Consequências Ruins em Assistir Filmes

Consequências Ruins em Assistir Filmes
Compartilhe

Qual é a regra de assistir videos em geral, e os filmes que são chamados documentários? Por favor, dê-nos conselhos, que Allah, swt, os abençoe.


Todos os louvores são para Allah.

Assistir filmes inclui olhar para coisas que são haraam, tais como ver a ‘awrah, seguida de ações imorais ou ouvir coisas que são haraam, assim como música e conversa obscena. Sem dúvida é haraam assisti-los neste caso. Se o filme é livre de tais coisas, não há nada errado em assisti-los, contanto que isto não o faça esquecer da lembrança de Allah ou o impeça de fazer algo que seja obrigatório (na religião). Não há distinção entre documentários e outros tipos de filmes.

Assistir filmes que tenham um efeito negativo na ummah ou no indivíduo. Estes efeitos negativos incluem o seguinte:

1- Provocação de desejos

2- Propagação da imoralidade retratada atrativamente e de fácil acesso.

3- Ensinamentos ou justificativas para o crime, fazer o crime familiar para os jovens e os mais velhos.

4- Corrupção da vida conjugal, fazendo a esposa parecer feia ao marido e vice versa, mostrando imagens de garotas e homens atraentes.

5- Propagação de crenças corruptas as quais são baseadas em teorias dos kuffar, assim como a teoria da evolução, ou atribuindo poderes de criação e destruição para pesquisadores e inventores, ou propagação de magia, previsões do futuro e clamar conhecer o desconhecido ou fazer piadas da religião ou de pessoas religiosas, e outras coisas que aparecem em filmes que são mostrados para jovens e adultos.

6- Perda de tempo e de energia, vivendo em ilusão muito distante da realidade.

E existem outras más consequências:

Shaykh Ibn Jibreen (que Allah o preserve) disse: Outro dos males de se olhar aquelas imagens ilusórias e divertir-se assistindo-as assim como imagens mostras em filmes, vídeos e tv as quais mostram mulheres cheias de ornamentos, especialmente aquelas que são transmitidas por países estrangeiros e aquelas que são mostradas por tv via satélite, etc. Elas são fitnah, e que fitnah. Aquele que olha para aquelas imagens não pode ter certeza do que irá permanecer sem a influência daquelas imagens de mulheres ou este zaani (adúltero) ou este que está praticando o mal e mostrando a maneira de como fazer isto. Ele pode não ser capaz de se controlar e de evitar encontrar maneiras de satisfazer seus desejos, se ele não tiver fé para parar de olhar para aquelas imagens, sendo elas desenhos, fotografias nas páginas de jornais e revistas ou as mostradas na tv ou em filmes.

Estas coisas são pecados e estão prevalecendo em todos os lugares, e elas estão atraindo pessoas a praticar ações imorais. Quando uma mulher assiste a estes homens que não são seus mahram, ela não pode ter certeza de que ser coração não irá se inclinar a cometer ações imorais, e quando uma mulher vê estas mulheres imorais todas ornamentadas ela fica tentada a imitá-las porquê ela pensará que elas são mais espertas e fortes do que ela. Isto fará com que ela deixe de lado a vestimenta modesta e descobrir-se e ela irá mostrar sua beleza a estranhos, e ela irá cometer fitnah. Fim da menção do website do Shaykh Ibn Jibreen.

E Allah sabe mais

Fonte: Islam Q&A 


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *