa ação é melhor do que fazê-la, e que fazê-la é uma bid’ah” [Al- Mudkhal 2/276]

Foi mencionado nas Fatawa de Lajnah ad-Daimah:

“Fazer du’a depois da oração obrigatória não é parte da Sunnah se for feito com as mãos levantadas. Seja o du’a feito pelo Imam sozinho ou apenas por aqueles que rezam atrás dele, ou pelo Imam e as pessoas juntas, isso é uma bid’ah, porque não foi transmitido a partir do Profeta salallahu aleihi wasslam, nem dos seus companheiros. Quanto ao du’a sem levantar as mãos, é permitido devido a alguns ahadith mencionados acerca disso.” [Fatawa Lajnah ad-Daimah 7/103]

O Sheikh Abdul Aziz bin ‘Abdullah bin Baaz disse:

“Tanto quanto sabemos não foi relatado a partir do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), nem dos seus companheiros que eles levantavam as mãos para fazer du’a depois da oração obrigatória. Portanto, isso é conhecido como uma bid’ah devido ao dito do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): ‘Aquele que fizer um acto que eu não ordenei, ser-lhe-á rejeitado’. [Sahih Muslim]

Quanto a fazer du’a sem levantar as mãos e sem fazê-lo em congregação, não há problema, porque isso foi confirmado pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), e é o que é indicado que o Profeta suplicou antes do Salam no final da oração e depois desta. O mesmo sobre fazer du’a depois da oração voluntária (nafl), devido à ausência de qualquer indicação de que é permitido, independentemente de terem ou não as mãos levantadas, pois levantar as mãos em du’a é um meio para que o du’a seja respondido. No entanto, isso não deve ser feito regularmente, pelo contrário, deve ser feito de vez em quando, porque não foi citado a partir do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que ele costumava fazer du’a levantando as mãos depois de cada oração voluntária. O melhor é tomar o Profeta ? como exemplo e seguir a sua Sunnah, devido às palavras de Allah (subhanaHu wa ta’ala):

‘Realmente, tendes no Mensageiro de Allah um excelente exemplo…’ [Qur’an 33:21]

O Sheikh Muhammad Nasirudin Al-Albani disse:

“Não há nenhuma narração do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), em que ele tenha levantado as mãos depois da oração ao fazer du’a” [Silsilah Hadith Da’ifah wal Mawdu’ah 6/60]

O Sheikh Muhammad bin Salih al ‘Uthaymin disse:

“A minha indicação a quem suplica a Allah, o Altíssimo, depois de cada oração obrigatória, levantando as suas mãos, é que deixe essa prática e siga a Sunnah do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e que adira à sua orientação. Na verdade, a melhor orientação é a orientação de Muhammad, os piores assuntos na religião são os inventados” [Majmu’ Fatawa wa Ras’ail 13/281] [ De: al- Hadith ad- Da’ifah wal- Mawdu’ah Alati Yastadil Biha ala Bid’ah fil Ibadaat 1/450]

Os sábios disseram o seguinte sobre levantar as mãos individualmente depois das orações obrigatórias para fazer du’a (suplicar):

  • Não se deve suplicar imediatamente depois de terminar a oração obrigatória, mas deve-se recitar as súplicas prescritas e narradas na Sunnah e, em seguida, levantar as mãos e suplicar a Allah o Altíssimo, se alguém o quiser fazer;
  • A Sunnah é fazer dhikr (lembrança de Allah) depois do salah (oração). Se esta Sunnah for substituída pelo du’a como muitas pessoas fazem hoje em dia, então isso torna-se uma bid’ah;
  • Não se deve fazer isso regularmente, as evidências para isso podem ser encontradas numa narração relatada por ‘Abdullah bin ‘Abbas na narração de Sahih Bukhari, no Livro de Adhaan, Capítulo 155, Hadith nº 842, em que ele disse: “Eu reconhecia a conclusão da oração do Profeta ao ouvir o takbir”. E em Muslim 120, conforme explicado por Allamah Nawab Siddiq Hasan Khan nas suas Fatawa conhecidas como Dalilut-At-Talib Arjaah Alaa Al-Mataalib, página 525:

“Se o du’a for frequentemente feito depois do salah por uma pessoa, então nesse caso, torna-se bid’ah porque ela o continuaria a praticar regularmente. Contudo, se o du’a for feito algumas vezes e outras não, então está correcto inshaAllah, embora seja desaconselhável porque não se está a praticar a Sunnah. A forma prescrita em relação ao suplicante é levantar as mãos, a menos que haja algum texto que seja encontrado na Sunnah que indique que, em tal caso, o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), não o fez. Por exemplo: Levantar as mãos não está estabelecido na Sunnah quando se suplica a Allah antes de entrar e sair da casa de banho. Além disso, as súplicas que são proferidas depois das orações obrigatórias devem ser feitas sem levantar as mãos, pois esta é a forma que foi narrada na Sunnah. O Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:‘O mais próximo que uma pessoa chega ao seu Senhor é quando ele está em sujud, logo diga uma grande quantidade de du’a quando em sujud’. [Narrado por Abu Huraira (que Allah esteja satisfeito com ele) no Sahih Muslim]”

Autor: Abu Mussab Wajdi Akkar


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *